Ian Gillan: Hoje escutam música com os olhos e não com os ouvidos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Felipe Holanda, Fonte: Blabbermouth, Tradução
Enviar correções  |  Ver Acessos

O portal brasileiro Wikimetal recentemente conduziu uma entrevista com Ian Gillan, vocalista do Deep Purple.

Bruce Dickinson: veja-o cantar Deep Purple com orquestra em tributo a Jon LordOzzy x Sharon: conheça a mulher que supostamente causou a separação

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Falando sobre tendenciais musicais e avanços na tecnologia que afetaram a cena desde os primórdios do Deep Purple, há mais de quatro décadas atrás, Gillan disse: "Quando os computadores foram inventados tomaram o lugar de Jim Marshall (fundador da Marshall amplificadores). Eles são ferramentas para músicos mais novos. E então passam a falar com uma voz diferente", enfatizou.

Continuando, o vocalista destacou que nos dias atuais você não precisa sequer tocar um instrumento para ser um bom músico. "Semana passada, eu ouvi na TV alguém dizendo que para ser um músico de qualidade você não precisa estar apto para tocar algum instrumento. E, claro, é verdade. Mas eles não músicos, eles são operadores de computador. Apertam botões que criam ritmos e sons e simplesmente ignoram o que aconteceu lá atrás. Eu sei que existem muitas mudanças e as vejo a cada cinco ou dez anos - algo que surgiu em Seattle ou Manchester. Era a época do Oasis, depois veio a febre do grunge e todas essas coisas vão se substituindo. Simplesmente, é uma questão de tendência que tragicamente atingiu pessoas nas grandes cidades, e então a mídia utilizou seus meios para a tornar massiva. Isso é bom, é legal, e é assim que é a moda. Mas isso não é música, e não é rock 'n roll para mim. Nos dias atuais, as pessoas escutam música com os olhos e não com os ouvidos."

Gillan ainda falou da qualidade dos estúdios fonográficos de hoje em dia: "Eu estava falando (antes da entrevista) sobre a excelência nas gravações, a qualidade do som. Isso foi absolutamente um parâmetro - de volta ao passado - que o som era gravado na melhor qualidade possível. Você escuta o álbum "Pet Sounds" dos Beachs boys e a produção de George Martin para os Beatles e dá atenção às novas versões das músicas de Elvis Presley; é impecável. Goste você do estilo ou não. Ninguém se importa com o som. As MP3 soam como merda. Eu digo, é realmente como se fosse lixo. Não é pela música, porque todos vocês escutam algo como uma mosca no pote de geleia ou abelha na garrafa (risos). É revoltante.

Concluindo, a voz do Purple comentou sobre as audições que vem recebendo e a importância dos atributos sonoros. "Eu faço sempre algumas audições, todos os dias. Tem algumas que você pode escutar como se soasse como o coração do oceano atlântico. Pelo barulho, é algo triste. Aí você me pergunta sobre como as coisas mudaram, eu falo, talvez tenham existido um avanço em certas áreas, mas não me importo com isso e sim com a qualidade do produto."




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Deep Purple"Todas as matérias sobre "Ian Gillan"


Bruce Dickinson: veja-o cantar Deep Purple com orquestra em tributo a Jon LordBruce Dickinson
Veja-o cantar Deep Purple com orquestra em tributo a Jon Lord

Zakk Wylde: o riff que ele queria ter criado - e a música que ele nunca conseguiu tocarZakk Wylde
O riff que ele queria ter criado - e a música que ele nunca conseguiu tocar

Regis Tadeu: Deep Purple, os plágios do Black Sabbath e muito maisHeavy Lero 134: Whitesnake por Gastão e Clemente (vídeo)Entrevista: Martin Popoff, a máquina de escrever do rock/metal

Deep Purple: Análise técnica da voz de Ian GillanDeep Purple
Análise técnica da voz de Ian Gillan

Cantam muito: onze dos maiores vocais isolados que você vai ouvirCantam muito
Onze dos maiores vocais isolados que você vai ouvir


Ozzy x Sharon: conheça a mulher que supostamente causou a separaçãoOzzy x Sharon
Conheça a mulher que supostamente causou a separação

Ricardo Confessori: Iron Maiden, aposenta logo!Ricardo Confessori
"Iron Maiden, aposenta logo!"


Sobre Felipe Holanda

Futuro jornalista recifense, baixista e apaixonado por heavy metal.

Mais matérias de Felipe Holanda no Whiplash.Net.

adGoo336