Slayer: cronologia de Hanneman, da picada da aranha até a morte
Por Gabriel Teykal
Fonte: Blabbermouth
Postado em 02 de maio de 2013
O guitarrista do SLAYER Jeff Hanneman faleceu por volta das 11 a.m. (horário local da Costa Oeste americana, por volta das 16 p.m. no horário de Brasília) na quinta-feira, 02 de Maio de 2013, perto de sua casa no sul da Califórnia. Ele tinha 49 anos. Hanneman estava em um hospital da região quando sofreu insuficiência hepática. Ele deixa a esposa Kathy, sua irmã Kathy e seus irmãos Michael e Larry, e sua perda será profundamente sentida.
Hanneman — que em janeiro de 2011 contraiu Fasciite Necrosante, provavelmente em decorrência de uma mordida de uma aranha, passou por inúmeras cirurgias, enxertos de pele, e reabilitação intensa desde então. Em dezembro de 2011, Hanneman conversou com a revista Classic Rock, do Reino Unido sobre sua reabilitação, que o deixou dois anos sem poder excursionar com a banda.
Segundo Hanneman, ele estava relaxando num tipo de banheira de hidromassagem com algumas cervejas, quando percebeu que uma aranha tinha mordido seu braço. "Eu nem senti" ele disse. "Mas uma hora depois, eu sabia que eu estava doente." Durante o caminho para o hospital, em suas palavras "Eu podia ver a carne apodrecendo", ele recorda. "Meu braço estava muito quente. Quando cheguei na emergência, agradeci a Deus que a enfermeira reconheceu de imediato o que era que estava acontecendo. Por coincidência, apesar de ser uma doença muito rara, ela tinha visto um caso pouco antes. Naquele momento, eu estava a uma hora da morte".
Apesar da mordida da aranha não ter sido muito séria, ela causou uma infecção bacteriana nas camadas mais profundas da pele e dos tecidos do braço. "Inacreditavelmente, o doutor era um fã do SLAYER," disse Hanneman, "Primeira coisa que ele me disse foi: 'Primeiro vou salvar sua vida. Depois vou salvar seu braço. Então vou salvar sua carreira.'"
Hanneman passou então por cirurgias emergenciais para remover os tecidos necrosados e em necrose. O doutor conseguiu salvar os músculos e os tendões, mas o guitarrista ficou com uma ferida enorme aberta em seu braço. Ele passou os próximos dois meses no hospital, passando por mais enxertos de pele e tomando doses pesadas de antibióticos para conter a infecção.
"Tive de reaprender a andar" disse Hanneman. "Eu não ficava em pé há um mês, de qualquer forma. Os enxertos de pele foram muito dolorosos e todo os músculos e tendões no braço estavam muito fracos. Estava tudo ok no entanto. Me considero sortudo que a enfermeira e o doutor sabiam logo de cara o que tinha acontecido comigo, senão as coisas poderiam ter ido muito piores."
No show do Big Four em Abril de 2011 em Indio, na Califórnia, Hanneman tocou com o SLAYER num bis de duas músicas, mas ainda não se encontrava em condições de excursionar novamente.
Em uma entrevista em 1º de Março de 2013 com Nick Tevelis do site MetalObsession.net, o outro guitarrista do SLAYER, Kerry King, falou sobre o estado de saúde de Jeff Hanneman: "Eu não tenho novidade. Não vejo ele há muito tempo. Ele sempre foi recluso e agora se tornou ainda mais uma vez que não está a excursionar conosco. Mas nosso empresário fala com ele de vez em quando, e o encontra em L.A., assim, aleatoriamente. Mas eu estou longe de Los Angeles, então não estou nessa onda. Mas acho que ele está melhorando. É uma dessas coisas que ele pode fazer o que quiser da vida dele agora. Ele poderia estar aqui com a gente curtindo. Ele pode provavelmente tocar 'South Of Heaven', mas ele não pode mais tocar 'Jihad', você sabe o que eu quero dizer? Então é uma questão de memória muscular, imagino, neste ponto."
Quando perguntado se o Jeff estava envolvido com o processo de composição do novo álbum do SLAYER, Kerry disse: "São somente as minhas coisas por enquanto. Mas fiz isso só por precaução, pois não sei quais são as intenções do Jeff. Então queria que o SLAYER estivesse assegurado no caso dele não retornar para a festa. Mas se ele vier, então temos uma porrada de músicas."
Quando perguntado sobre que providências foram tomadas no caso de Jeff não poder retornar ao SLAYER num futuro próximo, Kerry disse: "Acho que o Gary [Holt, guitarrista do EXODUS que vêm tocando no lugar do Jeff Hanneman nos últimos 2 anos] está aqui pro longo prazo. Não discuti isso com ele. Mas ele mantém sua agenda livre quando sabe que vamos entrar em turnê. E tenho certeza de que se o Jeff de repente voltasse em Junho, nós provavelmente pagaríamos o Gary por manter seu tempo livre. Não quero tratar ninguém que nos salvou por dois anos difíceis. Mas e se o Gary tocar conosco para sempre? Por mim tudo bem. Mas e o Jeff melhorar e disser 'Ei, cara, estou pronto pra tocar' e ele viesse para o ensaio e nos mostrasse que está bom o suficiente, então o show é dele."
Numa conversa com o site AndrewHaug.com durante o festival Soundwave deste ano na Austrália, o baixista e vocalista do SLAYER Tom Araya disse o seguinte sobre Hanneman: "Mesmo ele estando fora, ele ainda é parte da coisa, isto têm levado muito mais tempo [para se recuperar] do que ele mesmo imaginou. Ele consegue tocar e ele consegue trabalhar com o material, mas... É como qualquer outra coisa, dependendo de como você está em termos de saúde como uma pessoa, isso afeta como você se cura. Mesmo que você não o tenha visto ao vivo, ele ainda é parte da banda."
(Coincidentemente, um ano antes o SLAYER postou uma carta aberta aos fãs da banda, onde de certa forma, na minha opinião, se dizia que o Jeff Hanneman não estava ainda de volta à banda por motivos pessoais. Vejam o trecho retirado do site oficial.)
O que provavelmente vocês não sabem é que uns dois dias depois de ter sido levado para a emergência, as coisas foram muito drásticas. Haviam rumores de que ele teria de ter seu braço amputado, e não sabíamos se ele iria sobreviver. Ele esteve em um coma induzido por alguns dias. Já faz um ano que ele saiu do hospital, ele já reaprendeu a andar, vêm fazendo exercícios de reabilitação para fortalecer o braço... Mas o melhor de tudo é que ele está tocando guitarra. Ficamos todos muito felizes quando ele se juntou conosco para tocar no bis na Califórnia. Desde então temos dado a ele todo o tempo e o apoio que ele precisa para continuar a sua reabilitação, voltar para a banda completamente recuperado e poder oferecer o tipo de shows que todos esperamos dele. Apesar do Jeff estar escrevendo algumas coisas e de estar vindo a alguns ensaios, ao longo das últimas semanas, ele decidiu que precisa de mais tempo para continuar sua reabilitação. Enquanto desejamos que ele retorne aos palcos conosco, todos respeitamos sua decisão. Então estamos muito agradecidos que o Gary Holt continuará a tocar conosco no lugar do Jeff e continuará com as turnês até que o Jeff complete sua reabilitação e esteja pronto para retornar. O quanto tempo isso levará? A melhor e mais honesta resposta que podemos lhes dar é, 'o tempo que for necessário'.
Por último adiciono um link do que podem ser as duas últimas fotos de Jeff Hanneman e a fonte desta informação. No final de fevereiro de 2103, em Lexington, Kentucky, um fã do SLAYER chamado Noel, esteve no show da banda THE KENTUCKY BRIDGEBURNERS, um projeto paralelo do THE NASHVILLE PUSSY onde toca Ruyter Suys, amiga de longa data de Jeff. Segundo os relatos de Noel, pelo visto Jeff estava numa boa, curtindo o show e adicionou que JEff esteve acompanhando a banda durante vários shows durante os ultimos 2 anos. Minha opinião pessoal é de que talvez Jeff não estivesse bom o suficiente para uma vida em turnê pesada como a do Slayer, mas tranquilo para curtir e viver uma vida mais normal, com algumas viagens sem muito esforço e podendo ter acesso rápido a um hospital caso precisasse, pois obviamente ainda não estava 100% curado, como o que houve hoje provou. E claro, como quase morreu, e inclusive esteve em coma, essas experiências mudam a nossa maneira de ver a vida e encarar as coisas, e ele talvez até pudesse saber que não tinha muito tempo.
As duas últimas músicas tocadas por Jeff Hanneman no SLAYER foram South Of Heaven e Angel of Death, em 23 de Abril de 2011 e provavelmente, tendo em vista tudo isso, deveriam ser as favoritas dele.
Obrigado por tudo Jeff, e descanse em paz. SLAAAYYEEEEEERRR!!!!!
Abaixo uma foto de Jeff Hanneman em 23 de Abril, 2011 em Indio, Califórnia, em sua última apresentação com o SLAYER. (crédito da foto: Andrew Stuart)
Morte de Jeff Hanneman
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Ritchie Blackmore faz rara aparição pública e rasga elogios a Bryan Adams
David Ellefson relembra show que Megadeth fez como trio ao lado de Exodus e Testament
Gary Holt, guitarrista do Slayer, se pronuncia sobre a morte de Jeff Hanneman
Dave Lombardo: "profundamente triste, chocado e sem palavras"
James Hetfield, do Metallica, comenta Hanneman na Decibel Magazine
Kerry King (Slayer) escolhe seu preferido entre Metallica e Megadeth
Kerry King (Slayer) trabalha nas letras para o segundo álbum solo
As 40 músicas que marcaram a vida do redator Mateus Ribeiro
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
As 10 melhores músicas do Slayer, segundo o Heavy Consequence
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Como surgiu o icônico grito que Tom Araya dá em "Angel of Death", do Slayer
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
Como Slayer influenciou o nascimento de um grupo histórico do hip-hop
Kerry King diz que Tom Araya sentiu mais do que ele a morte de Jeff Hanneman


