Campanha Musical: Músico ajudando músico!
Por Edu Leocádio
Postado em 16 de março de 2015
Alguém aqui sabe me dizer o que é um músico? Ah, provavelmente muitas das respostas foram que músico é o cara que toca algum instrumento profissionalmente. Essa foi a sua? Ah, fique calmo, não há problema nenhum em considerar que músicos são os caras que tocam profissionalmente e tals, mas venho com outra pergunta: Apenas este cara pode ser considerado músico? Eu, particularmente, penso de uma maneira diferente. Não sou lá um cara que se possa dizer, minha nossa, como ele é um bom músico. Pelo contrário, na verdade. Acho que só quem toca há pouco tempo acaba pensando isso ao me ver tocar. De qualquer forma, isso pouco importa. O que importa é que eu vivo música, sendo bom ou não, eu toco diariamente e acho que posso me considerar músico. Você aí, que toca seu violãozinho em casa, mesmo que toque apenas três acordes - Geralmente Sol, Dó e Ré - é um músico, sim!
Ah, mas o que é isso? Eu estou desvalorizando a profissão do músico? Não, muito pelo contrário, na verdade. Quero um público consciente o suficiente para conseguir realmente ouvir música como músico. Há uma grande diferença entre um músico ouvindo e um cara que não conhece nada sobre música ouvindo. O senso crítico deste segundo cara, em relação à música, é bem mais raso, isso porque ele conhece pouco sobre o tema. O que ele vai falar sobre uma obra, se ele não entende nada sobre a construção de uma? Muita coisa, mas, muita coisa sem fundamento musical nenhum. A valorização do músico se torna muito pequena, porque o público realmente não entende como funciona a evolução e estudo do músico. Um cara que toca por hobbie, iniciante, quando olha um músico profissional utilizando de certos elementos complexos dentro da música, provavelmente irá admirar ou no mínimo, valorizar muito mais o trabalho do músico.
Então, sugiro uma campanha musical para ser levada durante toda a vida. Topa? A ideia é guardar o conceito de que um músico deve sempre ajudar outro músico. "Ah, mas e os professores musicais, terão de dar aula de graça?", é claro que não. Estes daí são profissionais e que aliás, a sugestão principal para os iniciantes ou intermediários sempre é para aprender música com um professor. Mas estou falando no dia-a-dia. No bate papo entre músicos. Todo mundo sabe que músicos que já tocam há um tempinho, quando estão juntos batem papo pra caramba. Mas, músicos iniciantes, sempre tentam se incluir e nem sempre conseguem. Há uma grande arrogância, então o primeiro passo seria o de abandonar a arrogância.
Eu sei que há muita gente que aprendeu isso tudo naturalmente no meio musical. Seja trabalhando no cenário underground com várias bandas independentes, ajudando um ao outro, no próprio convívio com colegas de banda, dando aula, nas rodinhas de violão, ou seja lá onde for. Mas, o fato é que ainda há muito músico arrogante que nunca nem sequer parou para pensar sobre isso. Ajude seus amigos, bata um papo, divida conhecimento, indique o trabalho do amigo. Divulgue a banda do amigo talentoso sem aquele egoísmo e de "se eu fizer propaganda pro show dele, não irão no meu" que eu sei que rola entre muitos artistas. Vamos viver num meio de mais companheirismo musical. Vamos nos ajudar e permitir que nos ajudem.
Por um mundo com menos competições musicais e mais companheirismo dentro desta arte maravilhosa que é a música. Aproveitando para dar um pontapé inicial, deixo aqui alguns links que podem colaborar para o aprendizado da galera.
Uma outra matéria minha aqui pro site tentando colaborar para o aprendizado musical da galera, lá, há vários outros links com conteúdo sobre teoria musical para o leitor. Vale a pena conferir
https://www.youtube.com/channel/UC9auYySOaoPLvgPmjw6QxEA
Canal do Marcio Guerra no youtube. O cara dá muitas dicas sobre canto e de um modo bem descontraído e fácil de compreender. A proposta do Canal é hiper interessante e acho que vale à pena dar uma conferida.
https://www.youtube.com/channel/UCIoMhCxr8Yq2lQ4gITXqgZQ
Turbo Guitar Chanel é um canal bem interessante também, e trás muita coisa interessante pra guitarristas. Como aqui é um site de Rock, imagino que existam muitos guitarristas por aqui. A aplicação de escalas pode também funcionar para baixistas, se eliminarem as partes em que citam as duas primeiras cordas da guitarra - as mais finas - B e E.
Não prosseguirei com muitos links, pois, no primeiro deles - o de uma matéria minha aqui no site - já está lotado de links legais e que vale a pena dar uma conferida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
31 discos de rock e heavy metal que completam 10 anos em 2026
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
Tribulation anuncia Luana Dametto como baterista de sua próxima turnê
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Sepultura: Pavarotti gravou uma versão de "Roots Bloody Roots"?
Os guitarristas clássicos que Pete Townshend não respeita: "Nunca quis ser comparado"
A "desonestidade" de Vinnie Vincent, segundo Paul Stanley e Gene Simmons

Teoria Musical: Conceitos básicos e simplificados para iniciantes
Será que todo fã é um idiota? Quando a crítica ignora quem sustenta a música
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A nostalgia está à venda… mas quem está comprando? Muita gente, ao menos no Brasil
Afinal o rock morreu?
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda



