Timo Tolkki: "o Stratovarius não existirá mais em 5 anos"
Por Samuel Coutinho
Fonte: rockoverdose.gr
Postado em 12 de fevereiro de 2012
A Rock Overdose grega conduziu uma entrevista recente com o guitarrista finlandês Timo Tolkki (STRATOVARIUS, REVOLUTION RENAISSANCE, SYMFONIA). Alguns trechos da conversa seguem abaixo.
Rock Overdose: Você anunciou sua aposentadoria após o fato de que o Symfonia não continuaria mais como uma banda, e vários fãs ficaram surpresos com isso. Qual é a história por trás disso?
Timo: Eu simplesmente disse que na atual situação do mercado, não é possível ganhar uma renda por ser um músico profissional. Minha carreira se estendeu por mais 20 anos no Stratovarius e mais alguns outros trabalhos. Então foi uma simples decisão racional. Vamos ver mais bandas deste tipo caindo nos próximos 3 ou 5 anos, simplesmente porque as gravadoras estão morrendo e a situação está piorando. Foi a mesma situação com o Revolution Renaissance. Em primeiro lugar a música está se tornando chata e previsível e em segundo lugar, está morrendo.
Rock Overdose: Então, eu suponho que você irá se concentrar em sua carreira solo a partir de agora?
Timo: Eu não sei, cara. A mesma situação aplica-se em uma possível carreira solo. Neste momento, eu não estou fazendo nada e talvez nunca vou gravar mais nada para fins comerciais. Nós teremos que ver o que acontecerá nos próximos anos.
Rock Overdose: O seu último álbum solo foi lançado em 2008, uma ópera-rock, "Saana - Warrior of Light Pt 1". Podemos esperar por uma "Parte 2" agora ou...?
Timo: "Saana" foi um álbum divertido de se fazer, pela primeira vez experimentei três vocalistas que cantam uma história. Foi muito, muito mais barato, mas ainda não mostra a minha principal mensagem, a minha filosofia de vida. Eu realmente não acho que haverá uma parte 2, mas se eu for gravar alguma coisa ainda, tenho certeza de que poderia ser algo mais rock ou talvez mais metal com algum conceito e mais dinâmica.
Rock Overdose: Existem alguns rumores de que alguns antigos membros do Stratovarius formariam um grupo chamado STRATO. Será que se eles te procurassem para tocar, você pensaria em fazê-lo?
Timo: Sim, é verdade. Nós nos encontramos muitas vezes nos últimos dois anos. Eu, Tuomo Lassila (membro fundador do Stratovarius) e Antti Ikonen fomos ver "The Wall" de Roger Waters, em Helsinki juntos. Nós conversamos sobre fazer um álbum chamado "Return to Dreamspace". Escrevi para o Stratovarius e perguntei se poderia usar o nome para este álbum, porque existe um membro fundador da banda envolvido e quem inventou o nome. Recebemos uma carta do advogado deles dizendo que seríamos processados imediatamente se usássemos o nome. Isso só mostra o quanto é triste ver que uma banda que já teve vida e alma e que agora é apenas uma franquia simples. Uma máquina de fazer dinheiro, exceto que a situação da indústria está afetando eles também. Jörg Michael (baterista) decidiu deixar a banda porque ele não estava mais gostando do tipo de música que o grupo estava fazendo. Agora ele deve estar tocando em alguma banda grega, eu acho. O Stratovarius não existirá mais dentro de cinco anos.
Leia a entrevista completa no Rock Overdose:
http://rockoverdose.gr/news_details.php?id=9333
Stratovarius - Os problemas de Timo Tolkki contra a banda
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
A melhor música do "Black Album", do Metallica, segundo a Metal Hammer
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
A lenda do rock que Elvis Presley admirava: "Vamos aos fatos, não consigo cantar como ele"
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
Roland Grapow confirma show no Brasil celebrando 30 anos de "The Time of the Oath" (Helloween)
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Sascha Paeth: o guitarrista alemão que se apaixonou pelo Brasil
O ponto alto do Angra com Fabio Lione nos vocais, segundo Mayara Puertas
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Kiko Loureiro não está voltando ao Angra, afirma Rafael Bittencourt
O subgênero do rock que Freddie Mercury desprezava: "Montanha de besteira"
"Danem-se Elvis e Keith Richards", diz Dave Grohl, ao apontar o "verdadeiro rei do Rock'n'Roll"
Nightwish: a sincera opinião da ex-vocalista Anette Olzon sobre atual som da banda

Stratovarius: Timo Tolkki detona a formação atual
O que os fãs de rock e suas vertentes pedem para beber em um bar?
Regis Tadeu explica por que shows do Metallica são melhores que shows do Iron e Kiss
O que significa "O Verme Passeia na Lua Cheia" do Secos e Molhados
Max Cavalera: "Deveríamos ter demitido aqueles dois e mantido o nome"
Demissão de Joey Jordison foi a decisão mais difícil da carreira do Slipknot



