Guitarpedia: como vender equipamentos (da maneira certa)
Por Adrian Dragassakis
Fonte: Careers in Music
Postado em 08 de março de 2016
Existe uma doença bem conhecida na comunidade dos músicos. Devastadora para a carteira e completamente incurável, a "equipatite" é a compulsão dos músicos e donos de estúdio a continuarem comprando equipamentos. Se você já comprou uma guitarra mesmo já possuindo uma boa, se você gosta de passar em frente a lojas de instrumentos sonhando com o equipamento que sempre quis, ou se até promete segurar seu orçamento, mas sempre acaba comprando algo novo para o seu set... você é um de nós.
Mas existe um meio de combater essa doença. Equipamentos musicais tem seu valor de mercado quase sempre constante, sendo pouco desvalorizado. E existem muitos compradores que procuram por equipamentos usados em sites de compras na internet.
Vender instrumentos pode ser lucrativo e prazeroso. Se você está querendo vender equipamentos que não usa mais e acumulam poeira na sua casa, você pode "passa-lo" para outro alguém que o utilizará com afinco e pode até liberar espaço na sua casa ou estúdio.
Acesse: www.guitarpedia.com.br
Mas é muito fácil perder dinheiro nesse negócio, portanto, fizemos um guia para te ajudar a se preparar efetivamente para vender seus equipamentos por um preço justo.
Passo 1: Preparação
Se você quer estabelecer um preço justo no seu equipamento, não tire apenas fotos com seu celular e coloque de qualquer jeito nas redes sociais. Uma preparação adequada pode te garantir uma renda na venda de instrumentos sem requerer muito tempo extra. Considere esses cinco itens:
1 – Faça seu dever de casa
Comece por localizar o preço de compra do seu equipamento. Se você possui a nota fiscal, perfeito! Se não, faça algumas pesquisas na internet para determiná-lo.
2 – Custo x benefício
Após isso, procure saber o que as pessoas procuram em sites de venda na internet, referente à instrumentos musicais. Tenha em mente as condições do seu equipamento e tenha certeza de que você está estabelecendo preços de acordo com o estado de conservação do seu equipamento. Isso pode lhe mostrar se um reparo de R$20 pode te render uma venda de R$200 acima do valor, ou se não vale a pena o investimento.
"A verdadeira paixão e emoção tem um efeito muito mais forte do que fatos secos e estatísticas. Ele também pode ajudar a conduzir uma venda mais rápida a um preço superior."
3 – Limpeza e manutenção
Antes de tirar fotos ou fazer um catálogo, faça reparos e limpezas em seus equipamentos. Um tempo e investimento mínimo podem trazer de volta uma nova condição. Em meia-hora, você pode dar à sua guitarra cordas novas, tirar a poeira, limpar o braço, etc. O instrumento irá brilhar nas fotos, ao invés de parecer velho e sujo.
4 – Tire fotos de qualidade
A fotografia é a chave para as vendas on-line. Fotos ruins irão prejudicar até a precificar seu equipamento. Algumas dicas são: usar um bom plano de fundo (como uma parede branca), não usar flash (prefira uma boa iluminação ou luz natural, se possível), tire fotos de "corpo inteiro" e outras mostrando os pequenos detalhes e usar a máxima resolução da câmera (você pode editá-la depois em algum software facilmente).
5 – Prepare a lista
Antes de fazer seu catálogo, anote os principais itens para descrever seus equipamentos. O mais relevante podem ser: preço, condição do equipamento e um link para contato do fabricante, para que o comprador tenha mais informações sobre o equipamento. Lembre-se que cada instrumento tem sua particularidade, mesmo que seja do mesmo tipo e fabricante (como a madeira, por exemplo). Após, descreva o que ela tem de diferente dos outros, e porque a pessoa deve compra-la, conte a história dela nos palcos com você. A verdadeira paixão e emoção tem um efeito muito mais forte do que fatos secos e estatísticas. Ele também pode ajudar a conduzir uma venda mais rápida a um preço superior.
Passo 2 – Onde vender?
A internet nos abre várias portas e diversas possibilidades nesse quesito. Além dos conhecidos sites de compra e venda, atualmente os grupos no Facebook tem sido bastante usados para esse fim. Basta seguir os passos citados anteriormente para fazer uma boa venda e até, negociar trocas com outros músicos e proprietários de equipamentos.
Se você possui um grande número de equipamentos a venda, saiba que lojas físicas ainda não saíram do mercado. Basta escolher um lugar bem localizado e que possa condicionar bem seus equipamentos. É uma boa ideia para quem deseja ter um negócio próprio, podendo até, agregar com aulas de música, workshops e afins, para atrair público e clientes.
Para mais artigos como esse, acesse: www.guitarpedia.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt explica atual relação com Edu Falaschi e possibilidade de novos shows
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Sharon explica o que a fez desistir de pacto firmado com Ozzy
Rafael Bittencourt explica por que Fabio Lione saiu do Angra
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
Lynyrd Skynyrd fará shows em Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
A primeira banda de rock dos anos 1960 que acertou em cheio, segundo Robert Plant
Brasileira Marina La Torraca é anunciada como nova vocalista do Battle Beast
O dia que Rob Halford viu Ozzy Osbourne peladão e curtindo a vida adoidado
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Aerosmith: As 20 frases mais ultrajantes de Steven Tyler
A honesta resposta de Kiko Loureiro para quem o chama de arrogante e metido
O inacreditável motivo que fez David Coverdale demitir Ian Paice do Whitesnake


Iron Maiden: a fotografia de "The Final Frontier"
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson não curte: "Parece um saco de bosta"
Andreas Kisser explica por que nunca rolará reunião do Sepultura
"A quantidade de drogas que eu estava usando teria matado um rinoceronte" diz Deen Castronovo
Iron Maiden cai no riso em show nos EUA de 2008
Love God's Way: grupo religioso lista bandas e artistas "Gay"



