Por que gravadora precisou controlar quantidade de Toddynho da Legião Urbana?
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de fevereiro de 2025
A relação entre música e bastidores sempre rendeu histórias curiosas, e o empresário musical Jorge Davidson tem algumas delas para contar. Responsável por intermediar a contratação da Legião Urbana pela gravadora EMI, Davidson revelou uma piada envolvendo Renato Russo, líder da banda, e o famoso Toddynho – que acabou virando folclore nos corredores da gravadora. A história foi contada por ele no livro "Contos do Rock".
Legião Urbana - Mais Novidades
"Por intermédio dos Paralamas, eu vim a conhecer a Legião", relembra Davidson, explicando como teve acesso ao material da banda. "Logo depois de ouvir, liguei para Brasília para falar com o Renato, dizendo que a companhia estava interessada, que íamos contratá-los." Após as negociações iniciais, o grupo foi trazido ao Rio de Janeiro para formalizar o contrato e dar início à gravação do primeiro disco.
A equipe da gravadora instalou os integrantes – Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá – em um hotel em Copacabana. Foi então que Davidson recebeu um telefonema inesperado. "Era o Renato me ligando, o jovem Renato Russo. Ele queria me agradecer, dizendo que estavam bem instalados, e perguntou: 'Têm uns Toddynhos aqui no frigobar, eu posso tomar um Toddynho?'"
A reação do empresário foi imediata: "Claro, Renato, você nem precisava me ligar por conta disso, fica à vontade. Vocês têm a alimentação coberta pela companhia, só não podem consumir bebida alcoólica, despesas extras de telefonemas e lavanderia, essas coisas. Mas o Toddynho está liberado!"
Davidson lembra com carinho do episódio: "Achei aquilo muito curioso, que menino bacana, educado. Aquilo virou um folclore ali no departamento." No entanto, o que parecia uma história inocente acabou revelando um truque engenhoso da banda – e, posteriormente, de outros artistas.
"A companhia não pagava bebidas alcoólicas", conta o empresário. "Mas descobrimos que o Toddynho e o Toblerone começaram a ser usados como 'códigos'. O hotel articulava com os artistas e maquiava as contas. Então, nas faturas, vinha escrito '15 Toddynhos', '10 Toblerones', mas, na verdade, eram uísque, cerveja, vodca."
Renato Russo e alcoolismo
Renato Russo, líder da Legião Urbana, viveu uma relação tumultuada com o álcool e outras substâncias, marcada por fases de abuso e reflexão. Ele próprio abordou o tema em entrevistas, como no programa Onze e Meia, de Jô Soares, em 1994.
"Minha dependência química era com tranquilizantes, mas todo e qualquer tipo de droga pode ser uma dependência", disse na época. Renato também relatou o impacto do álcool em sua vida. "Eu cheguei ao ponto de procurar ajuda. Entrei no Alcoólicos Anônimos", revelou.
A percepção romântica de que artistas precisavam de experiências autodestrutivas para criar foi algo que ele enfrentou. "Cazuza já falava: ‘Meus heróis morreram de overdose’. Isso não é verdade de jeito nenhum", afirmou, desmistificando a ideia de que o consumo de álcool ou drogas fosse inerente à produção artística.
Renato também refletiu sobre os efeitos emocionais do álcool: "A palavra para álcool em latim é spiritus. Existe essa dicotomia do álcool transferir uma ilusão de espiritualidade e acabar minando a espiritualidade da pessoa. Dá um vazio terrível e uma sensação de que a vida não vale a pena ser vivida."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
Fabio Lione se despede do Angra e Alirio Netto assume os vocais em momento histórico
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
O clássico do Led Zeppelin que solo é do nível de "Stairway to Heaven", segundo Jimmy Page
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
A opinião de Mikkey Dee sobre o saudoso Lemmy Kilmister do Motörhead
Qual é a "vice-campeã" de plays em cada álbum do Iron Maiden? Veja a lista
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
A opinião de Renato Russo sobre uso de homeopatia para dependência química
O incomum caso de família que fez Renato Russo ter um sobrenome apenas
O elemento em comum entre os nomes Metallica e Legião Urbana, segundo Humberto Gessinger
Como namorado de Renato Russo e feijoada inspiraram hit da Legião Urbana
O hit da Legião Urbana com pesadas críticas contra militares e inspirada em Tarot


