Brian Wilson tocará Smile em São Paulo
Fonte: UOL Música
Postado em 04 de setembro de 2004
O Santo Graal da música pop será desvelado em São Paulo. Brian Wilson, o mítico líder dos Beach Boys, apresentará no Tim Festival, na íntegra, o disco perdido "Smile", gravado pela banda em 1967 e que nunca foi lançado.
O álbum, finalmente, chegará às lojas de discos do mundo pouco antes do show do cantor na capital paulista, em 7 de novembro.
Com a confirmação de Brian Wilson, o Tim Festival se posiciona como um dos principais eventos de música já realizados no Brasil, em qualquer tempo, em qualquer circunstância.
Uma das mais criativas figuras da história do pop, Wilson, 62, é estrela maior desta segunda edição do Tim --que acontece entre 5 e 7 de novembro, no Jockey Club de São Paulo--, ao lado dos alemães do Kraftwerk.
Além deles, em seu lado "off-jazz", estão confirmados para o festival o rock-eletrônico britânico Primal Scream, Dizzee Rascal, sensação do rap no Reino Unido, os belgas 2 Many DJ's, que se apresentarão também como banda (Soulwax), e o grupo mexicano Kinky .
De forma inédita, e confirmando a importância de seu nome, o Tim Festival reservou o último dia do palco principal exclusivamente para o líder dos extintos Beach Boys. Com o título "Uma Noite com Brian Wilson", o dia 7 de novembro terá início às 21h.
Wilson subirá ao palco e tocará, por inteiro, o disco "Smile" --coisa que ele vem fazendo em suas turnês européia e americana, neste ano. Além disso, tocará várias canções de "Pet Sounds", considerado por muitos o melhor disco da história da música pop. O show tem duração prevista de duas horas, com um pequeno intervalo no meio.
Colapso
Brian Wilson foi motivado a gravar o que viria a ser "Smile", em 1967, após o lançamento de "Sgt. Pepper", dos Beatles. (É notória a "competição" criativa entre as bandas na época; Paul McCartney já disse várias vezes que o Beach Boys era o grupo que realmente "incomodava" os Beatles.)
O fato é que um colapso nervoso e a descrença de seus próprios colegas de banda, que chamaram as músicas do disco de "insanas", fez com que Wilson abandonasse "Smile".
Wilson tinha 24 anos na época. Até o ano passado, ele se apresentou ao vivo poucas vezes. Em 2003, ao ouvir as fitas com gravações de "Smile", decidiu que iria lançar o disco, e terminou os últimos arranjos do álbum com a ajuda de seu parceiro, Van Dyke Parks. "Smile", finalmente, poderá ser conhecido na íntegra neste mês --não há previsão de lançamento no Brasil.
O show
Em 2002, Wilson surpreendeu seus fãs --e qualquer um que gosta de música pop-- ao decidir sair na estrada para tocar, por inteiro, a obra-prima "Pet Sounds" (66). Fez apresentações antológicas no Royal Festival Hall, em Londres.
Em fevereiro deste ano, acompanhado por uma orquestra de 18 músicos, ele voltou à famosa casa londrina, mas, desta vez, seria para mostrar "Good Vibrations", "Vegetables", "Heroes and Villains", "Do You Like Worms" e todas as outras canções de "Smile". Segundo a imprensa britânica, Wilson realizou apresentações impecáveis e, por quatro noites, saiu do palco ovacionado pelo público. É isto o que será presenciado em São Paulo.
O evento
A organização do Tim Festival agendou para o próximo dia 14 uma entrevista coletiva para anunciar a programação completa do evento.
O festival, que ocorreu apenas no Rio de Janeiro em 2003, neste ano será sediado em São Paulo, mas terá uma noite para os cariocas --com apresentação do Kraftwerk.
Para os dias 5, 6 e 7 de novembro, serão montadas no Jockey de São Paulo três tendas: Tim Stage (palco principal), Tim Lab (novas tendências) e o Tim Stage (para o jazz).
Como aconteceu no Rio em 2003, após o encerramento dos shows do palco principal haverá um intervalo e, às 2h, iniciará um after hours, com vários DJs.
Soulwax/2 Many DJ's, Dizzee Rascal, o paulistano Mau Mau e os cariocas Digital Dub e Bumba Beat já estão escalados para tocar no after.
Libertines
A banda inglesa de rock The Libertines é nome que está sendo cotado para o evento, mas, segundo a organização do Tim Festival, não está confirmado ainda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
As músicas do Pink Floyd que David Gilmour diz que não vai mais tocar ao vivo
Bruce Dickinson relembra o teste "estranho" que fez para entrar no Iron Maiden
O gênero musical que faz sucesso com as massas mas é "satânico", segundo Billy Corgan
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Bruce Dickinson relembra "Killers" e diz que gostaria de ter participado do álbum
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
A pior canção dos Beatles, de acordo com John Lennon; "Sempre odiei essa música!"
O significado oculto de "Simca Chambord", um dos grandes hits do Camisa de Vênus
Regis Tadeu explica por que detesta Linkin Park e detona clássico "Hybrid Theory"

O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
O álbum que fez Clapton e Elton John concordarem; "um dos maiores de todos"
O álbum que John Lennon disse ser o maior de todos já feitos
O álbum de outra banda que fez Paul McCartney duvidar da qualidade do "Revolver"
James Hetfield, entre riffs pesados e a "canção bonita" que falou ao seu lado espiritual
1968: 35 discos de rock lançados há meio século



