Confira mais detalhes das audições dos bateristas que fizeram teste para o Dream Theater
Por Kako Sales
Fonte: Blabbermouth.Net
Postado em 25 de abril de 2011
Conforme já publicamos, o primeiro de uma série de webisodes os quais os gigantes do metal progressivo do DREAM THEATER compartilham com os fãs alguns momentos do intenso processo, juntamente com o prazer musical, que passaram para escolher o novo baterista, pode ser visto abaixo.
Pouco mais de um mês após a súbita saída do baterista original, Mike Portnoy do DREAM THEATER, a banda passou três por três dias de audições na cidade de Nova York. Após um período incrível e produtivo, a banda tocou, fez jam sessions e conversou francamente com sete dos maiores bateristas do mundo, os conhecendo musicalmente, pessoalmente e profissionalmente, e avaliando a incrível categoria de cada baterista com a sonoridade prog-rock que é marca registrada da banda.
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Os membros do DREAM THEATER têm sido extremamente sensíveis ao fato de que essa não é somente uma monumental decisão em suas próprias vidas, mas também um momento crítico nas vidas de cada um de seus fãs ao redor do mundo. "A saída de nosso amigo e companheiro de banda de longa data foi inesperada e realmente dolorosa", disse o guitarrista John Petrucci. "O fato que, como resultado daquele acontecimento, fomos apresentados a sete bateristas infinitamente capazes e singularmente talentosos foi animador".
Os sete bateristas a seguir fizeram parte do processo de audição do DREAM THEATER:
* Aquiles Priester (39 anos) (ANGRA, PAUL DI'ANNO) (N. do T.: Baterista e mainman do HANGAR)
* Peter Wildoer (36 anos) (DARKANE)
* Marco Minnemann (40 anos) (KREATOR, NECROPHAGIST, EPHEL DUATH, JOE SATRIANI)
* Virgil Donati (52 anos) (PLANET X, SEVEN THE HARDWAY)
* Derek Roddy (38 anos) (HATE ETERNAL, NILE, TODAY IS THE DAY)
* Mike Mangini (48 anos) (STEVE VAI, EXTREME, ANNIHILATOR)
* Thomas Lang (43 anos) (JOHN WETTON, ROBERT FRIPP, GLENN HUGHES)
Peter Wildoer comentou: "Minha audição começou com duas jam sessions onde nós configuramos os volumes para os fones de ouvido e sentimos um ao outro – musicalmente falando. ;-) Em seguida, tocamos as três músicas que eles me mandaram. Acho que vocês vão saber quais foram as músicas no próximo episódio do vídeo do DREAM THEATER. Por fim, eles quiseram experimentar algumas novas idéias. Isso foi DIFICÍLIMO! As idéias eram tempos quebrados esquisitos e com absolutamente nenhuma nota no mesmo compasso. Idéias muito legais, e eu fiquei por bastante tempo com elas na cabeça depois disso. Se essas idéias terminarem entrando no novo álbum do DREAM THEATER, ele vai ser PROG! :-) Todos os bateristas usaram o mesmo kit, sim. As audições aconteceram em Nova York, então sem chance de trazer o meu. Tivemos tempo mais do que suficiente para montar a bateria do jeito que quiséssemos. Havia também um drum tech que nos ajudou. Não tive problemas, já que estou acostumado a tocar com kits alugados, etc, quando estou em turnê."
Derek Roddy falou: "Nós fizemos jams por um tempo… Foi legal, mas o ambiente (fones de ouvido, filmagem, etc…) não está inclinado a muitos momentos de criatividade… Mais o fato de que esses caras estavam tentando fazer jams em andamentos quebrados, etc. Depois eles tocaram alguns riffs para ver a velocidade com que eu podia executar coisas complexas. Isso foi divertido, mas ao mesmo tempo, eu podia dizer que eles estavam procurando por um cara que vai vir e gravar um álbum inteiro sob holofotes. Eu nunca quis trabalhar desse jeito, já que acredito que se a indústria (precisa lançar um álbum rapidamente) atropelando a visão musical (demorando para criar o melhor que você pode), então por fim isso direciona onde a banda termina no futuro. Gosto de sentar com os riffs por alguns dias no mínimo e criar a melhor parte possível (diferente da escolha automática). No que tange à transparência da banda com os fãs, tenho certeza que eles querem isso, mas há algumas questões legais que precisam ser resolvidas e que requerem cuidado sobre o que ‘pode ser dito ou anunciado’. Tenho certeza de que (os fãs) podem imaginar. E tenho certeza de que eles sabiam quem eles queriam antes mesmo dessas audições serem pensadas. Uma coisa que foi dita abertamente a mim foi: ‘Quem quer que seja, será uma escolha dos fãs, alguém com quem os fãs estejam completamente felizes’. Eu estive muito ocupado durante esse período… Apenas algumas semanas para aprender uma música de 20 minutos, uma balada e uma música bastante técnica com 30 mudanças dentro de um espaço de três minutos! Haha."
Foto da chamada: Denis Azevedo
Dream Theater: a saída de Mike Portnoy
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