A canção que salvou o Aerosmith, apesar deles não acreditarem no potencial dela
Por Bruce William
Postado em 06 de outubro de 2024
O Aerosmith começou sua carreira em Boston, nos anos 1970, quando a banda, formada por Steven Tyler (vocal), Joe Perry (guitarra), Tom Hamilton (baixo), Joey Kramer (bateria) e Brad Whitford (guitarra) chamou a atenção com seu som misturando rock, blues e uma energia crua e visceral. Seu primeiro álbum, "Aerosmith", foi lançado em 1973 pela Columbia Records, mas não obteve o sucesso esperado logo de cara. Mesmo contendo a faixa "Dream On", que mais tarde se tornaria um clássico, o disco teve vendas modestas, o que deixou a gravadora insatisfeita com o desempenho comercial do grupo.
Aerosmith - Mais Novidades
Diante das baixas vendas, a Columbia Records cogitou rescindir o contrato do Aerosmith, temendo que a banda não tivesse futuro no mercado.
No entanto, o empresário Frank Connelly acreditava no potencial do conjunto e insistiu para que "Dream On" fosse lançada como single. Com o apoio de Connelly e relançamentos da canção em 1975, "Dream On" finalmente ganhou força, ajudando a aumentar a popularidade do grupo, que lançou seu segundo álbum, "Get Your Wings" de 1974, e aos poucos começou a ganhar popularidade, especialmente com o lançamento de "Toys in the Attic" em 1975, consolidando-se como uma das maiores bandas de rock dos Estados Unidos.
Curiosamente "Dream On", que já ultrapassou um bilhão de streamings no Spotify a princípio, não foi encarada por Steven Tyler e Joe Perry como um potencial hit, apesar do vocalista e autor dela, ter admitido que é uma canção tão emotiva sobre solidão que ele chegou a chorar quando estavam produzindo: "Quando a transpus para a guitarra, Joe tocou as notas certas, e Brad [Whitford] tocou a mão esquerda na guitarra. Sentado lá trabalhando na guitarra e no piano, fiquei um pouco melodramático. A música era tão boa que trouxe uma lágrima aos meus olhos."
Conforme relata o Songfacts, o pai de Tyler era um músico com formação clássica, e quando Steven tinha três anos, costumava se deitar embaixo do piano para ouvi-lo tocar. No livro "Does The Noise In My Head Bother You?", Tyler conta: "Foi ali que encontrei os acordes de 'Dream On'". E sobre o significado da música, Steven diz: "É sobre a fome de ser alguém: Sonhe até que seus sonhos se realizem. Essa música resume toda a merda que você aguenta quando está em uma nova banda. A maioria dos críticos detonou nosso primeiro álbum e disse que estávamos copiando os Stones. Esse é um bom termômetro para minha raiva contra a imprensa, que eu ainda tenho. 'Dream On' surgiu quando eu estava tocando piano, por volta dos 17 ou 18 anos, e eu não sabia nada sobre escrever uma música. Era apenas um pequeno soneto que comecei a tocar um dia. Nunca pensei que se tornaria uma música de verdade", revela Steven, admitindo que não enxergava um grande potencial naquela melodia.
Joe Perry também não gostou da música, a princípio, conforme ele relatou para a revista Classic Rock em 2002: "Naquela época, você se destacava tocando ao vivo. E, para mim, Rock 'N' Roll é sobre energia e fazer shows, essas eram as coisas que me atraíam, mas 'Dream On' era uma balada. Eu não apreciava muito a musicalidade dela na época, mas sabia que era uma ótima música, então a incluímos no nosso repertório. Também sabíamos que, se você fizesse apenas Rock 'N' Roll puro não tocaria nas rádios, e se você quisesse um sucesso no Top 40 a balada era o caminho a seguir. Não sei se realmente a gente tocava ela muito ao vivo, naquela época a gente só tinha meia hora para se apresentar, então não era comum tocar músicas lentas. Então, não foi até depois de ela se tornar um single que começamos a tocá-la de verdade."
"Dream On" se tornou tão marcante na história do Aerosmith, que ela foi usada no texto em que a banda anunciou sua despedida dos palcos, em agosto de 2024, a sua despedida dos palcos: "Estamos imensamente gratos a todos que estavam empolgados para cair na estrada conosco uma última vez. Gratos à nossa equipe de especialistas, à nossa equipe incrível e às milhares de pessoas talentosas que tornaram possíveis nossas turnês históricas. E um agradecimento final a vocês - os melhores fãs do planeta Terra. Toquem nossa música bem alto, agora e sempre. 'Dream On'. Vocês realizaram nossos sonhos".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Queen oferece presente de Natal aos fãs com a faixa inédita "Polar Bear"
Gene Simmons relembra velório de Ace Frehley e diz que não conseguiu encarar o caixão
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
A cena que Ney Matogrosso viu no quartel que o fez ver que entre homens pode existir amor
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"

O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Site diz que riff do Metallica "lembra demais" música do Aerosmith
Da irritação aos impostos: a origem caótica de "Seasons of Wither", do Aerosmith
O clássico imortal do Aerosmith que fez Steven Tyler chorar
O pouco lembrado membro do Aerosmith que Joe Perry e Steven Tyler acham muito bom
A curiosa relação entre título de clássico do Aerosmith e "Os Três Patetas"
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
O maior álbum ao vivo de todos os tempos para Slash, e que agora nunca mais teremos
Steven Tyler: "Há álbuns que prefiro esquecer"


