Artistas comentam falecimento de Syd Barrett
Por Tiago Faria
Fonte: Brain Damage
Postado em 12 de julho de 2006
Diversos artistas comentaram publicamente a morte de Roger Keith "Syd" Barrett, fundador do PINK FLOYD, incluindo a própria banda, que soltou uma nota onde diz: "Syd era a luz guiadora da formação inicial (da banda) e deixa um legado que continua a inspirar", além de Roger Waters, que adicionou: "É muito triste. Syd era um cara amável e um talento único. Ele deixa para trás um volume de trabalho que é muito tocante e profundo, e que brilhará para sempre".
Outro que comentou foi DAVID BOWIE, que fez uma versão cover de "See Emily Play", de Syd, e descreveu Barrett como uma "grande inspiração", dizendo: "Eu não consigo dizer a vocês o quão triste estou. As poucas vezes que o vi tocar em Londres durante os anos 60 ficarão para sempre na minha memória. Ele era muito carismático e um letrista bastante original. Também, juntamente com Anthony Newley, foi o único cara que ouviria cantar pop ou rock sem o sotaque britânico. Seu impacto na minha forma de pensar foi enorme. Um grande arrependimento é que eu nunca o conheci. Era um diamante, de fato"
O autor da biografia de Barrett, Tim Wills, disse para BBC Radio Five Live, "Eu não acho que jamais teríamos o David Bowie de hoje se não fosse pelo Syd. Bowie era um 'clone' de Syd em seus anos iniciais. Suas influências perduram até hoje. Novas bandas descobrem-no o tempo todo. Sempre tem algum 'revival' de Syd acontecendo - se não eram os punks, era REM, e estou certo que 'Arnold Layne' e 'Emily Play' viverâo para sempre como clássicos da música pop".
De fato, o NME (www.nme.com) publicou uma matéria comentários de vários jovens músicos, incluindo Guy Garvey (ELBOW), que citou Barrett como uma enorme influência em sua carreira, e revelou: "Bizarramente, Jimi Goodwin (Doves) me deu um disco do Syd Barrett de Natal. Eu nem imagino o que seria da música hoje se ele jamais tivesse vivido".
Steve 'Chandrasonic' Savale (ASIAN DUB FOUNDATION) também disse a NME.com: "Eu toco dessa forma por causa de Syd. Que ele descanse em paz". E o ex-guitarrista do BLUR, Graham Coxon, que em outras ocasiões confessou ter sido muito influenciado por Barrett, disse que "durante 20 anos Syd o levou a lugares melhores".
O primeiro dos tributos musicais propriamente dito aconteceu na última noite, no show do RED HOT CHILLI PEPPERS na MEN Arena, em Manchester. A banda abriu com "Interstellar Overdrive", e mais tarde, John Frusciante tocou "Golden Hair em sua guitarra". No final, ele disse: "Vida longa a Syd".
Morte de Syd Barret
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps