Marok: as guerreiras negras do metal na África
Por Willba Dissidente
Fonte: Rock Dissidente
Postado em 01 de setembro de 2016
Foi em 2011 que o mundo soube de algo que vinha acontecendo desde os anos 1970: o rock pesado havia chegado na África. Ainda que o OSIBISA seja considerada a primeira banda de Rock'n'Roll formada por africanos, desde meados para o fim da década de setenta que num país chamado Botsuana, que fãs de BLACK SABBATH e JUDAS PRIEST formavam suas primeiras bandas objetivando tocar pesado. Uma geração depois, as fotografias do sulafricano Frank Marshall chocaram primeiro a Inglaterra depois o globo mostrando uma cena própria de Metal pesado composta por headbangers que se vestiam num amalgama da capa de "Ace of Spades" do MOTÖRHEAD, com mais rebites que o JUDAS PRIEST e mais couro que os vilões do filme Mad Max II. A mídia, que os chamou de Cowboys do Death Metal, não entendeu muito bem que essa é uma nova geração criando algo novo no Metal buscando inspiração no passado.
Seguiram mini-documentários de tevê e até um filme de cinema sobre a cena metal em Botsuana, mas algo perturbava outro fotógrafo, também da África do Sul, chamado Paul Shiakallis: a excessiva representação masculina em detrimento de sua contraparte feminina. Ela decidiu então, em 2015, passar mais de oito meses em Botsuana e conhecer essas mulheres, que se auto-intitulam, Queens (Rainhas) do Marok. Marok é uma expressão que significa Rocker na linguagem Setswana. O resultado ficou pronto em dezembro de 2015,
A intenção de Shiakallis foi retirar as Rainhas do Marok das situações de shows e bares para as representar em suas casas, em vidas cotidianas ou paisagens botsuanesas; mas com o visual metal. A ideia foi representar o contraste em que vivem essas mulheres: a plácida realidade da vida em Botsuana versus a descrição da colorida individualidade na mídia social, a lealdade para com o nome da família, versus a liberdade em usar um pseudônimo na internet.
Chamado de "Leathered Skins, Unchained Hearts (Peles de Couro, Corações desacorrentados, em tradução livre)", o trabalho de Shiakallis foi fundo no abismo dos alter egos das Marok, buscando como essas mulheres escaparam da prisão com grades do condicionamento social e adentraram nas infinitas possibilidades que o Heavy Metal guarda para elas. As rainhas do Marok cercam o estrutural arquétipo da "cultura africana" e remodelam essas estruturas pelas fotos de Paul, aparentando ser um enigma, longe da representação global que as mulheres negras tem de serem dóceis e inanimadas.
"Sendo rockers nó estamos unidas em nosso amor por nossa música e assim nós somos irmãos e irmãs de Metal. Nós somos o modelo em nossa sociedade e é por isso que nós apoiamos a nós mesmas e nossas bandas nessa vulnerável sociedade", contou a rainha do Marok chamada Katie Dekesu.
A matéria completa com mais fotos, links e depoimentos pode ser lida no Rock Dissidente.
http://rockdissidente.blogspot.com.br/2016/08/botsuana.html
Nota do Autor: Willba Dissidente agradece a Anny Tysondog, sua melhor amiga, por ter lhe mostrado os artigos originais em inglês.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
Skid Row deve anunciar novo vocalista ainda este ano, revela Rachel Bolan
Aerosmith anuncia "Legendary Edition" do seu álbum de estreia
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
RATM: Morello responde se ele "se dá bem" com Zack de La Rocha
As três favelas citadas no clássico "Alagados" dos Paralamas do Sucesso
Quem apelidou Eric Clapton de "mão lenta" ("slowhand") e porque isso faz todo o sentido
A cronologia dos 16 episódios citados por Raul Seixas em "Eu Nasci Há 10 Mil anos Atrás"


O artista de rock nacional com maior cachê do mercado hoje, segundo ex-diretor da BMG
Doors - Perguntas e respostas e curiosidades
James Hetfield: "Você não iria gostar de mim se soubesse minha história"
Kirk Hammett, guitarrista do Metallica, fala sobre vizinho zoófilo, cocaína e groupies
A música de Raul Seixas que salvou a carreira de Chitãozinho e Xororó
Guia: Como formar uma banda de Hard Rock em 69 lições



