Korn e Courtney protestam contra a censura nos EUA
Fonte: Terra Música
Postado em 27 de março de 2004
Um ano depois do início da guerra do Iraque e da onda de protestos contra a guerra, artistas americanos começam a reagir contra a onda de conservadorismo que vem esquentando com o clima de eleição no país. Os novos alvos são o FFC, órgão que regula as transmissões de rádio e TV, e os grandes conglomerados de comunicação que têm o poder de boicotar artistas e exigir mudanças em discos e filmes. O sinal mais forte, por enquanto, vem do Korn, que lançou a música Y'All Want a Single, que ataca os monopólios do país, apontando informações que "a indústria não quer que o público saiba".
A censura exercida por empresas de comunicação, cada vez mais atreladas a anunciantes conservadores e grupos políticos de direita, vem crescendo desde o início do governo Bush. É comum que redes como a Blockbuster, por exemplo, só aceite distribuir determinado filme se os produtores cortarem cenas de sexo. A Wall Mart, responsável pela venda de milhões de discos, não aceita vender discos que não são considerados "familiares".
Com o escândalo de Janet Jackson, em janeiro, o FCC ganhou força e conseguiu a aprovação, há poucos dias, de um aumento de 1000% nas multas aplicadas a casos de "indecência" na TV e no rádio. Assim, as empresas que controlam emissoras fazem pressão em produtores e artistas. O caso que mais chamou atenção até agora foi a demissão de Howard Stern do sistema de rádio do Clear Channel. O apresentador, que há mais de uma década tem um polêmico programa diário, não está mais presente em vários mercados importantes, graças à decisão da empresa.
Há poucos dias, Courtney Love usou uma entrevista no programa de David Letterman para protestar contra o FCC e ameaçou mostrar os seios na TV. Mais séria é a crítica do Korn. No clipe para a música Y'All Want a Single, aparecem frases como: "Uma corporação é dona dos cinco canais de videoclipes nos Estados Unidos", "98% das bandas contratadas por uma major não dão lucro" e "Dois conglomerados de rádio controlam 42% dos ouvintes".
A faixa virou uma espécie de tema do caso Howard Stern e a banda postou em seu website oficial um remix que conta com a voz do radialista. O vocalista Jonathan Davis tem criticado com freqüência a ação dos "monopólios da comunicação", revelando até a dificuldade que foi convencer os executivos da Sony Music a deixar o grupo lançar a música. O vídeo está sendo exibido pela Fuse Network, originalmente do Canadá ¿ e não na MTV.
O Korn leva ao mainstream um movimento que já é forte na Internet e meios de comunicação alternativos. Websites de ódio ao Clear Channel (que domina tanto empresas de comunicação quanto estádios, sistemas de distribuição e de vendas de ingressos para shows) se espalham pela internet. O website oficial de Michael Moore também é palco de sérias denúncias contra a América corporativa.
No canal por assinatura HBO, o programa Real Time with Bill Maher detona semanalmente a influência das corporações conservadores na cultura americana. A série já é um dos grandes sucessos do canal e atrai convidados do primeiro time de Hollywood. Com a campanha presidencial esquentando no país, é provável que a onda de críticas fique mais forte nos próximos meses.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
O disco do Kiss feito a partir de "quase lixo inutilizável", segundo Paul Stanley
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Fernanda Lira desabafa sobre ódio online e autenticidade: "não sou essa pessoa horrível"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Ihsahn explica por que o Emperor não fará novos álbuns: "não dá para competir com isso"
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Janis Joplin: última gravação dela em vida foi feita para um Beatle
Apple Music divulga lista com 100 melhores álbuns da história; Nirvana aparece no top 10
A ótima música que o Metallica tocou apenas uma vez no Século XXI
Brian "Head" Welch, guitarrista do Korn, critica cristãos na política
A inusitada homenagem de Dave Grohl ao Korn que fez banda reagir nas redes
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
Max Cavalera: gravadora queria que a banda tivesse um nome legal tipo Limp Bizkit ou Korn



