RPM se divide em PR.5 e LS & D
Fonte: Terra Música
Postado em 04 de agosto de 2004
O sonho de reviver os tempos áureos do RPM já apontava para o derradeiro fim quando os integrantes da banda recentemente encerraram suas atividades. Agora, com o anúncio da formação de dois grupos compostos por remanescentes do RPM, o sepultamento parece ser definitivo. O grupo - que fez sucesso nos anos 80 com hits, como Olhar 43 e Loiras Geladas - ressuscitou em 2002, para a gravação de um especial para a MTV. Segundo o vocalista e baixista Paulo Ricardo, os motivos que levaram para um novo fim da banda não foram premeditados.
Ele conta que retornou à banda cheio de influências e sonoridades que queria agregar ao tradicional repertório pop-rock. Todas aquelas novas idéias encontraram a cumplicidade do baterista Paulo P.A. Pagni. Já os outros companheiros, o guitarrista Fernando Deluqui e o tecladista Luiz Schiavon, não receberam a proposta com o mesmo entusiasmo, assegura o vocalista.
"Eles não se interessaram muito pela guinada que eu e o P.A. estávamos propondo, estavam posicionados em prol da sonoridade tradicional", diz. "Queríamos algo mais moderno, usando música brasileira, hip hop, suingue." Para ele, o tempo que a banda havia ficado separada lhes dava liberdade para se reinventar. "Eu estava estimulado pela volta do RPM, pela turnê 2002/2003 e queria colocar as coisas que tinham me influenciado."
Sem acordo entre as partes, cada um foi para um lado. Deluqui e Schiavon formaram a banda L.S. & D., chamaram o músico André Lazzarotto e devem lançar o primeiro CD, Madrigal, ainda este mês.
Já Paulo Ricardo e Paulinho P.A. criaram o PR.5, ao lado de Yann Lao (ex-grupo Metrô), Jax Molina (ex-De Falla) e os músicos Juninho e Paulinho Pessoa. O novo grupo já está na estrada trabalhando seu primeiro álbum, Zum Zum.
Com seu PR.5 devidamente na ativa, Paulo Ricardo pôde dar vazão às suas inquietudes diante das amplas possibilidades musicais que experimentou, especialmente no período em que se dedicou à carreira-solo. Queria extrair o máximo da música brasileira e da herança pop-rock, e fazer um grande imbróglio sonoro, com elementos do funk, do hip-hop.
"Ao mesmo tempo, eu buscava um tipo de som vivo, quente e dançante", define. Para o vocalista, tudo isso faz parte de uma tal de música brasileira urbana contemporânea. Ou, como ele cita, da "zumzum music". "Zum zum é uma expressão que se refere ao rumor e, enquanto canto da capoeira, é o estágio mais rápido da luta. Era o nome também de uma boate, considerada o templo da bossa nova. Há uma série de referências." O próprio gosto musical de cada integrante contribui para essa diversidade toda.
O CD Zum Zum agrupa 11 faixas, inéditas e de autoria de Paulo Ricardo. Com exceção de Miss Ness, música de Jorge Ben Jor. "Foi um presente do Jorge, a canção tem características próprias, mas nós a fizemos diferente." O disco foi lançado pelo selo da banda, o Bola 8, que, para Paulo Ricardo, veio para dar mais liberdade e autonomia ao trabalho deles. A banda segue uma tendência do mercado. "São importantes os grandes investimentos das gravadoras, mas não se tem controle de como esse dinheiro é gasto. Por isso, são importantes também as pequenas gravadoras, as mais modestas."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
Eluveitie, Soilwork e Kanonenfieber se apresentarão no Bangers Open Air 2027
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
O hit do Nightwish com que Anette Olzon não concordava e virava as costas no palco
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
Loudwire lista os 35 melhores discos de metal de 1991 e inclui brasileiro
Vocalista do Sex Pistols detona o visual "clichê" dos punks: "Sempre fui contra"
As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
12 bandas que já adiaram ou cancelaram shows por motivo de saúde em 2026
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O riff dos Rolling Stones que Keith Richards escolheria para tocar pelo resto da vida
Como a morte da mãe de Bono deu origem à música que o U2 mais tocou ao vivo
João Gordo se arrepende de bater no Cazuza por homofobia: "Dei tapa e joguei sapato"
Fotos de Infância: Evanescence
O solo de guitarra gravado por Kirk Hammett que o assombrou por quase 20 anos

RPM - O Legado lança o álbum duplo "Visceral" com participações de nomes do rock brasileiro
Paulo Ricardo revela a verdadeira origem de "Rainha", clássico do RPM
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
O clássico "lado B" do RPM que merece ser regravado, segundo Paulo Ricardo
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
"Inventaram que o RPM acabou porque eu queria cantar", diz Fernando Deluqui
O significado da letra de "Juvenília", do RPM, segundo Paulo Ricardo
O profundo significado do termo "Alvorada Voraz", cantado por Paulo Ricardo no RPM



