Pantera: 22 coisas que você provavelmente não sabia
Por Caio Ramalho
Fonte: Loudwire
Postado em 11 de outubro de 2014
O PANTERA foi uma das bandas mais bem sucedidas da história do Heavy Metal, e é considerada por muitos como a banda de Metal mais importante dos anos 90. Porém, eles tiveram uma longa e quase desconhecida carreira na década de 1980, muito antes de sua época de ouro e das trágicas circunstâncias nas quais a banda terminou, tornando qualquer possibilidade de reunião praticamente impossível. Aqui, trazemos um pouco do legado da banda com "20 coisas que você provavelmente não sabia" sobre o PANTERA.
1) O PANTERA começou como um negócio de família. O pai de Darrel e Vinnie, Jerry Abbott, produzia e gravava seus álbuns, depois os publicava por uma gravadora independente, que pertencia à própria banda, a Metal Magic.
2) 'Metal Magic' também foi o nome do álbum de estreia da banda, de 1983- Que é uma jogada com o primeiro nome da banda, "Pantera's Metal Magic".
3) A própria banda financiou dois de seus clipes durante sua época Glam, liderados pelo cantor Terrence Lee Glaze: 'All Over Tonight', e 'I Am the Night'. Você pode se surpreender com o que ver e ouvir.
4) Antes de aprender a tocar baixo, Rex Brown aprendeu a tocar piano, além de ser um grande fã do compositor de Ragtime Scott Joplin. mesmo depois de abraçar o Rock n' Roll (inspirado por ZZ TOP, DEF LEPPARD e outros), Rex tocava baixo com sua banda de Jazz do colegial, inclusive chegou a receber uma bolsa de estudos para estudar Jazz.
5) Depois de se separarem do Terrence Lee Glaze, o PANTERA chegou a trabalhar com o cantor Rick Mythiasin, da banda de Power Metal STEEL PROPHET, até se encontrarem de fato com Philip Anselmo.
6) Antes de se juntar ao PANTERA, Anselmo foi vocalista de várias bandas da cena de sua cidade natal, New Orleans, abreviado NOLA (sigla para New Orleans, Louisiana), incluindo uma banda chamada SAMHAIN, mas não é o SAMHAIN liderado por Glenn Danzig, ex-MISFITS. Mais informações nesta matéria :
7) A última faixa do álbum 'Power Metal', 'P*S*T'88, é cantada por Diamond Darrel (nome artístico de Dimebag na época).
8) Dimebag Darrell conseguiu ser escolhido para a guitarra solo no MEGADETH, em 1989, mas como não conseguiu convencer Dave Mustaine a contratar seu irmão, Vinnie Paul, ele deciciu continuar no PANTERA.
9) O produtor Terry Date, que ajudou o PANTERA a redefinir seu estilo no 'Cowboys From Hell', em 1990, foi contratado por causa de seu ótimo currículo, incluindo trabalhos para o METAL CHURCH, DREAM THEATER, SOUNDGARDEN, e outros.
10) A sigla 'C.F.H' tatuada na cabeça de Phil Anselmo significa - evidentemente - 'Cowboys From Hell'. Dimebag Darrell tinha uma tatuagem parecida em seu ombro.
11) O nome do álbum 'Vulgar Display of Power', de 1992, foi inspirado numa famosa cena do filme "O Exorcista", de 1973. (o momento da fala está marcado nos 10 segundos).
12) O fã do PANTERA que se voluntariou para levar o soco na cara fotografado para a capa do 'Vulgar Display of Power' declarou que teve de aguentar quase 80 porradas até chegar no "ângulo perfeito".
13) No 'Far Beyond Driven' Dimebag Darrell alterou sua guitarra para muito além da afinação padrão de Rock n' Roll, indo muito baixo (chegando a C#) para chegar ao som mais pesado possível para algumas músicas.
14) Na época, o PANTERA chegou a ter uma rixa com a revista "Kerrang!" após terem publicado um desenho constrangedor do baterista Vinnie Paul, cuja legenda era "You fat bastard!" (algo como "Seu gordo desgraçado!"). Felizmente, nenhum dos dois lados levou a briga a outro nível.
15) Enquanto a banda gravava o álbum de 1996 'The Great Southern Trendkill' em Dallas, Philip Anselmo gravou os vocais em New Orleans - no estúdio de Trent Reznor, apenas para constar. Entretanto, Anselmo afirmou que esteve com a banda durante as sessões de composição. (O motivo do afastamento é explicado no vídeo do fim da matéria, minuto 11:15).
16) A música '13 Steps to Nowhere', possui backing vocals de Seth Putnam, notório e falecido cantor da banda de Grindcore ANAL CUNT.
17) Anton Crowley, que tocou guitarra no álbum 'Holocausto de la Morte', de 1999, da banda de Death Metal NECROPHAGIA, na verdade era Phil Anselmo, tocando com um pseudônimo por motivos jurídicos.
18) 'Goddamn Electric', do último álbum do PANTERA, 'Reinventing the Steel', de 2000, conta com o guitarrista do SLAYER, Kerry King, tocando um solo gravado no backstage de um dos festivais Ozzfest.
19) Outra faixa do 'Reiventing the Steel', 'Death Rattle', foi usada num episódio do desenho 'Bob Esponja Calça Quadrada', chamado 'Pre-Hibernation Week' (traduzido no Brasil como 'Uma Semana Antes da Hibernação').
20) Em 1992, Rob Halford, do JUDAS PRIEST (embora ele não estava na banda nessa época), juntou-se ao PANTERA para gravar a música "Light Comes Out of Black", que faz parte da trilha sonora do filme ´Buffy, the Vampire Slayer´ (traduzido no Brasil como ´Buffy, a Caça-Vampiros´). *
21) Entre 1999 e 2003, o PANTERA (exceto Phil Anselmo, que foi tocar com o DOWN) uniu-se a DAVID ALLAN COE para gravar o álbum de Country Metal ´Rebel Meets Rebel´. O projeto demorou para ser finalizado pois a banda só conseguia tocar com Coe enquanto ele estava em turnê em Dallas, Texas. Além disso, o álbum só foi lançado em 2006, dois anos após a morte de Dimebag Darrell. *
Clipe de ´Nothin´ To Lose´ presente no álbum:
22) Aos 14 anos, Phil Anselmo queimou uma parte da casa de seus pais, numa "zueira" que deu incrivelmente errado. Ouça a história direto de Anselmo no vídeo abaixo (não encontrei legendas por enquanto, pretendo legendar essa e outras entrevistas para publicá-las em breve, se alguém por acaso encontrar, por favor mande nos comentários ou envie como correção no topo da matéria):
* As informações 20 e 21 foram fornecidas pelo usuário Weslei Farias. Obrigado pela contribuição!
E você? Conhece algum outro fato interessante ou pouco conhecido sobre o PANTERA? Deixe nos comentários!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps