2007: 15 discos de rock/metal que completam 10 anos de lançamento
Por Igor Miranda
Postado em 04 de janeiro de 2017
Bons discos de rock e metal foram lançados no ano de 2007. Ocorreram algumas mudanças no cenário geral, especialmente com caminhos distintos seguidos pelas bandas do chamado nu metal, a exemplo de Korn e Linkin Park.
Avenged Sevenfold - Mais Novidades
No metal, quase nenhuma banda de gêneros mais tradicionais compareceu com lançamentos fortes no ano em questão. Em um ano onde um dos maiores expoentes foi o Avenged Sevenfold, talvez o nome de maior destaque entre a "velha guarda" tenha sido o Megadeth.
O ano de 2007 também testemunhou caminhos distintos de artistas tão semelhantes em seus anos iniciais. Enquanto o Bon Jovi mergulhou no country rock em "Lost Highway", Sebastian Bach, ex-vocalista do Skid Row, lançou "Angel Down", seu disco mais metálico (e o melhor, na minha opinião) até hoje.
Veja, abaixo, uma compilação com 15 discos importantes de rock e metal lançados no ano de 2007. É evidente que está faltando muita coisa por aqui, mas é sempre bom reforçar que se trata de uma lista com 15 itens, não 50.
Avenged Sevenfold - "Avenged Sevenfold"
O álbum autointitulado do Avenged Sevenfold deu sequência a "City Of Evil" (2005), disco responsável por expor a banda ao mundo. Mais experimental, o trabalho em questão abandonou alguns elementos do metalcore. O som peculiar do grupo ganhou pitadas sinfônicas em alguns momentos.
Bon Jovi - "Lost Highway"
O disco country do Bon Jovi é, para mim, o último bom trabalho feito pela banda. O caminho do country foi trilhado, especialmente, após o grupo ter tido sucesso com o dueto "Who Says You Can't Go Home", dueto com Jennifer Nettles lançado em 2006. O resultado é um álbum bem trabalhado, com alguns pontos altos em sua tracklist.
Dream Theater - "Systematic Chaos"
O Dream Theater se assumiu na década de 2000. Após alguns experimentos nos anos anteriores, o grupo se consolidou a partir de "Train of Thought" (2003) e pouco mudou desde então. "Systematic Chaos" é o reflexo de tal estabilidade: um disco tipicamente Dream Theater, com momentos de complexidade e maestria instrumental.
Eagles - "Long Road Out Of Eden"
Os envolvidos não sabiam quando o produziam, mas "Long Road Out Of Eden" foi o último disco dos Eagles, nove anos do fim da banda, motivado pela morte de Glenn Frey. O único disco do grupo lançado fora da década de 1970 mostra, de certa forma, que eles nunca perderam a mão para fazer boas músicas. A pegada clássica e tradicional do grupo se faz presente por aqui.
Epica - "The Divine Conspiracy"
Um dos álbuns mais conhecidos do Epica, "The Divine Conspiracy" obedece a um bom padrão. Ainda mais sinfônico e progressivo que os anteriores, trata-se de um disco mais sofisticado, sem abandonar os momentos consideráveis de agressividade.
Foo Fighters - "Echoes, Silence, Patience & Grace"
"Echoes, Silence, Patience & Grace" não obedece a um padrão. O sexto disco do Foo Fighters alterna entre momentos mais tradicionais, com guitarra distorcida, e passagens acústicas. Soa um pouco disléxico no geral, mas, ainda assim, tem boas músicas por aqui.
Helloween - "Gambling with the Devil"
O Helloween de Andi Deris nunca foi unanimidade, mas "Gambling with the Devil" mostra que, na época, havia conseguido algo que não existia na fase Michael Kiske: estabilidade. Apesar do deslize no antecessor "Keeper of the Seven Keys - The Legacy" (2005), o power metal agressivo do grupo está bem alinhado por aqui. Nada inovador, mas boa reaplicação de fórmula - que voltou a aparecer em praticamente todos os registros sucessores.
