Campanha Musical: Músico ajudando músico!
Por Edu Leocádio
Postado em 16 de março de 2015
Alguém aqui sabe me dizer o que é um músico? Ah, provavelmente muitas das respostas foram que músico é o cara que toca algum instrumento profissionalmente. Essa foi a sua? Ah, fique calmo, não há problema nenhum em considerar que músicos são os caras que tocam profissionalmente e tals, mas venho com outra pergunta: Apenas este cara pode ser considerado músico? Eu, particularmente, penso de uma maneira diferente. Não sou lá um cara que se possa dizer, minha nossa, como ele é um bom músico. Pelo contrário, na verdade. Acho que só quem toca há pouco tempo acaba pensando isso ao me ver tocar. De qualquer forma, isso pouco importa. O que importa é que eu vivo música, sendo bom ou não, eu toco diariamente e acho que posso me considerar músico. Você aí, que toca seu violãozinho em casa, mesmo que toque apenas três acordes - Geralmente Sol, Dó e Ré - é um músico, sim!
Ah, mas o que é isso? Eu estou desvalorizando a profissão do músico? Não, muito pelo contrário, na verdade. Quero um público consciente o suficiente para conseguir realmente ouvir música como músico. Há uma grande diferença entre um músico ouvindo e um cara que não conhece nada sobre música ouvindo. O senso crítico deste segundo cara, em relação à música, é bem mais raso, isso porque ele conhece pouco sobre o tema. O que ele vai falar sobre uma obra, se ele não entende nada sobre a construção de uma? Muita coisa, mas, muita coisa sem fundamento musical nenhum. A valorização do músico se torna muito pequena, porque o público realmente não entende como funciona a evolução e estudo do músico. Um cara que toca por hobbie, iniciante, quando olha um músico profissional utilizando de certos elementos complexos dentro da música, provavelmente irá admirar ou no mínimo, valorizar muito mais o trabalho do músico.
Então, sugiro uma campanha musical para ser levada durante toda a vida. Topa? A ideia é guardar o conceito de que um músico deve sempre ajudar outro músico. "Ah, mas e os professores musicais, terão de dar aula de graça?", é claro que não. Estes daí são profissionais e que aliás, a sugestão principal para os iniciantes ou intermediários sempre é para aprender música com um professor. Mas estou falando no dia-a-dia. No bate papo entre músicos. Todo mundo sabe que músicos que já tocam há um tempinho, quando estão juntos batem papo pra caramba. Mas, músicos iniciantes, sempre tentam se incluir e nem sempre conseguem. Há uma grande arrogância, então o primeiro passo seria o de abandonar a arrogância.
Eu sei que há muita gente que aprendeu isso tudo naturalmente no meio musical. Seja trabalhando no cenário underground com várias bandas independentes, ajudando um ao outro, no próprio convívio com colegas de banda, dando aula, nas rodinhas de violão, ou seja lá onde for. Mas, o fato é que ainda há muito músico arrogante que nunca nem sequer parou para pensar sobre isso. Ajude seus amigos, bata um papo, divida conhecimento, indique o trabalho do amigo. Divulgue a banda do amigo talentoso sem aquele egoísmo e de "se eu fizer propaganda pro show dele, não irão no meu" que eu sei que rola entre muitos artistas. Vamos viver num meio de mais companheirismo musical. Vamos nos ajudar e permitir que nos ajudem.
Por um mundo com menos competições musicais e mais companheirismo dentro desta arte maravilhosa que é a música. Aproveitando para dar um pontapé inicial, deixo aqui alguns links que podem colaborar para o aprendizado da galera.
Uma outra matéria minha aqui pro site tentando colaborar para o aprendizado musical da galera, lá, há vários outros links com conteúdo sobre teoria musical para o leitor. Vale a pena conferir
https://www.youtube.com/channel/UC9auYySOaoPLvgPmjw6QxEA
Canal do Marcio Guerra no youtube. O cara dá muitas dicas sobre canto e de um modo bem descontraído e fácil de compreender. A proposta do Canal é hiper interessante e acho que vale à pena dar uma conferida.
https://www.youtube.com/channel/UCIoMhCxr8Yq2lQ4gITXqgZQ
Turbo Guitar Chanel é um canal bem interessante também, e trás muita coisa interessante pra guitarristas. Como aqui é um site de Rock, imagino que existam muitos guitarristas por aqui. A aplicação de escalas pode também funcionar para baixistas, se eliminarem as partes em que citam as duas primeiras cordas da guitarra - as mais finas - B e E.
Não prosseguirei com muitos links, pois, no primeiro deles - o de uma matéria minha aqui no site - já está lotado de links legais e que vale a pena dar uma conferida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
Como Angra trocou Toninho Pirani por Monika Cavalera, segundo Rafael Bittencourt
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Os 3 motivos que fizeram Leoni abandonar Kid Abelha e formar o Heróis da Resistência
Por que Andreas Kisser e sua esposa perderam muito dinheiro no fim dos anos 1990?
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Conheça todos os 11 músicos que já tocaram na Legião Urbana além de Russo, Bonfá e Dado
Só na terceira vez é que Geezer Butler descobriu que estava diante seu maior herói no baixo
Tom Morello: quando ele se tornou stripper para comprar algo que queria muito
Robert Plant: Ele desdenhou Liam Gallagher, do Oasis
Teoria Musical: Conceitos básicos e simplificados para iniciantes
A música com mensagem positiva que chegou do nada e disse o que eu precisava ouvir
Por que fãs de rock e heavy metal gostam tanto de ir a shows?
Ego - o lado mais sombrio do Rock
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Como uma música completamente flopada me apresentou a uma das bandas do meu coração
Será que não damos atenção demais aos críticos musicais?
Um obrigado à música, minha eterna amiga e companheira
Iron Maiden: Fantasmas e navegadores na melhor música após volta
Rock no Brasil: Nascimento, Vida, Paixão e Morte



