O lendário guitarrista que Keith Richards odiava: "Por anos eu não podia nem olhar para o cara"
Por André Garcia
Postado em 09 de abril de 2025
O mundo do rock é formado por gente excêntrica e egocêntrica, cheias de manias e idiossincrasias. Com isso, é inevitável que algumas figuras não se dêem bem umas com as outras. Afinal de contas, como diz a minha mãe, dois bicudos não se beijam.
Rolling Stones - Mais Novidades
David Bowie e Elton John tinham treta um com o outro, Axl Rose tinha com Kurt Cobain, Eddie Van Halen com Randy Rhoads, Morrissey com Robert Smith, David Lee Roth com Sammy Hagar… a lista é imensa.

Uma inimizade entre gigantes do rock inglês que não foi muito badalada foi a entre Keith Richards e Jeff Beck. Em entrevista de 1985 para a SPIN Keith relembrou:
"Para mim, os guitarristas são os [músicos] mais difíceis de conhecer, por causa de todo esse profissionalismo. Muito pouco profissionalismo, na verdade. Pô, Jeff Beck e eu, durante anos, mal conseguíamos olhar um para o outro. Foi só nos últimos anos que tudo isso caiu no esquecimento. Graças a Deus, tudo isso passou, e agora podemos nos sentar, tomar um drinque e conversar. É um cara que eu admiro muito. Ele é um grande músico."

Infelizmente Richards não revelou a origem da hostilidade entre ele e Beck. Me pergunto se aquilo surgiu antes ou depois da época em que Jeff Beck fez um teste para guitarrista dos Rolling Stones, mas acabou esnobando eles.
Certa vez ele contou que isso foi em 1975, após a saída de Mick Taylor. Ele chegou no estúdio pensando que estava lá para gravar uma participação especial, mas descobriu que era na verdade um teste:
"Eu comecei a tocar e o baixo do Bill Wyman era tão alto que o pó voava. Eu me escapuli, e o engenheiro [de som], Glyn Johns, disse 'Isso foi incrível!', e eu respondi: 'Foi só uma para ficar registrado, cara. Estou caindo fora amanhã.' Algumas pessoas não conseguem acreditar como alguém poderia abandonar um trampo com os Stones, mas Keith e eu jamais teríamos gravado um álbum sem trocar socos."

Jeff Beck surgiu como guitarrista do Yardbirds em 1965, substituindo Eric Clapton. Lá ele fez brevemente uma dupla de guitarra com Jimmy Page, mas saiu da banda no ano seguinte para formar o Jeff Beck Group — que foi uma grande inspiração para o Led Zeppelin por seu blues pesado. Como artista solo Beck se consagrou só na década seguinte, em 1975, com a obra-prima do rock instrumental "Blow By Blow", produzido pelo produtor dos Beatles, George Martin.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps