RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Stamp
Hardcore Superstar

Viper: Felipe Machado comenta sobre Chorão

Por André Nascimento
Fonte: Blog Palavra de Homem
Postado em 10 de março de 2013

Guitarrista do VIPER (e jornalista) Felipe Machado escreveu um post sobre a morte de Chorão em seu blog Palavra de Homem. Segue abaixo o post na íntegra.

Viper - Mais Novidades

Hoje só os loucos choram

Conheci o Chorão há muito tempo, mas não posso dizer que éramos amigos. Conhecidos, talvez, no máximo colegas do meio musical. Em 1993, sua banda de rock pesado abriu um show do Viper em Santos. Lembro que fiquei impressionado com a energia do cara, ele pulava como um louco, se jogava no chão, falava sem parar, era uma loucura. Era nitidamente um cara carismático que faria sucesso de qualquer maneira. E a sua maneira. A banda ainda não era o Charlie Brown Jr., provavelmente um embrião daquela que viria a ser uma das bandas mais bem sucedidas do rock brasileiro nos anos 90.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Todo mundo sabe que Chorão era um cara polêmico, se envolveu em várias confusões. Mas acho que agora não é a hora de lembrar disso. É hora de lembrar do que realmente fica: a obra do cara, as músicas que ele fez, a alegria que levou a seus milhares de fãs. Por mais que você não seja fã do Charlie Brown Jr. ou do Chorão, o que é a mesma coisa, é inegável reconhecer que ele era uma voz extremamente influente para muita gente, principalmente para os adolescentes ligados ao rock ‘n’ roll e aos esportes radicais, como o surfe e o skate.

Chorão foi um porta-voz informal de uma geração que nunca chegou a seguir uma ideologia específica, mas uma série de padrões de comportamento fragmentados. Essa geração, no entanto, identificava-se de maneira intensa com a forma de Chorão pensar e se expressar em relação a vários temas: a importância de se levar uma vida com atitude, a força de quem acredita em seus sonhos, o espírito honesto – e heroico – de quem vence um dia após o outro. Chorão cantou isso nos palcos, e os fãs ecoavam suas palavras nas arenas e estádios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em relação ao som, confesso que nunca fui grande fã da banda, não era meu estilo. Mas há um lado muito positivo em ser uma pessoa sem radicalismos ou compromissos com ninguém: só assim é possível aproveitar o que o mundo oferece de melhor, sem ficar preso a amarras invisíveis que limitam a nossa existência.

Digo isso para justificar o tom deste homenagem que faço ao Chorão, ao usar a letra de uma música dele que pode soar bem ingênua à primeira vista, mas que pode trazer também uma leitura bastante profunda. Aposto que há vários outros exemplos mais radicais, mais roqueiros… mas resolvi escolher apenas esta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - DEN
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Até porque eu realmente gostava dessa música, ‘Me Encontra’. Confesso que ela me chamou a atenção quando a ouvi no rádio (olha aí o lado positivo de não ser tão radical). Não pelo ritmo da bateria ou pela melodia da guitarra, gostei foi mesmo a letra. Sei que isso é difícil de acreditar, até porque não apenas o Charlie Brown Jr., mas a maioria das bandas dessa geração se preocupa mais com a energia da música do que com a letra.

‘Me Encontra’ é uma letra simples sobre um cara que vai sair na balada à procura de um amor; ele ‘espera há tanto tempo e ainda não rolou’, e por aí vai. O que me chamou a atenção nessa música não foi nenhuma frase em especial, apenas o simples jogo de palavras cantado no refrão:

"Me encontra… ou deixa eu te encontrar…"

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Vamos pensar no que a formulação realmente significa: esse personagem, um jovem que nunca amou, está pedindo para alguém encontrá-lo, para alguém amá-lo. Na verdade, ele está implorando para ser escolhido. E ele tem esperança de que isso aconteça ‘hoje, nessa noite, porque espera há tanto tempo e ainda não rolou’. Ou seja, no fundo, esse garoto que sai na balada, louco para ‘pegar’ alguém, não é nada mais que um romântico à moda antiga: ele quer apenas amar e ser amado.

