3 clássicos do rock cuja parte falada rouba a cena, segundo a American Songwriter
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de fevereiro de 2026
O recurso da palavra falada costuma ser associado a outros gêneros musicais, mas o rock também construiu momentos emblemáticos em que trechos não cantados roubam a cena. Em vez de enfraquecer a canção, essas falas ajudam a definir identidade, clima e até o significado das músicas, tornando-as ainda mais memoráveis.
Pink Floyd - Mais Novidades
A seguir, três exemplos clássicos do rock em que o "spoken word" não é apenas um detalhe estilístico, mas parte central do impacto artístico das canções. A lista foi elaborada pela American Songwriter.
"Parklife" – Blur
Lançada em 1994, "Parklife" é praticamente construída sobre a palavra falada. Enquanto o refrão traz uma melodia tradicional, os versos são dominados por monólogos cheios de atitude, narrados pelo ator britânico Phil Daniels, o que reforça ainda mais o caráter tipicamente inglês do hino do britpop.
"As falas descrevem situações cotidianas aparentemente banais, tratadas com uma solenidade exagerada e carregadas de ironia", diz o texto. O guitarrista Graham Coxon já explicou que muita gente interpretou a música como uma celebração da "inglesidade", quando na verdade se tratava de sarcasmo puro.
"'Parklife' não era sobre a classe trabalhadora, era sobre a 'classe do parque': garis, pombos, corredores – coisas que víamos todos os dias a caminho do estúdio", explicou Coxon. Segundo ele, a faixa resume a essência do Blur: "Se divertir e fazer exatamente o que você quer fazer".
"Money" – Pink Floyd
Mesmo sem os trechos falados, "Money" já seria uma das faixas mais icônicas do álbum The Dark Side of the Moon. "Musicalmente, a canção segue uma estrutura blues-rock relativamente convencional para os padrões do Pink Floyd. É justamente o spoken word no final que a leva para outro território", conclui.
Os fragmentos de entrevistas que surgem na parte final foram gravados por Roger Waters pelas ruas de Londres. As falas são desconexas, difíceis de entender e não se encaixam de forma óbvia na letra - e exatamente por isso funcionam. Elas reforçam o caráter experimental da banda e ajudam a transformar a música em uma reflexão quase sociológica sobre dinheiro, consumo e valores.
"Once in a Lifetime" – Talking Heads
Nos anos 1980, o vocalista David Byrne ajudou a popularizar o chamado talk-singing, uma forma de cantar que flerta diretamente com a fala. Embora várias músicas do Talking Heads usem essa técnica, poucas são tão eficazes quanto "Once in a Lifetime".
"Desde os primeiros segundos, Byrne alterna frases quase faladas com linhas melódicas, criando uma sensação hipnótica e levemente desconfortável", explica o artigo. Esse estilo contribui para o clima existencial da música, em que perguntas sobre identidade, rotina e escolhas de vida soam mais como pensamentos em voz alta do que como versos tradicionais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Blaze Bayley e KK's Priest são anunciados como atrações do Bangers Open Air 2027
Tony Iommi conheceu baterista que tocou em seu novo disco enquanto passeava na praia
Tony Iommi conta como "recrutou" Jorn Lande para cantar em seu novo disco
Brian May participou de "From the Dark", novo álbum de Tony Iommi
Quem é Karl Brazil, novo membro da banda de Tony Iommi
Último show do Black Sabbath foi "estranho", segundo Tony Iommi
O guitarrista que Ozzy queria no lugar de Randy Rhoads, mas a gravadora impediu
Tony Iommi explica por que odeia tocar violão e não gosta de gravar clipes
Nova turnê do Evanescence deverá terminar na América do Sul em 2027
O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
Tony Iommi conta por que Becky Baldwin e não Geezer Butler tocou em seu novo disco
Dave Murray, Adrian Smith e Bruce Dickinson revelam suas músicas favoritas do Iron Maiden
Esteban Tavares anuncia retorno à banda de Humberto Gessinger para nova turnê
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco

Por que "Money" só poderia ter origem na mente de Roger Waters, segundo David Gilmour

O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
A canção do Pink Floyd que Roger Waters acha que teria cantado melhor que David Gilmour
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
A canção do Pink Floyd que fazia Ozzy Osbourne lembrar de seus dias de loucura
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
A maior banda de rock de todos os tempos para o jornalista Leandro Demori
O disco que Roger Waters diz ter acabado com o Pink Floyd de uma vez por todas
A lição que o rock progressivo dos anos 1970 ensinou ao Mastodon, segundo Brann Dailor
Jim Root explica semelhança do novo álbum do Slipknot com Pink Floyd
Site americano elege os maiores bateristas do rock progressivo de todos os tempos
A melhor banda de rock nacional para cada letra do alfabeto


