Ideologia Rock: R.I.P. Alexandre Magno Abrão, o Chorão

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por David Oaski, Fonte: Ideologia Rock
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


A essa altura, você já deve ter recebido uma enxurrada de notícias falando sobre a morte do vocalista do Charlie Brown Jr., Alexandre Magno Abrão, o Chorão, encontrado morto em seu IOdeapartamento na cidade de São Paulo ontem, dia 06/03/13.
1234 acessosCharlie Brown Jr: ouça Chorão & Cia tocando Jimi Hendrix5000 acessosCarlos Eduardo Miranda: "Um monte de roqueirinho que só quer ser da Globo"

Fiquei chocado com a notícia e achei melhor aguardar ao menos um dia para tentar organizar os pensamentos e prestar uma merecida homenagem a um cara que com sua música esteve presente em diversos momentos da minha vida.

Através do Charlie Brown, a voz de Chorão foi trilha sonora constante na minha adolescência e de grande parte da minha geração e está intrinsecamente ligado a boas recordações, momentos divertidos e shows inesquecíveis.

Suas letras podem ser consideradas pelos intelectuais, muito singelas ou voltadas aos adolescentes, mas é inegável que o cara tinha o poder de organizar as letras e melodias da banda e transformá-las em grandes hits, sendo uma das últimas bandas a atrair público de fora do circuito do rock a comprar seus álbuns e ir aos shows. Sobre influência forte do punk rock e do rap, Chorão sempre falou sobre a realidade nua e crua das ruas, diversão, mulheres, putaria, skate, diversão, etc, enfim tudo que aqueles que têm espírito jovem são apaixonados.

Chorão definitivamente tinha o espírito jovem, não tendo deixado morrer aquele pavio de revolta e inconformismo adolescente metendo o foda-se para tudo e para todos. Infelizmente os abusos desse estilo de vida extremo acabaram por lhe custar a vida.

Por ser do Guarujá, sempre tive muito orgulho da postura do cara, de sempre lembrar de suas origens caiçaras, do estilo de vida desleixado, do jeito de se vestir, de se comportar, da forma como ele dava entrevistas. Enfim, minha formação foi muito influenciada pela geração do rock dos anos 90, com Charlie Brown Jr., Planet Hemp, Raimundos, ainda pegando um pouco de Detonautas e CPM 22. Goste ou não, os caras tinham personalidade e o som era muito honesto e divertido.

Nesses últimos discos da banda fiquei com a impressão de que eles vinham seguindo uma certa fórmula, com baladinhas certeiras para tocar na rádio FM e virar hit de citações em redes sociais, mais ou menos na linha do que o Capital Inicial fez depois do Acústico Mtv. Mesmo assim sempre respeitei a banda e continuei ouvindo meio que por osmose. Com a volta dos integrantes originais Champignon e Marcão fiquei com a esperança de que voltassem a velha forma, mas infelizmente não saberemos o que viria a seguir.

É curioso ver que um cara como o Chorão, popular, idolatrado por no mínimo duas gerações, ficar deprimido, se sentir sozinho e quebrar emocionalmente. Esse fato leva a uma reflexão inevitável de que isso pode acontecer com qualquer um e que definitivamente essas doenças que influem o nosso lado psicológico são o mal da nossa geração.

Ao invés de cultivar essa lembrança triste do fim da vida do cara, levarei a lembrança de toda destreza do cara comandando a plateia e de todas as letras e mensagens de positividade deixadas ao longo dos vinte anos de banda.

Descansa em paz Chorão.

David Oaski

Disponível também em: http://rockideologia.blogspot.com/2013/03/rip-chorao.html

Curtam: facebook.com/IdeologiaRock

5000 acessosCharlie Brown Jr: vocalista Chorão é encontrado morto5000 acessosCharlie Brown Jr: "apesar das brigas, ainda éramos amigos"5000 acessosChorão: "seu legado será eterno", diz Tico Santa Cruz5000 acessosChorão: casa revirada e cocaína em cima da mesa?5000 acessosChorão: mãe do cantor ainda não sabe de sua morte4565 acessosChorão: vocalista faria 43 anos em abril; velório será aberto3058 acessosChorão: T4F emite nota de condolência pela morte do músico5000 acessosCharlie Brown Jr: João Gordo relembra entrevista com Chorão5000 acessosChorão: artistas comentam a perda ao Guitar Talks5000 acessosCharlie Brown Jr: integrantes lamentam morte de Chorão5000 acessosChorão: veja fotos do apartamento onde o músico morreu5000 acessosDescanse em paz, Chorão... se deixarem...5000 acessosCharlie Brown Jr: mensagem da família de Chorão no site oficial5000 acessosCharlie Brown Jr: ouça música inédita com clima de despedida5000 acessosCharlie Brown Jr: Frejat comenta sobre morte de Chorão5000 acessosChorão: morto desde meio-dia de 3ª feira, segundo delegado5000 acessosNasi: "Chorão foi o maior roqueiro de sua geração"5000 acessosChorão: skate enterrado junto ao corpo; ele terá monumento5000 acessosCharlie Brown Jr.: corpo de Chorão será cremado após laudos5000 acessosRaimundos: Digão e Canisso comentam sobre Chorão5000 acessosChorão: ex-esposa diz que perdeu a guerra para a cocaína5000 acessosChorão: por que tamanha repercussão?5000 acessosRodolfo Abrantes: Chorão sabia que precisava de Deus5000 acessosChorão: Tico Santa Cruz solta o verbo à sociedade hipócrita5000 acessosViper: Felipe Machado comenta sobre Chorão5000 acessosChorão: apresentador maranhense confunde tudo em homenagem3835 acessosCharlie Brown Jr: EMI anuncia relançamento dos primeiros álbuns5000 acessosChorão: cantor usava cocaína de 3 em 3 dias, segundo ex3173 acessosO Rappa: veja homenagem da banda ao vocalista chorão1726 acessosChorão: família convida parentes e amigos para missa de 7º dia5000 acessosChorão: vereador de Florianópolis diz que músico "já vai tarde"5000 acessosCharlie Brown Jr: Chorar Pelo Chorão?5000 acessosCharlie Brown Jr: overdose matou Chorão, diz laudo divulgado hoje2544 acessosChorão: show beneficente na data do aniversário5000 acessosCharlie Brown Jr: membros anunciam nova banda, A Banca5000 acessosCharlie Brown Jr.: mãe de Chorão acusa neto de abandono5000 acessosChorão: Médium teria psicografado poesia do vocalista?5000 acessosCharlie Brown Jr.: mãe de Chorão reclama do tratamento que vem recebendo3712 acessosFresno: "Chorão foi o último grande astro do rock nacional"5000 acessosCharlie Brown Jr: dois anos depois, viúva fala sobre o vício de Chorão

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 08 de março de 2013

Charlie Brown JrCharlie Brown Jr
Ouça Chorão & Cia tocando Jimi Hendrix

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Charlie Brown Jr"

Charlie Brown JrCharlie Brown Jr
Chorão ia para hotel consumir drogas, diz viúva

Charlie Brown JrCharlie Brown Jr
Esposa diz que Champignon foi vítima de espíritos

ChorãoChorão
Cantor "reaparece" em show do Detonautas

0 acessosTodas as matérias da seção Opiniões0 acessosTodas as matérias sobre "Charlie Brown Jr"

MirandaMiranda
"Um monte de roqueirinho que só quer ser da Globo"

MotorheadMotorhead
"Radiohead e Coldplay não são rock"

Separados no nascimentoSeparados no nascimento
Andre Matos e Steve Perry

5000 acessosMegadeth: fã tem siricutico ao encontrar Mustaine; veja vídeo5000 acessosThin Lizzy, Metallica: A história de "Whiskey in the Jar"5000 acessosNo alto do castelo há uma linda princesa...5000 acessosMegadeth: as 10 melhores músicas com Nick Menza5000 acessosAC/DC: Axl diz que namorada obrigava Slash a ouvir a banda5000 acessosDream Theater: quando um tecladista autografa uma guitarra

Sobre David Oaski

David Oaski é editor do blog Ideologia Rock, colunista do site Stereo Pop Club e colabora frequentemente com os sites Galeria Musical e Whiplash, além de já ter escrito para outras plataformas online. Amante de música (principalmente rock) independente de rótulos, escreve por hobby e para exercitar o senso crítico.

Mais matérias de David Oaski no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online