Keith Richards elege o riff mais pesado do blues: "Disse tudo que tinha para ser dito"
Por André Garcia
Postado em 12 de novembro de 2024
Hoje em dia a maioria dos mestres do blues, como Muddy Waters, B.B. King e John Lee Hooker, já morreram. Os que ainda estão vivos, como Buddy Guy (que passou pela Brasil ano passado em sua turnê de despedida) estão gozando de sua merecida aposentadoria.
Sendo assim, tirando raros nomes do naipe de Eric Clapton, não há entre os vivos muitas autoridades do blues que se compare a Keith Richards e seus mais de 60 anos dedicados ao gênero.
Rolling Stones - Mais Novidades
Em entrevista de 1992 para a Guitar Player o velho Keith (que já fazia jus a alcunha na época) declarou que o riff mais pesado do blues era justamente o da música de Muddy Waters que deu nome à sua banda.
"Senti uma afinidade imediata quando ouvi Muddy tocar [pega o violão e toca a abertura de 'Rollin' Stone']. Não dá para ser mais pesado que isso, cara! Ele disse tudo que tinha para ser dito bem ali, então, tudo que eu quero é ser capaz de fazer isso também."
Em 12 de julho de 1962 os Rolling Stones fizeram seu primeiro show (o baterista Charlie Watts ainda nem tinha entrado na banda). Só que o nome na época era escrito de um jeito diferente, era The Rollin' Stones. Eles (que na época se limitavam a tocar covers de clássicos do elétrico e contagiante Chicago blues e pioneiros do rock como Chuck Berry) adotaram já no nome um de seus favoritos: "Rollin' Stone", de Muddy Waters.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps