Pertences de Syd Barret leiloados em Cambridge
Por Igor Luciano M. Lima
Fonte: Brain Damage
Postado em 28 de dezembro de 2006
Itens pertencentes a Syd Barrett, líder original do PINK FLOYD, incluindo material artístico autografado que nunca havia sido divulgado, foram leiloados na noite de 29 de novembro passado, pela entidade Cheffins Auctioneers em Cambridge em sua feira de arte, a "Fine Art Sale".
No total, o leilão arrecadou mais de 120 mil libras (algo em torno de 230 mil dólares), incluindo dez pinturas que juntas arrecadaram cerca de 55 mil libras.
A venda consistiu em ítens deixados por Syd em sua casa em Cambridge, a qual havia sido vendida por 300 mil libras. Syd passou seus últimos anos vivendo uma pacata, porém contente vida na cidade. Suas bicicletas, que eram seu meio de locomoção para os mercados e pubs próximos, foram pintadas a mão pelo próprio, incluídas no leilão, arrecadaram mais de 10 mil libras.
A família de Syd decidiu que parte do dinheiro arrecadado no leilão de seus últimos pertences seria gasta em projetos para desenvolvimento educacional dentro do mundo das artes.
Syd freqüentou a escola de artes de Cambridge em Londres onde seus talentos artísticos foram lapidados. Ele sempre considerou a si próprio mais como um artista plástico do que músico. A família de Syd quer que ele seja lembrado no futuro não apenas como um músico muito talentoso, mas também como alguém que amou as artes.
Enquanto os trabalhos artísticos de Syd foram de encontro às expectativas de alguns, em termos de preço final, outros itens mais incomuns do leilão também despertaram muito interesse, algumas vezes com disputas acaloradas para arrematar o item em jogo. Na pequena sala onde foi realizado o leilão, o clima , algumas vezes, ficou pesado com as disputas.
Sua poltrona de couro, desgastada no lugar onde Syd repousava a cabeça foi vendida por 1.100 libras. Uma arvore de natal artificial decorada arrecadou 800 libras e um compartimento para guardar pães feito em casa por Syd, que na realidade era usado para guardar pregadores de roupa, foi vendido por 1.400 libras.
Um par de blocos de notas foi arrematado por um comprador que voou de Ohio-EUA especialmente para o leilão, por 1.300 libras. Isso não foi nada perto da quantia arrecada com sua coleção de livros de arte que alcançaram impressionantes 4.000 libras.
As pinturas, no entanto, foram os itens mais desejados e esperados da noite. "Still Life With Lemons", possivelmente o ultimo quadro assinado por Syd, teve um número grande de lances, e finalizou em 9.500 libras. "Still Life of Dried Flowers" que foi pintando quando Syd estava em Camberwell arrecadou 8.500 libras. As outras obras também atraíram muito interesse.
Morte de Syd Barret
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
Morre Greg Brown, guitarrista e membro fundador do Cake
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Cinco bandas que provam que o Brasil é uma potência do heavy metal
O que é "rastro de cobra e couro de lobisomem" em "Homem com H" de Ney Matogrosso
A canção recente de Bob Dylan que Bruce Springsteen chamou de obra-prima

Syd Barrett: irmã diz que ele não era recluso
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
Roger Waters explicou porque seu primeiro álbum solo traz uma mulher nua na capa
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
O integrante do Dream Theater que quase participou de um álbum seminal do Pink Floyd
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
O solo de guitarra ligado ao Pink Floyd que David Gilmour disse não fazer sentido algum
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
O grande problema das músicas do "Dark Side of the Moon", segundo David Gilmour
Por que o Pink Floyd recusou proposta de US$ 250 milhões por reunião?



