Eddie Van Halen sobre Jimi Hendrix: "Nunca curti muito, nunca comprei um disco"
Por André Garcia
Postado em 10 de junho de 2024
Muitos comparam o impacto e a influência de Eddie Van Halen sobre o rock e a guitarra nos anos 70 e 80 ao que havia feito Jimi Hendrix na segunda metade da década de 60. Com riffs pesados e dançantes ao mesmo tempo e solos pirotecnicamente virtuosos, EVH foi o responsável por difundir técnicas até então consideradas excêntricas, como o tapping.
Entre suas maiores inspirações estão pioneiros do rock pesado, como Eric Clapton, Jeff Beck, Pete Townshend, Tony Iommi e Jimmy Page. Muitos colocam também nessa lista Jimi Hendrix, só que, em entrevista de 2011 para a Rolling Stone, ele surpreendeu ao negar isso.
"[No blues] Você pega os três acordes mais agradáveis ao ouvido e tem 12 notas para trabalhar. É muito básico. Na época de [Eric] Clapton é claro que tinha Jimmy Page, [Jimi] Hendrix, [Jeff] Beck, [Pete] Townshend e esses caras... Pete Townshend foi uma influência [para mim] como guitarrista base. Nunca curti muito Hendrix, acho que nunca comprei um disco dele."
Van Halen disse que o afastava de Hendrix o fato de que "ele era mais abstrato em sua abordagem", e também o fato de que ele fazia muito uso de pedais como o wah wah — coisa que Eddie quando moleque não tinha condições de comprar: "Como eu não tinha como comprar aquelas coisas, Clapton era minha principal inspiração."
"[Eric] Clapton foi o único que me influenciou, na época do Cream", acrescentou ele em outro momento da mesma entrevista. "Quando o Cream acabou, [...] voltei um pouco ao Bluesbreakers, mas meu material favorito foi quando ele estava no Cream. [...] Depois do Cream ele mudou, sabe? Começou a fazer 'I Shot the Sheriff' e essas coisas, se juntou a Delaney & Bonnie… todo o seu estilo mudou."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps