Campanha Musical: Músico ajudando músico!

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Edu Leocádio
Enviar correções  |  Ver Acessos

Alguém aqui sabe me dizer o que é um músico? Ah, provavelmente muitas das respostas foram que músico é o cara que toca algum instrumento profissionalmente. Essa foi a sua? Ah, fique calmo, não há problema nenhum em considerar que músicos são os caras que tocam profissionalmente e tals, mas venho com outra pergunta: Apenas este cara pode ser considerado músico? Eu, particularmente, penso de uma maneira diferente. Não sou lá um cara que se possa dizer, minha nossa, como ele é um bom músico. Pelo contrário, na verdade. Acho que só quem toca há pouco tempo acaba pensando isso ao me ver tocar. De qualquer forma, isso pouco importa. O que importa é que eu vivo música, sendo bom ou não, eu toco diariamente e acho que posso me considerar músico. Você aí, que toca seu violãozinho em casa, mesmo que toque apenas três acordes - Geralmente Sol, Dó e Ré - é um músico, sim!

Roqueiro poser: 100 regras essenciais para se tornar umFreddie Mercury: 18 fotos espontâneas ao lado do namorado Jim Hutton

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ah, mas o que é isso? Eu estou desvalorizando a profissão do músico? Não, muito pelo contrário, na verdade. Quero um público consciente o suficiente para conseguir realmente ouvir música como músico. Há uma grande diferença entre um músico ouvindo e um cara que não conhece nada sobre música ouvindo. O senso crítico deste segundo cara, em relação à música, é bem mais raso, isso porque ele conhece pouco sobre o tema. O que ele vai falar sobre uma obra, se ele não entende nada sobre a construção de uma? Muita coisa, mas, muita coisa sem fundamento musical nenhum. A valorização do músico se torna muito pequena, porque o público realmente não entende como funciona a evolução e estudo do músico. Um cara que toca por hobbie, iniciante, quando olha um músico profissional utilizando de certos elementos complexos dentro da música, provavelmente irá admirar ou no mínimo, valorizar muito mais o trabalho do músico.

Então, sugiro uma campanha musical para ser levada durante toda a vida. Topa? A ideia é guardar o conceito de que um músico deve sempre ajudar outro músico. "Ah, mas e os professores musicais, terão de dar aula de graça?", é claro que não. Estes daí são profissionais e que aliás, a sugestão principal para os iniciantes ou intermediários sempre é para aprender música com um professor. Mas estou falando no dia-a-dia. No bate papo entre músicos. Todo mundo sabe que músicos que já tocam há um tempinho, quando estão juntos batem papo pra caramba. Mas, músicos iniciantes, sempre tentam se incluir e nem sempre conseguem. Há uma grande arrogância, então o primeiro passo seria o de abandonar a arrogância.

Eu sei que há muita gente que aprendeu isso tudo naturalmente no meio musical. Seja trabalhando no cenário underground com várias bandas independentes, ajudando um ao outro, no próprio convívio com colegas de banda, dando aula, nas rodinhas de violão, ou seja lá onde for. Mas, o fato é que ainda há muito músico arrogante que nunca nem sequer parou para pensar sobre isso. Ajude seus amigos, bata um papo, divida conhecimento, indique o trabalho do amigo. Divulgue a banda do amigo talentoso sem aquele egoísmo e de "se eu fizer propaganda pro show dele, não irão no meu" que eu sei que rola entre muitos artistas. Vamos viver num meio de mais companheirismo musical. Vamos nos ajudar e permitir que nos ajudem.

Por um mundo com menos competições musicais e mais companheirismo dentro desta arte maravilhosa que é a música. Aproveitando para dar um pontapé inicial, deixo aqui alguns links que podem colaborar para o aprendizado da galera.

Teoria Musical: Conceitos básicos e simplificados para iniciantesTeoria Musical
Conceitos básicos e simplificados para iniciantes

Uma outra matéria minha aqui pro site tentando colaborar para o aprendizado musical da galera, lá, há vários outros links com conteúdo sobre teoria musical para o leitor. Vale a pena conferir

https://www.youtube.com/channel/UC9auYySOaoPLvgPmjw6QxEA

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Canal do Marcio Guerra no youtube. O cara dá muitas dicas sobre canto e de um modo bem descontraído e fácil de compreender. A proposta do Canal é hiper interessante e acho que vale à pena dar uma conferida.

https://www.youtube.com/channel/UCIoMhCxr8Yq2lQ4gITXqgZQ

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Turbo Guitar Chanel é um canal bem interessante também, e trás muita coisa interessante pra guitarristas. Como aqui é um site de Rock, imagino que existam muitos guitarristas por aqui. A aplicação de escalas pode também funcionar para baixistas, se eliminarem as partes em que citam as duas primeiras cordas da guitarra - as mais finas - B e E.

Não prosseguirei com muitos links, pois, no primeiro deles - o de uma matéria minha aqui no site - já está lotado de links legais e que vale a pena dar uma conferida.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Opiniões

Roqueiro poser: 100 regras essenciais para se tornar umRoqueiro poser
100 regras essenciais para se tornar um

Freddie Mercury: 18 fotos espontâneas ao lado do namorado Jim HuttonFreddie Mercury
18 fotos espontâneas ao lado do namorado Jim Hutton


Sobre Edu Leocádio

Nascido em 1996, carioca e meritiense. Guitarrista e violonista cristão. Caminhando no rumo esquerdo da vida.

Mais matérias de Edu Leocádio no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280