Korn - "Untitled"
"Untitled" é, de certa forma, uma continuação de "See You On The Other Side" (2005). O Korn tentou mudar após a saída de Brian "Head" Welch. Não dá para dizer que deu certo, nem errado. A mistura com elementos do industrial metal proporcionou algo diferente, mas, em "Untitled", falta um pouco de inspiração. Ainda assim, foi um dos discos mais marcantes de 2007.
Linkin Park - "Minutes To Midnight"
Quatro anos após o aclamado "Meteora" (2003), o Linkin Park quis mudar. Sob a produção de Rick Rubin, "Minutes To Midnight" mostra um grupo apostando menos no nu metal e nos vocais rap para soar mais tradicional - o que foi considerado, curiosamente, um experimento. Há bons momentos, mas o conjunto é um pouco cansativo.
Megadeth - "United Abominations"
O Megadeth voltou à atividade em "The System Has Failed" (2004), mas este é, basicamente, um disco solo de Dave Mustaine. "United Abominations" é o primeiro álbum do grupo a ser gravado como banda após o retorno. Glen Drover, James LoMenzo e Shawn Drover responderam bem e produziram, ao lado de Mustaine, um dos grandes discos do ano.
Nightwish - "Dark Passion Play"
O primeiro disco com Anette Olzon no lugar de Tarja Turunen não foi muito bem compreendido na época, mas é um bom registro. Comercialmente, repetiu o sucesso de "Once" (2004). Musicalmente, manteve a mesma pegada, o que mostra que o Nightwish era muito mais do que Tarja e alguns caras, até porque o principal compositor é outro: Tuomas Holopainen.
Scorpions - "Humanity: Hour I"
A discografia do Scorpions depois de "Crazy World" (1990) é um tanto inconsistente, mas "Humanity: Hour I" mostra um grupo mais consistente. O álbum, que é conceitual, mistura um pouco de várias fases da banda e as encaixa ao contemporâneo sem apelações. Passa longe de ser um clássico, mas tem bons momentos e soa uniforme.
Sebastian Bach - "Angel Down"
O melhor disco da carreira solo de Sebastian Bach. Tal título não é grande coisa, visto que os álbuns de Bach são fracos, mas "Angel Down" desequilibra. É um registro muito coeso, que mostra o vocalista em uma evolução sonora do pesado "Slave To The Grind" (1991), do Skid Row.
Sixx:A.M. - "The Heroin Diaries Soundtrack"
Em "The Heroin Diaries Soundtrack", o até então projeto paralelo de Nikki Sixx apresentou um bom hard rock, com ares alternativos e até sinfônicos. Há boas composições e frescor melódico neste disco, conceitual e lançado como uma espécie de trilha sonora para a autobiografia "Heroína e rock n' roll", de Sixx.
W.A.S.P. - "Dominator"
Em "Dominator", o W.A.S.P. deixou, enfim, de tentar emular o som criado em "The Crimson Idol". Acompanhado de uma boa e nova formação, com Doug Blair (guitarra), Mike Duda (baixo) e Mike Dupke (bateria), Blackie Lawless fez um disco de hard n' heavy, direto e reto, em alusão aos dois primeiros trabalhos do grupo, mas com certa contemporaneidade em seu som. "Babylon" (2009) é melhor, mas "Dominator" também é bem bom.
Comente: Você lembra de cada um destes quando saiu?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
A opinião de Rafael Bittencourt sobre bandas que ficam se apoiando no "Angraverso"
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
A melhor música de cada disco do Megadeth, segundo o Heavy Consequence
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine


O melhor disco do Avenged Sevenfold, segundo a Metal Hammer
Avenged Sevenfold confirma novas datas de shows no Brasil
O melhor disco do século 21, de acordo com o Loudwire
As bandas que formam o "Big 4" do metal dos anos 2000, segundo a Loudwire
Iron Maiden: a tragédia pessoal do baterista Clive Burr
Lista: 12 músicas que você provavelmente não sabe que são covers


