Deep Purple promete clássicos no Tom Brasil
Fonte: IG Pop
Postado em 28 de novembro de 2006
Agência Estado
Em 1968, quando o Deep Purple se reuniu pela primeira vez na Inglaterra, a banda não imaginava que estava ajudando a criar um estilo, o hard rock. Hoje, depois de dez formações diferentes numa emaranhada árvore artística que inclui 14 músicos, os ingleses voltam ao Brasil pela sexta vez para uma série de shows do recém-lançado álbum 'Rapture of the Deep'.
Na verdade, apesar de ainda estar em atividade, o Purple é um grupo que se alimenta exclusivamente do passado, onde está a melhor parte de seu trabalho. Pode-se dizer que, desde 'Perfect Strangers', de 1984, álbum que marca a reunião da banda depois de oito anos de separação, nunca mais eles produziram algo superior a razoável.
Se a banda que volta ao Brasil tem como ponto fraco as ausências do lendário guitarrista Ritchie Blackmore e do tecladista Jon Lord, dois dos fundadores do grupo, por outro lado os fãs vão poder ouvir o vocalista Ian Gillan, que ocupava os vocais na fase mais fértil e foi quem gravou Strange Kind of Woman, Woman from Tokyo, Smoke on the Water e Highway Star, e o baterista Ian Paice, que é o único sobrevivente da formação original.
"Dos clássicos, a gente só não vai tocar Burn", disse o guitarrista Steve Morse na sexta-feira à tarde, ao desembarcar em Porto Alegre, primeira escala da turnê brasileira. "Sabe como é, foi o David Coverdale quem gravou e o Ian Gillan não canta esta. A única exceção é Hush, que a gente sempre tocou." Do disco novo, só três ou quatro canções.
Além de Porto Alegre, a banda se apresentaria em Curitiba, depois São Paulo (hoje e amanhã com abertura da banda Lagunna), Rio, Vitória e Belo Horizonte.
Morse está no Purple desde 1994 e é o guitarrista que mais durou na banda depois do temperamental Blackmore. "Respeito e gosto muito do que ele (Blackmore) faz hoje." Hoje, o ex-guitarrista e sua esposa, a cantora Candace Night, se dedicam hoje à música renascentista.
Além da energia dos músicos do Deep Purple, o que chama a atenção da banda é a grande quantidade de fãs jovens. "A gente percebe isso nos shows. É mesmo impressionante." E, é claro, Morse faz coro a todos os músicos estrangeiros que pisam no País. "Tocar aqui é diferente. As pessoas realmente curtem o show".
Deep Purple. Tom Brasil (4 mil pessoas). Rua Bragança Paulista, 1.281, Santo Amaro, São Paulo. Tel. (011) 2163-2000. Shows hoje e amanhã, às 21h30. Ingressos: de R$ 100 a R$ 200.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
Rick Rubin lista seus oito álbuns preferidos de todos os tempos
Steve Vai comenta suas cinco músicas preferidas de todos os tempos
Sarcófago: pioneirismo, polêmica e death metal

O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
Bruce Dickinson: vocalista revela o seu "Deus do rock" e qual música o iniciou no metal
Ritchie Blackmore surpreende ao revelar qual a sua banda favorita



