Brian Wilson tocará Smile em São Paulo
Fonte: UOL Música
Postado em 04 de setembro de 2004
O Santo Graal da música pop será desvelado em São Paulo. Brian Wilson, o mítico líder dos Beach Boys, apresentará no Tim Festival, na íntegra, o disco perdido "Smile", gravado pela banda em 1967 e que nunca foi lançado.
O álbum, finalmente, chegará às lojas de discos do mundo pouco antes do show do cantor na capital paulista, em 7 de novembro.
Com a confirmação de Brian Wilson, o Tim Festival se posiciona como um dos principais eventos de música já realizados no Brasil, em qualquer tempo, em qualquer circunstância.
Uma das mais criativas figuras da história do pop, Wilson, 62, é estrela maior desta segunda edição do Tim --que acontece entre 5 e 7 de novembro, no Jockey Club de São Paulo--, ao lado dos alemães do Kraftwerk.
Além deles, em seu lado "off-jazz", estão confirmados para o festival o rock-eletrônico britânico Primal Scream, Dizzee Rascal, sensação do rap no Reino Unido, os belgas 2 Many DJ's, que se apresentarão também como banda (Soulwax), e o grupo mexicano Kinky .
De forma inédita, e confirmando a importância de seu nome, o Tim Festival reservou o último dia do palco principal exclusivamente para o líder dos extintos Beach Boys. Com o título "Uma Noite com Brian Wilson", o dia 7 de novembro terá início às 21h.
Wilson subirá ao palco e tocará, por inteiro, o disco "Smile" --coisa que ele vem fazendo em suas turnês européia e americana, neste ano. Além disso, tocará várias canções de "Pet Sounds", considerado por muitos o melhor disco da história da música pop. O show tem duração prevista de duas horas, com um pequeno intervalo no meio.
Colapso
Brian Wilson foi motivado a gravar o que viria a ser "Smile", em 1967, após o lançamento de "Sgt. Pepper", dos Beatles. (É notória a "competição" criativa entre as bandas na época; Paul McCartney já disse várias vezes que o Beach Boys era o grupo que realmente "incomodava" os Beatles.)
O fato é que um colapso nervoso e a descrença de seus próprios colegas de banda, que chamaram as músicas do disco de "insanas", fez com que Wilson abandonasse "Smile".
Wilson tinha 24 anos na época. Até o ano passado, ele se apresentou ao vivo poucas vezes. Em 2003, ao ouvir as fitas com gravações de "Smile", decidiu que iria lançar o disco, e terminou os últimos arranjos do álbum com a ajuda de seu parceiro, Van Dyke Parks. "Smile", finalmente, poderá ser conhecido na íntegra neste mês --não há previsão de lançamento no Brasil.
O show
Em 2002, Wilson surpreendeu seus fãs --e qualquer um que gosta de música pop-- ao decidir sair na estrada para tocar, por inteiro, a obra-prima "Pet Sounds" (66). Fez apresentações antológicas no Royal Festival Hall, em Londres.
Em fevereiro deste ano, acompanhado por uma orquestra de 18 músicos, ele voltou à famosa casa londrina, mas, desta vez, seria para mostrar "Good Vibrations", "Vegetables", "Heroes and Villains", "Do You Like Worms" e todas as outras canções de "Smile". Segundo a imprensa britânica, Wilson realizou apresentações impecáveis e, por quatro noites, saiu do palco ovacionado pelo público. É isto o que será presenciado em São Paulo.
O evento
A organização do Tim Festival agendou para o próximo dia 14 uma entrevista coletiva para anunciar a programação completa do evento.
O festival, que ocorreu apenas no Rio de Janeiro em 2003, neste ano será sediado em São Paulo, mas terá uma noite para os cariocas --com apresentação do Kraftwerk.
Para os dias 5, 6 e 7 de novembro, serão montadas no Jockey de São Paulo três tendas: Tim Stage (palco principal), Tim Lab (novas tendências) e o Tim Stage (para o jazz).
Como aconteceu no Rio em 2003, após o encerramento dos shows do palco principal haverá um intervalo e, às 2h, iniciará um after hours, com vários DJs.
Soulwax/2 Many DJ's, Dizzee Rascal, o paulistano Mau Mau e os cariocas Digital Dub e Bumba Beat já estão escalados para tocar no after.
Libertines
A banda inglesa de rock The Libertines é nome que está sendo cotado para o evento, mas, segundo a organização do Tim Festival, não está confirmado ainda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
A estrela do heavy metal que recusou a chance de cantar com Lemmy Kilmister
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
O clássico do Mastodon inspirado em incidente que deixou Brent Hinds em coma
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Os 11 artistas que Rita Lee alfinetou no clássico "Arrombou a Festa"
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
Clown analisa impacto positivo da entrada de Eloy Casagrande no Slipknot
O dia que Prince demitiu o guitarrista que ele considerava o melhor de todos os tempos
O hit de Paul McCartney que foi rejeitado quando apresentado aos Beatles
O álbum que fez Clapton e Elton John concordarem; "um dos maiores de todos"
O álbum que John Lennon disse ser o maior de todos já feitos
James Hetfield, entre riffs pesados e a "canção bonita" que falou ao seu lado espiritual
A lendária banda "alegrinha" que Ian Anderson respeita, mas nunca curtiu
A banda clássica de rock que faz Scarlett Johansson se emocionar até as lágrimas



