O megahit do RPM que todos pensam ser sobre amor e não é, segundo Paulo Ricardo
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de dezembro de 2024
Entre os grandes sucessos do RPM, "London, London" é, talvez, uma das mais curiosas por se tratar de um cover e uma balada. Originalmente composta por Caetano Veloso durante o exílio em Londres, a música foi relida pela banda de Paulo Ricardo e ganhou novos ares no cenário do rock nacional dos anos 1980. Contudo, como revelou o ex-vocalista do RPM em entrevista ao canal de Júnior Coimbra, a percepção popular da canção nem sempre corresponde à sua essência.
RPM - Mais Novidades
"Essa música é curiosa porque foi percebida como sendo uma música de amor. E não era! Não tinha nada a ver", destacou Paulo Ricardo. Ele explicou que, mesmo após o sucesso de hits como "Loiras Geladas" e "Olhar 43", "London, London" marcou uma transição importante para a banda, elevando-a a outro patamar. "Fizemos o que na música chamamos de crossover. Ou seja, tocar em todas as rádios. Muitos acharam que era uma banda internacional. Foi uma graça até a coisa ficar realmente popular."
A escolha de "London, London" no repertório do RPM foi estratégica. Paulo Ricardo lembrou que, na efervescente cena do rock brasileiro dos anos 1980, havia uma regra tácita de evitar covers de clássicos internacionais. As bandas se dedicavam a criar repertórios autorais, em português, valorizando a identidade nacional. No entanto, a composição de Caetano Veloso, embora em inglês, não feriu essa convenção.
"Eu sugeri para o Ney Matogrosso, que dirigiu nosso show ‘Rádio Pirata’, uma música do Caetano, apesar de ser em inglês, feita na ditadura militar. Tudo a ver com nosso conceito de ‘Revoluções por Minuto’. Essa música foi incluída no show, ficou uma graça, piano e voz, um arranjo tranquilo", relembrou Paulo Ricardo.
A performance foi um marco. O show de estreia aconteceu no Teatro Brigadeiro, em São Paulo, em setembro de 1986. "Estreamos aqui no Teatro Brigadeiro em 22 de setembro. Eu lembro bem, porque no dia seguinte era meu aniversário, 23 de setembro. Eu fiz aniversário à meia-noite", contou o cantor, destacando a recepção calorosa do público.
A música, composta por Caetano em um momento de exílio político em Londres, carrega tons melancólicos e introspectivos. Na versão original, lançada em 1971, ela expressa a solidão do compositor e sua conexão com o Brasil, apesar da distância. No entanto, na releitura do RPM, "London, London" ganhou uma roupagem que dialogava com o cenário político e cultural da época, enquanto ampliava o alcance da banda.
O impacto da canção foi tanto que muitos a confundiram com uma produção internacional. A conexão de Paulo Ricardo com Londres, onde viveu antes de formar o RPM, também reforçou essa narrativa. "Eu cresci ouvindo Beatles, Stones, e sempre gostei de cantar em inglês. Para mim, era natural", explicou o cantor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
AC/DC anuncia show extra em São Paulo para o dia 28 de fevereiro; ingressos estão à venda
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Cinco clássicos dos anos 90 que ganharam versões heavy metal
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More

A regra velada que havia entre bandas dos anos 1980 que RPM encontrou brecha e quebrou
Paulo Ricardo reflete sobre drogas: "Como você conversaria com seus filhos sobre?"
Regis Tadeu cria polêmica ao dizer que "Rádio Pirata", do RPM, não é 100% ao vivo
O dia que Paulo Ricardo entrevistou o Iron Maiden no "The Number of the Beast"
Fernando Deluqui explica erro na divulgação da morte de P.A. quando baterista estava em coma
A banda clássica dos anos 1970 que inspirou o nome do "novo" RPM
O megahit de Milton e Elis que RPM cogitou gravar antes de optar por "London London"