Há uma variável que expõe ainda mais sua fragilidade: se a garota não conseguir encontrá-lo, se ela não tiver a sensibilidade necessária para reconhecê-lo como um cara legal no meio dessa balada tão cheia de rostos parecidos, que pelo menos ela permita que ele a escolha, que ela lhe dê uma chance para que ele possa mostrar quem verdadeiramente ele é. Na clássica metáfora – que trata o amor como algo religioso –, o que ele espera é apenas um sinal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

É de uma simplicidade enorme, mas, ainda assim, poeticamente arrebatador: em qualquer idade, a única coisa realmente importante para os nossos corações é a esperança de que o amor possa surgir hoje à noite.

Não sei se Chorão chegou a ‘encontrar alguém’, nem sei se alguém chegou a ‘encontrá-lo’. Só sei que ele deixa uma obra única na música brasileira. Deixa também um filho, uma família. E milhares de fãs órfãos de um líder improvável que os empurrava para frente, apesar dos problemas que vida inevitavelmente traz.

Em uma de suas músicas, Chorão cantou ‘Só os Loucos Sabem’. Se os loucos são aqueles que lutam para terem suas vozes ouvidas, suas opiniões levadas a sério, seu estilo de vida respeitado… Então podemos dizer que hoje, infelizmente, só os loucos choram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - DEN
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Morte de Chorão

Charlie Brown Jr: vocalista Chorão é encontrado morto

Charlie Brown Jr: "apesar das brigas, ainda éramos amigos"

Chorão: "seu legado será eterno", diz Tico Santa Cruz

Chorão: mãe do cantor ainda não sabe de sua morte

Chorão: vocalista faria 43 anos em abril; velório será aberto

Chorão: T4F emite nota de condolência pela morte do músico

Guns N' Roses: mensagem sobre Chorão no Facebook oficial

Charlie Brown Jr: João Gordo relembra entrevista com Chorão

Chorão: artistas comentam a perda ao Guitar Talks

Charlie Brown Jr: integrantes lamentam morte de Chorão

Descanse em paz, Chorão... se deixarem...

Charlie Brown Jr: mensagem da família de Chorão no site oficial

Charlie Brown Jr: ouça música inédita com clima de despedida

Charlie Brown Jr: Frejat comenta sobre morte de Chorão

Chorão: morto desde meio-dia de 3ª feira, segundo delegado

Nasi: "Chorão foi o maior roqueiro de sua geração"

Chorão: skate enterrado junto ao corpo; ele terá monumento

Ideologia Rock: R.I.P. Alexandre Magno Abrão, o Chorão

Charlie Brown Jr.: corpo de Chorão será cremado após laudos

Raimundos: Digão e Canisso comentam sobre Chorão

Chorão: ex-esposa diz que perdeu a guerra para a cocaína

Chorão: por que tamanha repercussão?

Chorão: Tico Santa Cruz solta o verbo à sociedade hipócrita

Charlie Brown Jr: EMI anuncia relançamento dos primeiros álbuns

Chorão: cantor usava cocaína de 3 em 3 dias, segundo ex

O Rappa: veja homenagem da banda ao vocalista chorão

Chorão: família convida parentes e amigos para missa de 7º dia

Chorão: vereador de Florianópolis diz que músico "já vai tarde"

Charlie Brown Jr: Chorar Pelo Chorão?

Charlie Brown Jr: overdose matou Chorão, diz laudo divulgado hoje

Chorão: show beneficente na data do aniversário

Charlie Brown Jr: membros anunciam nova banda, A Banca

Charlie Brown Jr.: mãe de Chorão acusa neto de abandono

Charlie Brown Jr.: mãe de Chorão reclama do tratamento que vem recebendo

Fresno: "Chorão foi o último grande astro do rock nacional"

Todas as matérias sobre "Morte de Chorão"
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Finally Home

Andre Matos: Entrevista de 2004 no "De Frente Com Gabi"


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | Andre Facchini Medeiros | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Jesus Leitão Souza | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Roberto Andrey C. dos Santos | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre André Nascimento

Colaborador sem descrição cadastrada.
Mais matérias de André Nascimento.