O hino do Rock que o AC/DC tocou 235 vezes ao vivo até 1979 e depois nunca mais
Por Bruce William
Postado em 24 de junho de 2024
"It's a Long Way to the Top (If You Wanna Rock 'n' Roll)" é a música que abre o segundo álbum do AC/DC, o "T.N.T.", lançado na Austrália e Nova Zelândia no dia 8 de dezembro de 1975, e que nós aqui no Brasil conhecemos como a primeira do "High Voltage", pois no nosso país recebemos a chamada "versão internacional" do álbum, que mistura faixas dos dois primeiros lançamentos locais do AC/DC.
Escrita por Angus Young, Malcolm Young e Bon Scott, a música combina gaitas de foles com a instrumentação rock'n'roll típica do AC/DC e traz uma letra autobiográfica, descrevendo a luta da banda para atingir um lugar ao sol enquanto entregava um show ao vivo de alta qualidade noite após noite. E era algo de fato genuíno, pois na época eles ainda estavam batalhando pesado. "'It's A Long Way To The Top' realmente nos resumiu como banda. Foi o público que realmente nos permitiu chegar perto de um estúdio" disse Angus à Rolling Stone.
Conforme relata o letras.mus.br, "é um verdadeiro hino do rock que fala sobre as dificuldades e desafios enfrentados por aqueles que aspiram ao estrelato no mundo da música"(...)A letra da música descreve a jornada de uma banda de rock, desde as viagens constantes ('Ridin' down the highway') até as performances ao vivo ('Goin' to a show'). A narrativa não poupa detalhes ao mencionar os percalços como ser roubado ('Gettin' robbed'), drogado ('Gettin' stoned'), e até mesmo sofrer violência física ('Gettin' beat up, Broken boned'). Essas experiências são apresentadas como parte do preço a pagar para quem deseja alcançar o sucesso no rock 'n' roll. A repetição do refrão 'It's a long way to the top if you wanna rock 'n' roll' funciona como um lembrete constante de que o caminho para o sucesso é árduo e longo".
"It's a Long Way" foi tocada apenas nos shows do AC/DC entre 1975 e 1979. Durante esse período, eles a apresentaram 235 vezes, o que pode parecer bastante, mas considerando que no começo eles eram uma banda de pub na Austrália não era incomum que fizessem sete shows por semana e, às vezes, dois shows no mesmo dia. O ex-baixista do AC/DC, Mark Evans, recorda: "Nós não a tocávamos muito e acho que isso tinha muito a ver com as gaitas de foles. Com o tempo, ela se tornou icônica e associada à banda, mas, curiosamente, a banda não a tocava. Ela se tornou uma música muito maior com o tempo do que quando foi lançada pela primeira vez. Quando saiu, foi relativamente bem-sucedida para nós como single na Austrália, mas 'Jailbreak', 'High Voltage' e 'TNT' foram certamente muito maiores".
A banda fez um vídeo para promover o single e o álbum, filmado em 23 de fevereiro de 1976 quando eles passaram pelo centro de Melbourne em um caminhão aberto, com um Bon Scott bastante descontraído e brincalhão, estando acompanhados por três membros de uma banda local de gaitas de fole. Em 2004, uma das ruas em Melbourne, perto de onde este vídeo foi filmado, foi renomeada para "ACDC Lane" em homenagem à banda. A rua era anteriormente conhecida como Corporation Lane.
Não seria um caminho tão longo para o topo para o AC/DC, mas quatro anos depois, quase na mesma data, tudo estaria acabado para Bon. Em 19 de fevereiro de 1980, ele foi encontrado sem vida no banco traseiro de um carro em Londres, tendo literalmente bebido até a morte. Seu substituto, Brian Johnson, decidiu nunca cantar a canção, em respeito ao seu lendário antecessor.
Com informações do Songfacts, Wikipedia e da Noise11.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps