Brian Wilson tocará Smile em São Paulo
Fonte: UOL Música
Postado em 04 de setembro de 2004
O Santo Graal da música pop será desvelado em São Paulo. Brian Wilson, o mítico líder dos Beach Boys, apresentará no Tim Festival, na íntegra, o disco perdido "Smile", gravado pela banda em 1967 e que nunca foi lançado.
O álbum, finalmente, chegará às lojas de discos do mundo pouco antes do show do cantor na capital paulista, em 7 de novembro.
Com a confirmação de Brian Wilson, o Tim Festival se posiciona como um dos principais eventos de música já realizados no Brasil, em qualquer tempo, em qualquer circunstância.
Uma das mais criativas figuras da história do pop, Wilson, 62, é estrela maior desta segunda edição do Tim --que acontece entre 5 e 7 de novembro, no Jockey Club de São Paulo--, ao lado dos alemães do Kraftwerk.
Além deles, em seu lado "off-jazz", estão confirmados para o festival o rock-eletrônico britânico Primal Scream, Dizzee Rascal, sensação do rap no Reino Unido, os belgas 2 Many DJ's, que se apresentarão também como banda (Soulwax), e o grupo mexicano Kinky .
De forma inédita, e confirmando a importância de seu nome, o Tim Festival reservou o último dia do palco principal exclusivamente para o líder dos extintos Beach Boys. Com o título "Uma Noite com Brian Wilson", o dia 7 de novembro terá início às 21h.
Wilson subirá ao palco e tocará, por inteiro, o disco "Smile" --coisa que ele vem fazendo em suas turnês européia e americana, neste ano. Além disso, tocará várias canções de "Pet Sounds", considerado por muitos o melhor disco da história da música pop. O show tem duração prevista de duas horas, com um pequeno intervalo no meio.
Colapso
Brian Wilson foi motivado a gravar o que viria a ser "Smile", em 1967, após o lançamento de "Sgt. Pepper", dos Beatles. (É notória a "competição" criativa entre as bandas na época; Paul McCartney já disse várias vezes que o Beach Boys era o grupo que realmente "incomodava" os Beatles.)
O fato é que um colapso nervoso e a descrença de seus próprios colegas de banda, que chamaram as músicas do disco de "insanas", fez com que Wilson abandonasse "Smile".
Wilson tinha 24 anos na época. Até o ano passado, ele se apresentou ao vivo poucas vezes. Em 2003, ao ouvir as fitas com gravações de "Smile", decidiu que iria lançar o disco, e terminou os últimos arranjos do álbum com a ajuda de seu parceiro, Van Dyke Parks. "Smile", finalmente, poderá ser conhecido na íntegra neste mês --não há previsão de lançamento no Brasil.
O show
Em 2002, Wilson surpreendeu seus fãs --e qualquer um que gosta de música pop-- ao decidir sair na estrada para tocar, por inteiro, a obra-prima "Pet Sounds" (66). Fez apresentações antológicas no Royal Festival Hall, em Londres.
Em fevereiro deste ano, acompanhado por uma orquestra de 18 músicos, ele voltou à famosa casa londrina, mas, desta vez, seria para mostrar "Good Vibrations", "Vegetables", "Heroes and Villains", "Do You Like Worms" e todas as outras canções de "Smile". Segundo a imprensa britânica, Wilson realizou apresentações impecáveis e, por quatro noites, saiu do palco ovacionado pelo público. É isto o que será presenciado em São Paulo.
O evento
A organização do Tim Festival agendou para o próximo dia 14 uma entrevista coletiva para anunciar a programação completa do evento.
O festival, que ocorreu apenas no Rio de Janeiro em 2003, neste ano será sediado em São Paulo, mas terá uma noite para os cariocas --com apresentação do Kraftwerk.
Para os dias 5, 6 e 7 de novembro, serão montadas no Jockey de São Paulo três tendas: Tim Stage (palco principal), Tim Lab (novas tendências) e o Tim Stage (para o jazz).
Como aconteceu no Rio em 2003, após o encerramento dos shows do palco principal haverá um intervalo e, às 2h, iniciará um after hours, com vários DJs.
Soulwax/2 Many DJ's, Dizzee Rascal, o paulistano Mau Mau e os cariocas Digital Dub e Bumba Beat já estão escalados para tocar no after.
Libertines
A banda inglesa de rock The Libertines é nome que está sendo cotado para o evento, mas, segundo a organização do Tim Festival, não está confirmado ainda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
Regis Tadeu finalmente explica detalhe do Iron Maiden que fãs discutem há 20 anos
Disco novo do Anthrax tem música que mistura Slayer e Metallica da era "Load"
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
A mensagem escondida na intro de "Hell Awaits", clássico do Slayer
As 10 músicas de Elton John que são as preferidas de Zakk Wylde
Ouça música que Keith Richards gravou para trilha de "Grand Theft Auto VI"
Falling in Reverse lança "Joseph", com Corey Taylor (Slipknot) e Serj Tankian (SOAD)
O grande problema do show de Roger Waters, segundo Ed Motta
O artista dos anos 1960 muito à frente dos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
A lenda do rock que não subiu ao palco na despedida do Sabbath e mandou recado pro Yungblud
A história do hit do Raimundos inspirado em quando Rodolfo "descobriu que a vida é boa"
A atriz e cantora de rock brasileira que peitou gravadora e não se vendeu

Os dois álbuns que fizeram Pete Townshend repensar o que a música podia ser
O estranho álbum dos Beach Boys que inventou o karaokê nos anos sessenta
12 bandas que já adiaram ou cancelaram shows por motivo de saúde em 2026
O álbum que foi um fracasso e um sucesso ao mesmo tempo, e pirou a cabeça de seu autor
Os dois álbuns de meados dos anos sessenta que Jimmy Page colocou no centro da evolução do rock



