Colabore com o Arquivo do Rock Brasileiro
Postado em 14 de fevereiro de 2007
(Texto publicado originalmente no Dynamite)
O Arquivo do Rock Brasileiro, projeto criado e mantido pela Associação Cultural Dynamite, com patrocínio da Petrobras, através das Leis de Incentivo Fiscal, tem como finalidade o resgate e a reunião de gravações musicais, depoimentos, revistas, livros, fotos, objetos, artefatos em geral, relacionados ao universo do Rock produzido no Brasil, desde seus primórdios até os dias de hoje.
Instalado no Museu da Imagem e do Som, a partir de julho de 2007, esse projeto inclui ainda shows, exposições itinerantes pelas principais cidades do país, publicação de livros, CDs e DVDs, entre outros eventos paralelos. Faltava apenas isso para a definitiva aceitação e inclusão do Rock na cultura brasileira.
O Arquivo do Rock Brasileiro tem como principal objetivo resgatar e mapear canções e artistas representativos (muitos deles esquecidos e jamais lançados em formato CD), além de publicações de época (revistas, livros, jornais e fotos).
A recuperação, digitalização e catalogação de canções autorizadas por seus autores e intérpretes será o foco central do projeto. Todo este material, incluindo capas de discos e livros, recortes de jornais e revistas, instrumentos, peças de vestuário, troféus e outros objetos de valor histórico, será aberto para visitação num arquivo público na cidade de São Paulo, no Museu da Imagem e do Som. Também está previsto um acervo móvel que será oferecido para exposições em outras cidades. O arquivo inclusive poderá ser acessado através da Internet, com um portal próprio (com previsão de lançamento em julho de 2007), o qual também oferecerá a opção de língua inglesa, visando difundir este lado da nossa cultura ao público estrangeiro.
O Arquivo do Rock Brasileiro, através do trabalho de seu curador, o jornalista e pesquisador Ayrton Mugnaini Jr. já conta com milhares de gravações, centenas de revistas, livros e inúmeros depoimentos. No entanto, desde já ele solicita a colaboração dos interessados na cessão de material, sejam discos raros, revistas, fitas ou depoimentos, assim como objetos e artefatos em geral.
Esse material poderá ser emprestado para digitalização (posteriormente será devolvido a seu dono), ou cedido de forma definitiva para o acervo localizado no Museu da Imagem e do Som, São Paulo.
Todos as contribuições serão bem-vindas e os respectivos colaboradores serão creditados nas publicações oficiais lançadas com a chancela Arquivo do Rock Brasileiro.
Os interessados poderão obter mais informações sobre esses procedimentos através dos seguintes contatos:
E-mail [email protected]
Telefone: 55 11 3441-8828.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps