Caravan e Soft Machine: rock progressivo com levadas de jazz
Por Flávio Siqueira
Postado em 26 de junho de 2013
Em 1968, o prog rock tem sua primeira divisão, tendo como elemento principal na sonoridade progressiva o jazz. Surge então a Canterbury scene, vertente do rock progressivo cujos maiores expoentes foram as bandas Soft Machine e Caravan. O jazz então passou a ter destaque entre alguns músicos da cidade de Canterbury, sudeste da Inglaterra — por isso a denominação "Canterbury scene" ou "cena Canterbury" para a primeira divisão do prog. O Soft Machine tinha em sua formação uma lenda do Canterbury, Robert Wyatt, baterista e vocalista do grupo que fatalmente, em 1973, sofreu um acidente que o deixou paraplégico. A banda gravou o primeiro álbum, The Soft Machine, durante uma turnê em que abriam shows para Jimi Hendrix Experience. No entanto, no primeiro disco da do Soft Machine, o jazz ainda não estava tão impregnado.
Já no segundo álbum, Volume Two, de 1969, o jazz é mais presente: improvisações e complexas harmonias davam tom ao álbum. Em Volume Two, a utilização de saxofone acentuou ainda mais o clima jazzístico da banda. Mas é inegável que já no primeiro disco o Soft Machine tinha o jazz como uma das bases de suas músicas. Os instrumentais "Priscilla" e "Plus Belle Qu’une Poubellee", por exemplo, são os exemplos mais claros dessa nova forma de fazer música e, sobretudo, fazer rock progressivo. O ritmo da bateria nessas canções é jazz. Puro jazz. Também é patente tanto em The Soft Machine quanto em Volume Two que a banda conservava o teor psicodélico que caracterizou grupos que fizeram parte da fase proto-prog do rock progressivo.
A exemplo do Soft Machine, o Caravan, outra grande banda de Canterbury, lançou o primeiro álbum, o autointitulado Caravan, com sutis referências de jazz, seguido de If I Could Do It All Over Again, I'd Do It All Over You, disco com influências mais incisivas e perceptíveis da sonoridade jazzística. O primeiro data de 1968. Já o segundo é de 1970. No disco autointitulado, a canção "Love Song With Flute" permeia entre acordes ternos e acolhedores até culminar numa inebriante levada jazzística a partir de dois minutos e 40 segundos.
Em If I Could, a música "Can’t be long now" é o exemplo mais evidente da junção do rock psicodélico do grupo ao jazz, explícito sobretudo através das linhas melódicas de saxofone nessa canção. E aí nota-se mais uma coincidência entre Soft Machine e Caravan: a utilização de instrumentos de sopro a partir do segundo álbum que produziram. Contudo, as coincidências não param por aí. Essas duas bandas se originaram a partir da fragmentação do The Wilde Flowers, grupo da cidade de Canterbury formado em 1965 que se dividiu nas duas bandas mais representativas da primeira vertente do rock progressivo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Floor Jansen garante que novo álbum solo é mais metal que o Nightwish
Cantora canadense Sass Jordan morre aos 63 anos
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
A música do U2 em que Bono precisou esconder que praticamente não conseguia cantar
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
O erro de avaliação de David Gilmour sobre o "Dark Side of the Moon"
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Mike Portnoy sente-se mal por Mike Mangini, seu substituto no Dream Theater
Para entender: o que é rock progressivo?
Beatles e Led Zeppelin aparecem em lista de discos mais superestimados da história
Rock Progressivo: Os 10 álbuns mais underrated da década de 70



