Stratovarius: novo guitarrista e possível mudança de nome
Por Gustavo Silveira Moraes e Dárcio de Souza
Fonte: Soundi Magazine
Postado em 25 de agosto de 2008
Os membros remanescentes do STRATOVARIUS, Timo Kotipelto (vocal), Jens Johansson (teclado), Lauri Porra (baixo) e Jörg Michael (bateria), anunciaram que foi recrutado o guitarrista finlandês Matias Kupiainen para substituir Timo Tolkki.
Matias, nascido em Helskinki há 25 anos atrás, está no momento finalizando dois projetos solo: FIST IN FETUS e SHRED CIRCUS. Mais detalhes sobre o músico podem ser vistos em www.myspace.com/matiaskupiainen.
Kotipelto disse que Matias é provavelmente o guitarrista mais indicado para assumir o posto. Ele também confirmou o rumor de que Tuomas Wäinölä, de sua banda solo KOTIPELTO, foi cogitado para a vaga. No entanto, a idéia foi rejeitada de cara, pois isso poderia significar a junção das duas bandas (Lauri toca baixo nos dois grupos e Jens Johansson substitui Janne Wirman do KOTIPELTO de vez em quando).
Kotipelto corrige alguns rumores que surgiram sobre Tolkki:
1) Ao contrário do que Tolkki disse, não haverá outro lançamento de álbum do STRATOVARIUS que apresentava a formação antiga da banda.
2) A ligação da banda com a Sanctuary não vale 3 milhões de dólares, valor que Tolkki disse estar no contrato.
3) A relutância de Kotipelto fazer uma turnê de despedida do STRATOVARIUS não vem de nenhum ressentimento com Tolkki, mas pelo fato de que, sem consultar ninguém, Tolkki decidiu sozinho que a turnê de despedida deveria ser feita com Jari Kainulainen, não com Lauri Porra, no baixo.
No entanto, a atitude de Kotipelto diante de Tolkki na entrevista à revista Soundi, fonte de todas estas informações, é muito respeitosa. Ele diz que Tolkki fez um grande número de excelentes letras de power metal e foi o líder do STRATOVARIUS por muitos anos pela sua habilidade como produtor e compositor.
Kupiainen e Kotipelto descreveram o novo material à Soundi como mais agressivo e progressivo do que o último álbum feito com Tolkki no comando. Eles estão procurando apresentar as coisas a Jörg Michael em setembro, quando os ensaios reiniciarão e talvez a gravação para o novo lançamento.
Até agora, o nome em questão está para ser decidido, a situação é a mesma de alguns meses atrás - os caras ainda não decidiram se continuarão usando o nome STRATOVARIUS na banda. Alguns integrantes querem continuar, alguns não querem, alguns optariam pela abreviatura STRATO, e para alguns não faz a mínima diferença.
Abaixo as primeiras fotos divulgadas com o guitarrista Matias Kupiainen (à esquerda).
Stratovarius - Os problemas de Timo Tolkki contra a banda
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Integrantes do Moonspell são presenteados com camisas da Portuguesa de Desportos
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora
Andreas Kisser afirma que irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
Eagles: o significado da clássica "Hotel California"
A música do Metallica que fez James Hetfield e Jason Newsted virarem amigos
Avenged Sevenfold: Curiosidades sobre a banda que talvez você não saiba

Stratovarius: Timo Tolkki detona a formação atual
Refrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/Metal
Jared Leto: a reação ao se ver no papel do Coringa
Paul Di Anno: Qual a opinião dele sobre os vocais de Bruce Dickinson?
O hit do Pink Floyd que foi última canção escrita por Roger Waters e David Gilmour juntos
Red Hot Chili Peppers: as melhores músicas segundo o Loudwire
Como seguir Whiplash.Net por RSS?



