Jeff Hanneman: picada de aranha não teria sido causa da morte
Por Felipe Mascarenhas
Fonte: ABC News
Postado em 05 de maio de 2013
A morte de Jeff Hanneman, co-fundador do SLAYER, por insuficiência hepática, na quinta-feira, ainda está cercada por certo mistério, mas isso não impediu que fãs especulassem sobre o motivo da falência do seu fígado, quando Jeff tinha apenas 49 anos. Uma das teorias mais dramáticas que rondam o Twitter e a mídia é que foi a picada de aranha de dois anos atrás que levou a uma infecção e, por fim, à sua morte.
Não é bem assim, dizem especialistas.
Alega-se que o episódio da picada da aranha tenha acontecido em 2011. Foi então que Hanneman deixou os palcos, tendo contraído fasciite necrosante, comumente chamado de bactéria comedora de carne.
Médicos, porém, dizer que é improvável que uma infecção tão antiga tenha levado Hanneman à insuficiência hepática - e que a suposta picada de aranha pode nunca ter acontecido (a porta-voz do SLAYER Heidi Robinson-Fitzgerald disse que a banda não vai, no momento, revelar novas informações sobre a saúde de Hanneman e que está consultando médicos pra que seja determinada a causa da falência do seu fígado.)
Doutor William Schaffner, um especialista em doenças infecciosas e presidente de Medicina Preventiva no Centro Médico da Universidade de Vanderbilt (n.t. em Nashville, Tennessee), disse que apesar das feridas causadas pela infecção - fisioterapia e cirurgias no braço - a infecção não teria durado por tanto tempo.
Hanneman contraiu a infecção quando estava numa banheira de hidromassagem na casa de um amigo, na região de Inland Empire, na Califórnia. Ele sentiu algo que pensou ser uma picada de aranha, apesar de Hanneman não ter visto o inseto. O ferimento logo piorou e quando ele foi procurar ajuda, médicos o diagnosticaram com fasciite necrosante. Essa doença é uma infecção bacteriana que destrói os tecidos moles do corpo.
O efeito da infecção foi tão devastador para o guitarrista, que ele só conseguiu se apresentar com o SLAYER apenas uma vez mais, antes da sua morte, quando tocou duas músicas durante um show em 2011. "Ele ainda estava trabalhando pra recuperar a agilidade de que precisava," disse a porta-voz do SLAYER Heidi Robinson-Fitzgerald, sobre Hanneman. "Se [o SLAYER] tocasse músicas lentas, ele teria conseguido."
Apesar do tipo de ferimento ter levado Hanneman a acreditar que a infecção tenha sido resultado de uma picada de uma aranha-reclusa marrom que não foi tratada devidamente, especialistas em insetos dizem que isso é improvável. Aranhas-reclusas marrons, também chamadas de aranha-violino, são encontradas quase que exclusivamente no meio-oeste e no sul (n.t. dos Estados Unidos).
Doutor Doug Yanega, cientista sênior do Museu de Pesquisa Entomológica da Universidade da California-Riverside, disse que praticamente todas as aranhas-reclusas marrons vistas no sul da Califórnia tiveram alguma relação com o inseto ter sido acidentalmente transportado pra aquela região.
Aranhas-reclusas marrons normalmente evitam humanos, quando as pessoas estão ativas, completa Yanega. É mais provável que as pessoas sejam picadas quando estejam dormindo, e a aranha possa se movimentar sem que se sinta ameaçada. "Existe uma razão pela qual essas aranhas são chamadas de reclusas, porque elas não saem muito," disse Yanega. "Se ele estava acordado, se mexendo, andando, se movimentando, é improvável que tenha sido uma picada de aranha."
Yanega disse que outra possibilidade é que Hanneman tenha sido picado por uma aranha-reclusa-castanha chilena, que já foi vista na região de Los Angeles e pode causar uma reação parecida com a da aranha-reclusa marrom. Porém, diz Yanega, relatos confirmados de pessoas sofrendo picadas de aranha-reclusa-castanha chilena também são extremamente raros. "As chances são tão baixas. Existem tantas outras coisas que podem causar os mesmos sintomas," diz Yanega. "Essa é uma das mais improváveis que poderia haver."
Em 2004 o Departamento de Entomologia da California-Riverside publicou um artigo no seu website descrevendo uma vasta série de outras doenças, que já foram comumente confundidas com picadas da aranha-reclusa marrom, incluindo picadas de carrapatos, úlcera diabética e linfoma.
Segundo Shaffner, a infecção de Hanneman pode ter sido causada por qualquer corte ou arranhão, que possa ter permitido que bactérias alcançassem camadas mais abaixo da superfície da pele. "Qualquer coisinha pode causar isso," diz Schaffner sobre a fasciite necrosante. "Normalmente é uma ferida que passa despercebida."
Schaffner diz ainda que mesmo se a ferida for confirmada como a picada de uma aranha, pode ser muito difícil de dizer se a bactéria veio do próprio inseto, ou se apenas se aproveitou do furo causado pela picada, para entrar na pele.
Jeff Hanneman morreu na manhã de quinta-feira (n.t. 2 de maio, 2013) num hospital na região de Los Angeles, com a sua mulher, Kathy, ao seu lado. Nenhuma informação sobre o seu funeral foi divulgada.
Morte de Jeff Hanneman
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Moyses Kolesne, do Krisiun, celebra permanência do Internacional na primeira divisão
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush

Slayer: cronologia de Hanneman, da picada da aranha até a morte
Gary Holt, guitarrista do Slayer, se pronuncia sobre a morte de Jeff Hanneman
Dave Lombardo: "profundamente triste, chocado e sem palavras"
James Hetfield, do Metallica, comenta Hanneman na Decibel Magazine
O disco do Slayer que deixou Andreas Kisser impressionado
Jeff Hanneman achava que "Diabolus in Musica" lembrava os primeiros discos do Slayer
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Bandas de heavy metal da nova geração não empolgam Kerry King
Kerry King revela qual é sua música favorita do Mastodon
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
A curiosa história por trás de uma das frases mais ofensivas da carreira do Slayer


