Pertences de Syd Barret leiloados em Cambridge
Por Igor Luciano M. Lima
Fonte: Brain Damage
Postado em 28 de dezembro de 2006
Itens pertencentes a Syd Barrett, líder original do PINK FLOYD, incluindo material artístico autografado que nunca havia sido divulgado, foram leiloados na noite de 29 de novembro passado, pela entidade Cheffins Auctioneers em Cambridge em sua feira de arte, a "Fine Art Sale".
No total, o leilão arrecadou mais de 120 mil libras (algo em torno de 230 mil dólares), incluindo dez pinturas que juntas arrecadaram cerca de 55 mil libras.
A venda consistiu em ítens deixados por Syd em sua casa em Cambridge, a qual havia sido vendida por 300 mil libras. Syd passou seus últimos anos vivendo uma pacata, porém contente vida na cidade. Suas bicicletas, que eram seu meio de locomoção para os mercados e pubs próximos, foram pintadas a mão pelo próprio, incluídas no leilão, arrecadaram mais de 10 mil libras.
A família de Syd decidiu que parte do dinheiro arrecadado no leilão de seus últimos pertences seria gasta em projetos para desenvolvimento educacional dentro do mundo das artes.
Syd freqüentou a escola de artes de Cambridge em Londres onde seus talentos artísticos foram lapidados. Ele sempre considerou a si próprio mais como um artista plástico do que músico. A família de Syd quer que ele seja lembrado no futuro não apenas como um músico muito talentoso, mas também como alguém que amou as artes.
Enquanto os trabalhos artísticos de Syd foram de encontro às expectativas de alguns, em termos de preço final, outros itens mais incomuns do leilão também despertaram muito interesse, algumas vezes com disputas acaloradas para arrematar o item em jogo. Na pequena sala onde foi realizado o leilão, o clima , algumas vezes, ficou pesado com as disputas.
Sua poltrona de couro, desgastada no lugar onde Syd repousava a cabeça foi vendida por 1.100 libras. Uma arvore de natal artificial decorada arrecadou 800 libras e um compartimento para guardar pães feito em casa por Syd, que na realidade era usado para guardar pregadores de roupa, foi vendido por 1.400 libras.
Um par de blocos de notas foi arrematado por um comprador que voou de Ohio-EUA especialmente para o leilão, por 1.300 libras. Isso não foi nada perto da quantia arrecada com sua coleção de livros de arte que alcançaram impressionantes 4.000 libras.
As pinturas, no entanto, foram os itens mais desejados e esperados da noite. "Still Life With Lemons", possivelmente o ultimo quadro assinado por Syd, teve um número grande de lances, e finalizou em 9.500 libras. "Still Life of Dried Flowers" que foi pintando quando Syd estava em Camberwell arrecadou 8.500 libras. As outras obras também atraíram muito interesse.
Morte de Syd Barret
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Andreas Kisser afirma que irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O nojento hábito de Slash durante antigas gravações do Guns N' Roses
Rodolfo deu entrevistas e falou sobre planos do Raimundos no mesmo dia que deixou o grupo
Slash: guitarrista fala sobre a origem da sua cartola

Syd Barrett: irmã diz que ele não era recluso
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Roger Waters nunca teve paciência para rock "barulhento"; "algumas pessoas são e elas adoram"
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
Fã desembolsa equivalente a R$ 76 milhões por guitarra de David Gilmour
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd; "força criativa esgotada"
O disco obscuro que Roger Waters acha que o mundo precisa ouvir; "Um álbum muito importante"



