A crítica de Portnoy ao trabalho de Matt Sorum, ex-baterista do Guns N' Roses
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 07 de agosto de 2012
Você sabe que acabou de encontrar um daqueles ‘garoto Xuxa’ fã de GUNS N’ ROSES quando ele ou ela entende uma piada sobre o modo do baterista MATT SORUM tocar nos [álbuns] USE YOUR ILLUSION. Por razões que são ainda absurdas para praticamente todo mundo, Sorum, que estava substituindo o demitido membro STEVEN ADLER, decidira que a melhor maneira de demonstrar a qualidade dinâmica de sua musicalidade era tocar a mesma virada um quazilhão de vezes. Ele toca a mesma virada tão frequentemente naqueles discos que chega a ser engraçado.
Guns N' Roses - Mais Novidades
E em outubro de 2012, outro demitido das peles, MIKE PORTNOY, decidiu intimar Sorum através do Twitter:
"November Rain é um clássico atemporal... mas porque diabos Matt Sorum toca exatamente a mesma virada a cada quatro tempos (23 vezes para ser exato)?"
Claro, o bom da era em que vivemos é que quase todo mundo sabe de tudo que os outros estão dizendo a toda hora. E eis que Sorum respondeu:
"Aquela virada foi ideia de Axl, uma frase musical que aparece em toda a trilogia, Don't Cry e Stranged. Aqueles álbuns UYI1 e 2 venderam juntos 20 milhões de cópias."
"Lembrem-se, garotos, tocar bateria não se trata apenas de viradas estilosas e bater com força nos pratos, pergunte a Charlie Watts, Ringo e Phil Rudd"
Sejamos justos: assistam a Makin’ F@*!ing Videos Part II – "November Rain" e confiram Sorum dizendo que Axl tinha o instruído a tocar no estilo do baterista de ELTON JOHN, NIGEL OLSSON, naquelas faixas, e que sua questão de não fazer muita firula era bem aceita. Pode-se até argumentar que o modo de Olsson tocar não era tão chato assim, e que há um meio-termo entre firula e macambúzio. E por mais que os Illusion tenham vendido e chacoalhado a indústria musical – de um modo que nunca mais foi obtido por banda alguma – não quer dizer que eles sejam, do ponto de vista técnico, obras-primas.
Mas Portnoy não fez questão de treplicar, e optou por ser educado:
"Concordo 1000%! Ringo é um dos meus maiores herois! Eu não quis desrespeitar, brother... apenas fiz uma observação sobre aquela música. Paz!"
O que é uma arregada, porque ele não estava fazendo uma observação, e sim, sendo crítico [o que, em defesa dele, não quer dizer a mesma coisa que ‘desrespeitoso’]. E ele estava certo. Portnoy deveria ter ficado na ofensiva. Mas pelo menos a treta rolou aos olhos dos fãs, então os figuras dos ‘rock bars’ da vida tiveram assunto pro próximo fim-de-semana!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
Novo álbum do Lamb of God é inspirado pelo cenário político e cultural norte-americano
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O importante e essencial aviso que Roger Waters colocou no começo de seus shows
Doro fala sobre suas novas bandas preferidas e cita nome brasileiro
Como (e por que) Adrian Smith saiu do Iron Maiden em 1990, segundo Nicko McBrain


Quando perdemos o artista que, para Slash, era um dos maiores talentos musicais do século 20
O cantor que Axl Rose admitiu ter medo de conhecer; "escuto o tempo todo"
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Quando Axl Rose deixou os Rolling Stones plantados esperando por três horas
A música do Guns N' Roses que Myles Kennedy acha mais difícil de cantar com Slash
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
"Misoginia e masculinidade tóxica": membro do Faith No More lembra tour com Metallica e Guns
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
O ex-guitarrista do Guns N' Roses que Slash considera melhor do que ele



