Timo Tolkki solta "comunicado final" sobre fim da banda Stratovarius
Por Júlio Oliveira
Fonte: Blabbermouth
Postado em 22 de maio de 2008
Timo Tolkki, mentor do REVOLUTION RENAISSANCE/ex-STRATOVARIUS postou o que diz ser seu anúncio final sobre o STRATOVARIUS. De acordo com Timo, "É bastante longo, mas explica tudo e vale a pena ler. Após este anuncio eu não comentarei mais nada pois estarei concentrado na minha nova banda."
Confira abaixo um trecho da declaração de Tolkki:
"Eu estou escrevendo isso em Canton, uma pequena cidade na China, uma semana após a declaração dos ex-membros do STRATOVARIUS. Ontem um terremoto matou cerca de 50.000 pessoas a 1.500km daqui. E isso colocou as coisas em uma perspectiva diferente para mim sobre os acontecimentos recentes. Minha mente se acalmou e com isso posso agora pensar mais racionalmente sobre a situação como um todo, assim eu os levarei em uma pequena viagem de volta a eventos significativos que são suficientes para fazê-los entender tudo o que tem ocorrido na banda. Eu simplesmente não posso ficar calado após aquele ataque injusto contra mim e minha música, deferido pelos meus ex-companheiros há alguns dias. Entretanto, após esta explicação eu continuarei minha vida e deixarei tudo para trás".
"Minhas memórias retomam o ano de 1984 quando eu recebi um telefonema para me juntar ao STRATOVARIUS quando o guitarrista/principal compositor havia sido demitido e então começamos a reconstruir a banda. Eu comecei a cantar e escrever músicas que eram completamente diferentes do estilo influenciado por Ozzy que a banda fazia há cerca de 2 anos. Nós trabalhamos duro, tocando todos os dias, gravamos demos e finalmente tornamos nosso sonho algo real: conseguimos um contrato com a CBS. 'Fright Night', 'Twilight Time' e 'Dreamspace' foram lançados um atrás do outro, mas demorou cerca de oito anos até que algum de nós visse algum dinheiro das vendas".
"Neste ponto o STRATOVARIUS já havia se tornado minha banda. E eu era o ‘Kapellmeister’ (palavra que vem do alemão e designa alguém encarregado de escrever as músicas) e a banda era minha orquestra sinfônica e juntos, fizemos várias músicas memoráveis mas até então eu trabalhava sozinho como empresário e agente da banda. Com esse montante de trabalho, eu construí as bases do sucesso do STRATOVARIUS. Eu nunca fui pago por isso mas eu também nunca considerei o dinheiro como uma razão para eu ser músico".
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
"Quando eu demiti Tuomo Lassila e Antti Ikonen fui duramente criticado, mas isso ocorreu simplesmente pela falta de dedicação deles para com a banda. Ambos não gostavam de Heavy Metal e eu na verdade acho que eles nunca pensaram que a banda atingiria o sucesso que atingiu. Então como líder da banda, foi uma decisão difícil, mas que tinha que ser tomada e foi para o melhor não só da banda como dos músicos e hoje Tuomo Lassila é um respeitável percussionista na Orquestra Sinfônica. Ainda hoje eu olho para aquela época com certa nostalgia, certa inocência. Não havia grandes contratos ou empresários fungando meu pescoço para promover um trabalho que chegaria ao sucesso rapidamente. Nós tocávamos para platéias muito pequenas, às vezes para 7 pessoas, mas isso não importava porque era divertido e havia amizade também".
"Quando Timo Kotipelto, Jens Johansson e Jörg Michael entraram na banda, eu sabia que havia encontrado a formação que nos levaria ao topo com esse tipo de música. A única coisa com a qual me preocupava na verdade é que eu era o único na banda que tinha uma visão espiritual sobre a vida e que por isso eu escrevia músicas sobre amor, paz, irmandade universal desde que era um adolescente. Mas eu não me importei muito com esse fato já que pensava que eu seria capaz de expressar essa mensagem de qualquer forma, porque é uma mensagem forte que culmina no símbolo ‘Fleur De Lys’ que significa e representa para mim a espiritualidade e todos aqueles valores humanos sobre os quais eu tenho escrito. Naquele momento eu não havia ainda entendido que como vários outros que percorreram este caminho eu enfrentaria ódio. Agora eu estou consciente, mas isso só faz a mensagem mais forte, então você tem que aprender a olhar o mal olho no olho e rir. Eu encontrei aquele símbolo em 1992 e coloquei-o na capa do meu primeiro disco solo e 5 anos mais tarde no logo do STRATOVARIUS e agora ele me acompanha em minha nova banda REVOLUTION RENAISSANCE."
Leia o texto completo em www.timotolkki.com.
Stratovarius - Os problemas de Timo Tolkki contra a banda
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu revela por que Guns N' Roses tocou no Maranhão
Turnê sul-americana do Drowning Pool é cancelada por conta da baixa venda de ingressos
A banda onde Dave Grohl foi apenas um CLT e com isto ele recuperou o tesão pela música
Jason Newsted está ansioso pela temporada do Metallica no The Sphere
A música que resume o que é o Red Hot Chili Peppers, de acordo com Flea
Luis Mariutti participará de show que Angra fará em celebração a "Holy Land"
Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
A reação de Kiko Loureiro após Mike Terrana postar vídeo tocando hit de Roberto Carlos
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
O rockstar que não fez teste para o Van Halen: "Eu arreguei, eu era baixo e pequeno"
As bandas seminais de rock que Sting abominava; "eu simplesmente odiava"
Eric Clapton regravou duas do guitarrista, mas na terceira ele titubeou; "muito intimidadora"
O disco do Pantera pelo qual Vinnie Paul gostaria de ser lembrado
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
João Gordo anuncia rifa com disco do Iron Maiden autografado por Bruce Dickinson
O hit de Renato Russo que critica religião evangélica: "Falar mal de Nossa senhora?"
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Jimmy Page
As três faixas do aclamado "Black Album" que James Hetfield não gosta
Stratovarius: Timo Tolkki detona a formação atual
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
Fotos de Infância: Bon Scott, do AC/DC
Bon Jovi: A grande diferença entre eles e o Guns N' Roses, segundo Jon Bon Jovi
A lenda do rock nacional criticada: "Você faz churrasco melhor do que sola guitarra"
Vícios: As 10 melhores músicas sobre drogas
