Pantera: 22 coisas que você provavelmente não sabia

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Caio Ramalho, Fonte: Loudwire, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

O PANTERA foi uma das bandas mais bem sucedidas da história do Heavy Metal, e é considerada por muitos como a banda de Metal mais importante dos anos 90. Porém, eles tiveram uma longa e quase desconhecida carreira na década de 1980, muito antes de sua época de ouro e das trágicas circunstâncias nas quais a banda terminou, tornando qualquer possibilidade de reunião praticamente impossível. Aqui, trazemos um pouco do legado da banda com "20 coisas que você provavelmente não sabia" sobre o PANTERA.

1) O PANTERA começou como um negócio de família. O pai de Darrel e Vinnie, Jerry Abbott, produzia e gravava seus álbuns, depois os publicava por uma gravadora independente, que pertencia à própria banda, a Metal Magic.

2) 'Metal Magic' também foi o nome do álbum de estreia da banda, de 1983- Que é uma jogada com o primeiro nome da banda, "Pantera's Metal Magic".

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

3) A própria banda financiou dois de seus clipes durante sua época Glam, liderados pelo cantor Terrence Lee Glaze: 'All Over Tonight', e 'I Am the Night'. Você pode se surpreender com o que ver e ouvir.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

4) Antes de aprender a tocar baixo, Rex Brown aprendeu a tocar piano, além de ser um grande fã do compositor de Ragtime Scott Joplin. mesmo depois de abraçar o Rock n' Roll (inspirado por ZZ TOP, DEF LEPPARD e outros), Rex tocava baixo com sua banda de Jazz do colegial, inclusive chegou a receber uma bolsa de estudos para estudar Jazz.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

5) Depois de se separarem do Terrence Lee Glaze, o PANTERA chegou a trabalhar com o cantor Rick Mythiasin, da banda de Power Metal STEEL PROPHET, até se encontrarem de fato com Philip Anselmo.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

6) Antes de se juntar ao PANTERA, Anselmo foi vocalista de várias bandas da cena de sua cidade natal, New Orleans, abreviado NOLA (sigla para New Orleans, Louisiana), incluindo uma banda chamada SAMHAIN, mas não é o SAMHAIN liderado por Glenn Danzig, ex-MISFITS. Mais informações nesta matéria :
2201 acessosPhil Anselmo: Protagonista de documentário sobre Heavy Metal

7) A última faixa do álbum 'Power Metal', 'P*S*T'88, é cantada por Diamond Darrel (nome artístico de Dimebag na época).

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

8) Dimebag Darrell conseguiu ser escolhido para a guitarra solo no MEGADETH, em 1989, mas como não conseguiu convencer Dave Mustaine a contratar seu irmão, Vinnie Paul, ele deciciu continuar no PANTERA.

9) O produtor Terry Date, que ajudou o PANTERA a redefinir seu estilo no 'Cowboys From Hell', em 1990, foi contratado por causa de seu ótimo currículo, incluindo trabalhos para o METAL CHURCH, DREAM THEATER, SOUNDGARDEN, e outros.

10) A sigla 'C.F.H' tatuada na cabeça de Phil Anselmo significa - evidentemente - 'Cowboys From Hell'. Dimebag Darrell tinha uma tatuagem parecida em seu ombro.

11) O nome do álbum 'Vulgar Display of Power', de 1992, foi inspirado numa famosa cena do filme "O Exorcista", de 1973. (o momento da fala está marcado nos 10 segundos).

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

12) O fã do PANTERA que se voluntariou para levar o soco na cara fotografado para a capa do 'Vulgar Display of Power' declarou que teve de aguentar quase 80 porradas até chegar no "ângulo perfeito".

13) No 'Far Beyond Driven' Dimebag Darrell alterou sua guitarra para muito além da afinação padrão de Rock n' Roll, indo muito baixo (chegando a C#) para chegar ao som mais pesado possível para algumas músicas.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

14) Na época, o PANTERA chegou a ter uma rixa com a revista "Kerrang!" após terem publicado um desenho constrangedor do baterista Vinnie Paul, cuja legenda era "You fat bastard!" (algo como "Seu gordo desgraçado!"). Felizmente, nenhum dos dois lados levou a briga a outro nível.

15) Enquanto a banda gravava o álbum de 1996 'The Great Southern Trendkill' em Dallas, Philip Anselmo gravou os vocais em New Orleans - no estúdio de Trent Reznor, apenas para constar. Entretanto, Anselmo afirmou que esteve com a banda durante as sessões de composição. (O motivo do afastamento é explicado no vídeo do fim da matéria, minuto 11:15).

