Brian Wilson tocará Smile em São Paulo
Fonte: UOL Música
Postado em 04 de setembro de 2004
O Santo Graal da música pop será desvelado em São Paulo. Brian Wilson, o mítico líder dos Beach Boys, apresentará no Tim Festival, na íntegra, o disco perdido "Smile", gravado pela banda em 1967 e que nunca foi lançado.
O álbum, finalmente, chegará às lojas de discos do mundo pouco antes do show do cantor na capital paulista, em 7 de novembro.
Com a confirmação de Brian Wilson, o Tim Festival se posiciona como um dos principais eventos de música já realizados no Brasil, em qualquer tempo, em qualquer circunstância.
Uma das mais criativas figuras da história do pop, Wilson, 62, é estrela maior desta segunda edição do Tim --que acontece entre 5 e 7 de novembro, no Jockey Club de São Paulo--, ao lado dos alemães do Kraftwerk.
Além deles, em seu lado "off-jazz", estão confirmados para o festival o rock-eletrônico britânico Primal Scream, Dizzee Rascal, sensação do rap no Reino Unido, os belgas 2 Many DJ's, que se apresentarão também como banda (Soulwax), e o grupo mexicano Kinky .
De forma inédita, e confirmando a importância de seu nome, o Tim Festival reservou o último dia do palco principal exclusivamente para o líder dos extintos Beach Boys. Com o título "Uma Noite com Brian Wilson", o dia 7 de novembro terá início às 21h.
Wilson subirá ao palco e tocará, por inteiro, o disco "Smile" --coisa que ele vem fazendo em suas turnês européia e americana, neste ano. Além disso, tocará várias canções de "Pet Sounds", considerado por muitos o melhor disco da história da música pop. O show tem duração prevista de duas horas, com um pequeno intervalo no meio.
Colapso
Brian Wilson foi motivado a gravar o que viria a ser "Smile", em 1967, após o lançamento de "Sgt. Pepper", dos Beatles. (É notória a "competição" criativa entre as bandas na época; Paul McCartney já disse várias vezes que o Beach Boys era o grupo que realmente "incomodava" os Beatles.)
O fato é que um colapso nervoso e a descrença de seus próprios colegas de banda, que chamaram as músicas do disco de "insanas", fez com que Wilson abandonasse "Smile".
Wilson tinha 24 anos na época. Até o ano passado, ele se apresentou ao vivo poucas vezes. Em 2003, ao ouvir as fitas com gravações de "Smile", decidiu que iria lançar o disco, e terminou os últimos arranjos do álbum com a ajuda de seu parceiro, Van Dyke Parks. "Smile", finalmente, poderá ser conhecido na íntegra neste mês --não há previsão de lançamento no Brasil.
O show
Em 2002, Wilson surpreendeu seus fãs --e qualquer um que gosta de música pop-- ao decidir sair na estrada para tocar, por inteiro, a obra-prima "Pet Sounds" (66). Fez apresentações antológicas no Royal Festival Hall, em Londres.
Em fevereiro deste ano, acompanhado por uma orquestra de 18 músicos, ele voltou à famosa casa londrina, mas, desta vez, seria para mostrar "Good Vibrations", "Vegetables", "Heroes and Villains", "Do You Like Worms" e todas as outras canções de "Smile". Segundo a imprensa britânica, Wilson realizou apresentações impecáveis e, por quatro noites, saiu do palco ovacionado pelo público. É isto o que será presenciado em São Paulo.
O evento
A organização do Tim Festival agendou para o próximo dia 14 uma entrevista coletiva para anunciar a programação completa do evento.
O festival, que ocorreu apenas no Rio de Janeiro em 2003, neste ano será sediado em São Paulo, mas terá uma noite para os cariocas --com apresentação do Kraftwerk.
Para os dias 5, 6 e 7 de novembro, serão montadas no Jockey de São Paulo três tendas: Tim Stage (palco principal), Tim Lab (novas tendências) e o Tim Stage (para o jazz).
Como aconteceu no Rio em 2003, após o encerramento dos shows do palco principal haverá um intervalo e, às 2h, iniciará um after hours, com vários DJs.
Soulwax/2 Many DJ's, Dizzee Rascal, o paulistano Mau Mau e os cariocas Digital Dub e Bumba Beat já estão escalados para tocar no after.
Libertines
A banda inglesa de rock The Libertines é nome que está sendo cotado para o evento, mas, segundo a organização do Tim Festival, não está confirmado ainda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Os 10 melhores discos de heavy metal lançados em 2016, segundo a Louder
Os dois gênios da guitarra que, para Neil Young, ajudaram a matar o rock
Testament é anunciado para o Liberation Festival em São Paulo
O álbum clássico que complicou a vida de Axl Rose; "é realmente muito difícil cantar aquilo"
Vocalista de black metal enfrenta acusações que podem lhe render 12 anos de prisão
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
Cronos diz que não quer contato com Mantas e Abaddon, ex-membros do Venom
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
Rush filmará shows em Toronto, Canadá, para futuro lançamento
Tamanho dos pés de Sebastian Bach vira assunto após vídeo publicado pelo cantor
O álbum do Pink Floyd que Richard Wright rejeitou e jogou nas costas de Roger Waters
O clássico dos anos 80 que narra tragédia e foi tratado como canção de amor no Brasil
A música do U2 que virou hit mesmo com uma letra, segundo Bono, "inacabada"
Max Cavalera conta o que ouviu de Pelé quando disse que era da banda Sepultura



A gravação perdida de Brian Wilson produzida por Liminha que nunca foi lançada
Beach Boys cancela shows e saúde de Mike Love vira alvo de rumores
A música de 1966 que fez Pete Townshend elevar o padrão do rock no The Who
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
O músico que deveria doar seus ouvidos para um museu, segundo Bob Dylan



