Ricky Furlani: guitarrista campineiro lança curso online de blues-rock
Por Ricardo Soares
Fonte: Lalá Ruiz Notícias Crônicas
Postado em 21 de abril de 2016
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O blues-rock foi o estilo escolhido pelo guitarrista Ricky Furlani, um dos mais respeitados do Brasil, para sua estreia como "professor online". Ele lançou há pouco mais de uma semana o curso de guitarra Blues-Rock Express, composto por 96 aulas, com 48 semanas de duração, ao custo de R$ 69 mensais (é uma assinatura tipo Netflix). "(O curso) Foi pensado de uma maneira que a experiência do aluno seja realmente muito legal, com vídeos e áudio de qualidade, com as partituras, as tablaturas, enfim, todo o material de apoio, incluindo as backing tracks", explica Furlani.
O guitarrista conta que há tempos "matutava" a ideia de fazer alguma coisa na internet, mas o projeto ganhou forma após receber uma proposta, da Editora Universo, para gravar um DVD com uma videoaula de blues-rock. "Na gravação, vi que era muito fácil. O que eu precisava era investir em equipamento de filmagem. Comprei as luzes, duas câmeras e comecei a fazer os testes. Eu mesmo edito os vídeos", conta, lembrando que o fato de fazer tudo sozinho tornou o curso viável. "Se fosse contratar uma pessoa para filmar e um cara para editar iria encarecer demais. E eu faço exatamente como eu quero, não tem essa de ‘não ficou bom, volta’."
Para colocar o curso no ar, Furlani fez uma parceria com a Z.Mídia, empresa de Campinas (SP) que desenvolveu a plataforma específica para ele. O aluno faz o login e tem acesso às aulas no Vimeo PRO, um plano do Vimeo (site de compartilhameto de vídeos) que roda os vídeos somente em ambiente determinado pelo autor – no caso do curso Blues-Rock Express, no site Ricky Furlani Guitarra Online. "Quando o aluno assina o curso, ele tem o vídeo (com a aula), o player da backing track e, embaixo, a tablatura e a partitura, que ele faz o download se ele quiser. Só o vídeo que não, ele só consegue assistir, se quiser baixar ele não consegue", explica.
As aulas, diz Furlani, seguem uma ordem que ele imaginou ser a ideal para tornar o curso ágil, com uma sequência que considera bacana para o aluno. "Pesquisei bastante, e em muitos cursos online o cara entrega todas as aulas de uma vez. Aí o aluno não vê nada direito, vê uma coisa aqui, outra ali. Por isso a opção de duas aulas por semana, uma mais voltada para a parte rítmica e outra para solos, ou seja, sempre dois assuntos diferentes. E a cada semana aumenta o grau de dificuldade." As dúvidas poderão ser enviadas por email – Furlani pretende criar um banco de dados com videorespostas das perguntas mais frequentes e disponibilizar na plataforma.
O tema. O músico conta que escolheu o blues-rock como tema de seu primeiro curso de guitarra online por ser um estilo muito popular. "Eu lancei um método (de blues-rock) em revista, em 2005, pela coleção Toque de Mestre, da Editora HMP, e foi um dos mais vendidos da série. Depois, lancei o DVD que também era de blues-rock. E, na época em que dei aula no IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia), saiu um método meu de blues-rock. Através do blues-rock, que é um estilo que todo o guitarrista gosta, é muito fácil de você ensinar um monte de coisa diferente sem entrar numa aula muito cansativa, sem ser aquela coisa mais tradicional."
Veja vídeo com trechos das aulas:
O músico. Ricky Furlani nasceu em Campinas (SP), estudou no conceituado Musicians Institute, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e é guitarrista profissional e professor há cerca de 30 anos. Tem três CDs lançados – Inscriptions (1999), Talking (2003) e Fuzz Up (2013), trabalho este que chegou a ser selecionado para a primeira fase do Grammy Latino, em 2014 -, além de participações em discos de outros artistas.
SERVIÇO
Curso online Blues-Rock Express, com Ricky Furlani
A quem se destina: Guitarristas
Número de aulas: 96
Duração do curso: 48 semanas (duas aulas liberadas por semana)
Preço: R$ 69 mensais
Forma de pagamento: Cartão de crédito
Site:
www.rickyfurlaniguitarraonline.com.br
* Quem assinar o curso receberá, na primeira semana, como bônus, oito aulas sobre pentatônicas, que é a escala mais popular entre os guitarristas, que funcionarão como um banco de dados em caso de dúvidas sobre acordes, escalas etc.
**A assinatura pode ser cancelada quando o aluno quiser.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O que diz a letra da clássica "Roots Bloody Roots", segundo Max Cavalera
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Bill Hudson: "No Brasil, se você não tocar com ex-membro do Angra, ninguém vai ouvir"
A banda lendária que envelheceu mal e não acabou dignamente, segundo Noel Gallagher
O segundo álbum mais influente de todos os tempos, de acordo com Roger Waters

Nikki Sixx: "transei com a mulher do Bruce Dickinson"
O hábito de Galvão Bueno considerado inconveniente, segundo Paulo Ricardo
Guitarras: as 15 músicas mais complicadas para tocar
Indústria: atrizes pornô começam a seguir mesmo rumo das bandas
Namore um cara que goste de Metal
Sarcófago: Wagner fala da banda, radicalismo, Ghost e muito mais