16) A música '13 Steps to Nowhere', possui backing vocals de Seth Putnam, notório e falecido cantor da banda de Grindcore ANAL CUNT.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

17) Anton Crowley, que tocou guitarra no álbum 'Holocausto de la Morte', de 1999, da banda de Death Metal NECROPHAGIA, na verdade era Phil Anselmo, tocando com um pseudônimo por motivos jurídicos.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

18) 'Goddamn Electric', do último álbum do PANTERA, 'Reinventing the Steel', de 2000, conta com o guitarrista do SLAYER, Kerry King, tocando um solo gravado no backstage de um dos festivais Ozzfest.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

19) Outra faixa do 'Reiventing the Steel', 'Death Rattle', foi usada num episódio do desenho 'Bob Esponja Calça Quadrada', chamado 'Pre-Hibernation Week' (traduzido no Brasil como 'Uma Semana Antes da Hibernação').

20) Em 1992, Rob Halford, do JUDAS PRIEST (embora ele não estava na banda nessa época), juntou-se ao PANTERA para gravar a música "Light Comes Out of Black", que faz parte da trilha sonora do filme ´Buffy, the Vampire Slayer´ (traduzido no Brasil como ´Buffy, a Caça-Vampiros´). *

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

21) Entre 1999 e 2003, o PANTERA (exceto Phil Anselmo, que foi tocar com o DOWN) uniu-se a DAVID ALLAN COE para gravar o álbum de Country Metal ´Rebel Meets Rebel´. O projeto demorou para ser finalizado pois a banda só conseguia tocar com Coe enquanto ele estava em turnê em Dallas, Texas. Além disso, o álbum só foi lançado em 2006, dois anos após a morte de Dimebag Darrell. *

Clipe de ´Nothin´ To Lose´ presente no álbum:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

22) Aos 14 anos, Phil Anselmo queimou uma parte da casa de seus pais, numa "zueira" que deu incrivelmente errado. Ouça a história direto de Anselmo no vídeo abaixo (não encontrei legendas por enquanto, pretendo legendar essa e outras entrevistas para publicá-las em breve, se alguém por acaso encontrar, por favor mande nos comentários ou envie como correção no topo da matéria):

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

* As informações 20 e 21 foram fornecidas pelo usuário Weslei Farias. Obrigado pela contribuição!

E você? Conhece algum outro fato interessante ou pouco conhecido sobre o PANTERA? Deixe nos comentários!

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 11 de outubro de 2014
Post de 14 de outubro de 2014
Post de 19 de fevereiro de 2017

PanteraPantera
Não vai rolar reunião alguma, esqueça

557 acessosGuitarristas: em vídeo, 5 fodões do instrumento quando bem jovens522 acessosRex Brown: ouça "Buried Alive", do seu primeiro álbum solo481 acessosResenha - Great Southern Trendkill - Pantera0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Pantera"

Vinnie PaulVinnie Paul
Baterista chorou com "parabéns" do Kiss

PanteraPantera
About.com elege os cinco melhores álbuns da banda

MetalSucksMetalSucks
As 25 maiores bandas de metal da história

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Pantera"

MotorheadMotorhead
"Radiohead e Coldplay não são rock"

Iron MaidenIron Maiden
Conheça a equipe e família que viaja com a banda

Power MetalPower Metal
Os dez álbuns essenciais do gênero

5000 acessosMetallica: Falha geral no sistema de som durante show no RIR5000 acessosNirvana: Ronaldinho Gaúcho em homenagem a Nevermind5000 acessosMetal Alemão: as 10 melhores bandas segundo o About.com2068 acessosBruce Springsteen: Amadou Diallo, assassinado pela polícia5000 acessosIron Maiden: Steve Harris nunca gostou de "Flight of Icarus"?5000 acessosFrases de bandas: o que eles realmente querem dizer?

Sobre Caio Ramalho

20 anos, headbanger, açougueiro, tradutor e estudante de Letras na FFLCH, USP. Estuda língua e cultura chinesas, domina a língua inglesa, e anseia pelo dia em que os trabalhos tradutológicos paguem suas dívidas. Eterno adorador de video-games, filmes, Rock n´ Roll, Country, poesia e cerveja.

Mais matérias de Caio Ramalho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online