Ricky Furlani: guitarrista campineiro lança curso online de blues-rock
Por Ricardo Soares
Fonte: Lalá Ruiz Notícias Crônicas
Postado em 21 de abril de 2016
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O blues-rock foi o estilo escolhido pelo guitarrista Ricky Furlani, um dos mais respeitados do Brasil, para sua estreia como "professor online". Ele lançou há pouco mais de uma semana o curso de guitarra Blues-Rock Express, composto por 96 aulas, com 48 semanas de duração, ao custo de R$ 69 mensais (é uma assinatura tipo Netflix). "(O curso) Foi pensado de uma maneira que a experiência do aluno seja realmente muito legal, com vídeos e áudio de qualidade, com as partituras, as tablaturas, enfim, todo o material de apoio, incluindo as backing tracks", explica Furlani.
O guitarrista conta que há tempos "matutava" a ideia de fazer alguma coisa na internet, mas o projeto ganhou forma após receber uma proposta, da Editora Universo, para gravar um DVD com uma videoaula de blues-rock. "Na gravação, vi que era muito fácil. O que eu precisava era investir em equipamento de filmagem. Comprei as luzes, duas câmeras e comecei a fazer os testes. Eu mesmo edito os vídeos", conta, lembrando que o fato de fazer tudo sozinho tornou o curso viável. "Se fosse contratar uma pessoa para filmar e um cara para editar iria encarecer demais. E eu faço exatamente como eu quero, não tem essa de ‘não ficou bom, volta’."
Para colocar o curso no ar, Furlani fez uma parceria com a Z.Mídia, empresa de Campinas (SP) que desenvolveu a plataforma específica para ele. O aluno faz o login e tem acesso às aulas no Vimeo PRO, um plano do Vimeo (site de compartilhameto de vídeos) que roda os vídeos somente em ambiente determinado pelo autor – no caso do curso Blues-Rock Express, no site Ricky Furlani Guitarra Online. "Quando o aluno assina o curso, ele tem o vídeo (com a aula), o player da backing track e, embaixo, a tablatura e a partitura, que ele faz o download se ele quiser. Só o vídeo que não, ele só consegue assistir, se quiser baixar ele não consegue", explica.
As aulas, diz Furlani, seguem uma ordem que ele imaginou ser a ideal para tornar o curso ágil, com uma sequência que considera bacana para o aluno. "Pesquisei bastante, e em muitos cursos online o cara entrega todas as aulas de uma vez. Aí o aluno não vê nada direito, vê uma coisa aqui, outra ali. Por isso a opção de duas aulas por semana, uma mais voltada para a parte rítmica e outra para solos, ou seja, sempre dois assuntos diferentes. E a cada semana aumenta o grau de dificuldade." As dúvidas poderão ser enviadas por email – Furlani pretende criar um banco de dados com videorespostas das perguntas mais frequentes e disponibilizar na plataforma.
O tema. O músico conta que escolheu o blues-rock como tema de seu primeiro curso de guitarra online por ser um estilo muito popular. "Eu lancei um método (de blues-rock) em revista, em 2005, pela coleção Toque de Mestre, da Editora HMP, e foi um dos mais vendidos da série. Depois, lancei o DVD que também era de blues-rock. E, na época em que dei aula no IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia), saiu um método meu de blues-rock. Através do blues-rock, que é um estilo que todo o guitarrista gosta, é muito fácil de você ensinar um monte de coisa diferente sem entrar numa aula muito cansativa, sem ser aquela coisa mais tradicional."
Veja vídeo com trechos das aulas:
O músico. Ricky Furlani nasceu em Campinas (SP), estudou no conceituado Musicians Institute, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e é guitarrista profissional e professor há cerca de 30 anos. Tem três CDs lançados – Inscriptions (1999), Talking (2003) e Fuzz Up (2013), trabalho este que chegou a ser selecionado para a primeira fase do Grammy Latino, em 2014 -, além de participações em discos de outros artistas.
SERVIÇO
Curso online Blues-Rock Express, com Ricky Furlani
A quem se destina: Guitarristas
Número de aulas: 96
Duração do curso: 48 semanas (duas aulas liberadas por semana)
Preço: R$ 69 mensais
Forma de pagamento: Cartão de crédito
Site:
www.rickyfurlaniguitarraonline.com.br
* Quem assinar o curso receberá, na primeira semana, como bônus, oito aulas sobre pentatônicas, que é a escala mais popular entre os guitarristas, que funcionarão como um banco de dados em caso de dúvidas sobre acordes, escalas etc.
**A assinatura pode ser cancelada quando o aluno quiser.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
A banda que ajudou a inventar o punk mesmo longe de Londres e Nova York
A resposta de Humberto Gessinger a jornalista que perguntou se ele é antipático ou tímido
O rockstar de quem George Harrison odiava o trabalho: "Ele consegue cantar pior do que eu"
John Lennon sobre encontro com Brigitte Bardot: "Foi horrível - pior que conhecer Elvis!"
Monica Santhiago: O Excelente gosto - musical - da musa pornô BR
O dia que Ney Matogrosso e Caetano constrangeram Renato Russo na casa de Regina Casé
Kurt Cobain: Renato Russo "previu" sua morte poucos dias antes
Vozes: As 50 maiores da história do Rock
A banda que fazia rock nacional dos anos 80 já nos anos 70
O Surto: "Fora Queen, só nós fizemos 250 mil cantarem no Rock in Rio"



