Van Halen: Eddie relembra "guerra" com o produtor de "1984"
Por Ronaldo Fortunato Miquelote
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 15 de janeiro de 2014
Não é segredo que o Van Halen era uma banda envolta em tensão durante as gravações de seu mítico álbum "1984"- tensões que iriam culminar na saída (a primeira) do carismático vocalista David Lee Roth no ano seguinte. Porém, o que os fãs não sabem é que a cisma do processo criativo do grupo foi muito mais grave do que apenas a ruptura com Roth, levando o guitarrista Eddie Van Halen às vias de fato com o produtor de longa data da banda, Ted Templeman.
Van Halen recapitulou essas batalhas durante uma extensa entrevista em recente edição da Guitar World explicando que a filosofia de Templeman - lançar um single antes do álbum, SEMPRE! - sem mencionar a indiferença diante de algumas canções de Eddie, demandaram a construção do agora lendário estúdio 5150, onde a banda finalizou as faixas de "1984" e a gravação de todos os seus álbuns até hoje.
"Pra resumir... - Eddie relata- ... é que eu queria mais controle". "Eu estava sempre batendo cabeça com o Ted sobre o que faz um disco ser bom. A minha filosofia sempre foi de que eu prefiro trabalhar com as minhas próprias canções do que com as dos outros. Ted dizia que se você refizer um sucesso do passado, que meio caminho já estava feito. (Nota: para as paradas.)
Ajudado pelo engenheiro de som Donn Landee, Eddie lembrou que ele imaginou o que seria algo menos do que um estúdio de gravação completo. Como ele colocou: "Eu apenas queria um lugar um pouco melhor pra mostrar as minhas composições para os caras (da banda)"
Após mentir para os inspetores da prefeitura e afirmar que estava construindo uma quadra poliesportiva para recreação de sua família, como forma de burlar as leis de zoneamento, Eddie e Landee começaram a discutir o que seria o "equipamento certo", incluindo uma mesa de gravação que Van Halen descreveu como " um velho pedaço de mer*a pronto para ser jogado fora", e logo após revelou os frutos de seu trabalho para Templeman e o pessoal da banda. "Eles pensaram que eu estava fazendo uma pequena sala para as demos', recorda e quando Donn disse 'Não, caras, nós vamos gravar discos aqui!, Ted e os outros não ficaram muito satisfeitos com o que ouviram. Entretanto o entusiasmo de Templeman começou a crescer quando ele viu o que Eddie e Landee fizeram com "Jump", que eventualmente fora o primeiro single de "1984". Inicialmente posta de lado durante um tempo, devido à rejeição dos caras da banda à recente veia "sintetizada" de Eddie, a canção foi mais bem aceita após Templeman refiná-la ao ponto de a banda começor a também aceitar os cada vez mais presentes teclados e coisas do tipo que Eddie estava preparando. Porém Ted não estava ligando muito para o restante do álbum, apenas para "Jump" em especial.
Naturalmente isto não significava que Templeman queria deixar Eddie e Landee sozinhos para fazer o que desejassem- o que, no fim das contas, foi o que realmente aconteceu. Eddie relembrou o que ele e Landee chegaram a fazer esconde-esconde com as masters para que a data de lançamento que a gravadora escolhera, 31/12/1983, fosse adiada o máximo possível. Isto era, segundo Eddie, para que "nós dois (Eddie e Landee) trabalhássemos na mixagem final do disco de uma forma com que ficássemos mais satisfeitos. Então, estávamos lá mixando, e subitamente o telefone tocou. Era Ted, no portão da minha casa, querendo as fitas. Eu disse para ir até o portão de trás com as fitas em seu carro. Quando Ted perguntava sobre elas, eu apenas dizia que não sabia nada do que ele falava. Isto aconteceu por umas duas semanas", recordou.
Finalmente, quando o álbum foi lançado, seu incrível sucesso recompensou os esforços de Eddie. "Todos pensaram que eu e Donn estávamos tomando o controle - sim, foi exatamente o que fizemos, e os resultados provaram que não fomos idiotas. Quando você faz um álbum, nunca sabe se os fãs irão aceitar, mas nós tivemos muita sorte e fomos bem sucedidos em meu objetivo"
É digno de nota lembrar o outro lado da moeda. Numa entrevista para a mesma Guitar World, em 1991, Ted Templeman discorreu sobre suas próprias contribuições a "1984", dizendo à revista, "Na época que estávamos compondo o disco, Eddie tinha seu próprio estúdio, portanto tudo o que ele fazia era colocar seus solos no meio da noite, e no outro dia, quando eu chegasse, eu apenas dizia, 'Ei cara, ficou ótimo'. Não estou brincando! Queria poder dizer que eu os ajudei, mas ele acabou fazendo tudo sozinho! Não cheguei a dizer nenhuma vez 'Eddie, vamos refazer o take'. Eu acredito que Eddie se desenvolveu a tal ponto que ele consegue agora fazer as coisas (de produção, mixagem...) sozinho! Ele não precisava tanto assim de um produtor."
Templeman também teceu muitos elogios a Landee, dizendo que ele "é um grande engenheiro, ele realmente teve uma grande participação, capturando aquele som cru da guitarra. Veja, alguns guitarristas, não importa o quanto eles toquem bem, não têm um senso de como fazer seus instrumentos soarem. Quero dizer, Donn tiraria um som de eco muito legal em 'Running With The Devil', por exemplo, que combinaria muito com o retorno do eco da guitarra... No que tange ao meu conhecimento - e eu acho que Donn lhe diria a mesma coisa - gravar as guitarras de Eddie era tão fácil como somente ligar os microfones diante dos amplifdicadores dele.
Por Jeff Giles; Tradução por Ronaldo Miquelote.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" é um retorno às suas origens
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
O que o Angra precisa fazer para não fracassar com Alírio Netto, segundo Regis Tadeu
Organização do 70000 Tons of Metal se manifesta sobre acusação de assédio
Os dois cantores que ajudaram Malcolm Young durante sua batalha contra a demência
Último disco é uma despedida à altura do legado do Megadeth
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
A façanha financeira de Paul McCartney que só 165 no Reino Unido conseguiram
O álbum de Bob Dylan que foi o "mais próximo que cheguei do som que ouço em minha mente"
Iron Maiden: a fotografia de "The Final Frontier"


O guitarrista que Eddie Van Halen admitiu que não conseguia "copiar"
O mecânico que ajudou a mudar a trajetória de uma das maiores bandas da história do rock
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
Eddie Van Halen admitiu: esse hino foi criado para tirar sarro de um movimento inteiro
Cinco solos subestimados de Eddie Van Halen - mas um deles não é bem assim...
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
Van Halen anuncia edição expandida do álbum "5150"
Ao lado de Eddie Van Halen, guitarrista ganha elogio de Jimmy Page; tem algo que eles não têm



