RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A categórica resposta de Alex Lifeson sobre retorno do Rush sem Neil Peart

Ace Frehley proibiu abraços e apertos de mão em aparição pública semana passada

Revista Veja diz que Bruce Dickinson teve "desempenho frustrante" em torneio de esgrima

O hit do Queen que foi rejeitada por Brian May; "não me sentia muito à vontade"

O megahit de amor de Paul McCartney que foi acusado de apropriação cultural

O hit de Cazuza que portugueses receberam com frieza: "Gíria considerada depreciativa"

O riff que David Bowie ganhou de Jimmy Page e usou em duas músicas diferentes

O show solo que Ian Gillan fez pelado, vestindo só uma capa de chuva transparente

A música tocante que Warrel Dane escreveu para seu irmão, que nunca a ouviu

As capas de Iron Maiden e Nevermore que foram feitas pela mesma pessoa e são semelhantes

Bruce Dickinson compete em circuito europeu de esgrima para veteranos

O astro da música que mora em mansão nababesca e gosta de exibir riqueza

Membro do Beach Boys é processado por não autografar merchandising

Steve Harris relembra sua mansão "assombrada" que inspirou a letra de "Fear of the Dark"

Porque o AC/DC desprezava completamente a ideologia do Punk


Bangers Open Air

Ross Robinson: o cerne da polêmica Korn vs. Sepultura

Por Igor Miranda
Postado em 11 de outubro de 2016

Jonathan Davis chamou a atenção ao dizer aquilo que o mundo já sabia e que até mesmo os irmãos Cavalera haviam admitido anteriormente: o Sepultura se influenciou bastante no Korn para fazer "Roots". O sexto álbum da banda brasileira, lançado em 1996, tem sonoridade parecida com o debut do grupo americano, de 1994.

"O que foi um grande elogio, mas também foi algo zoado, foi o Roots, do Sepultura. Foi uma cópia escancarada do Korn", disse Jonathan Davis, durante entrevista recente à Metal Hammer. Em outros depoimentos, tanto antigos quanto atuais, os irmãos Max e Igor Cavalera e até mesmo Andreas Kisser comentaram essa influência - evitando, é claro, o termo "cópia", já que não se trata exatamente de um plágio ou algo do tipo.

Korn - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Questionado em um programa de rádio sobre a influência, Igor Cavalera foi o que melhor opinou sobre o assunto. "Acho que sim. Não só eles (o Korn), mas o Deftones na época [...] Mas havia muito mais do que só aquilo. É uma parte de uma combinação. Quando tivemos alguém como Carlinhos Brown, ou até de Mike Patton (Faith No More), outras coisas aconteceram", disse.

Tanto Jonathan Davis quanto Igor Cavalera citaram, em suas entrevistas, um nome em comum: o produtor Ross Robinson, que trabalhou em "Roots" e no álbum de estreia do Korn. E ele é o cerne dessa questão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ross Robinson e o metal na década de 1990

Não se trata de falar, somente, das bandas. Robinson foi um dos grandes produtores das décadas de 1990 e 2000 e exerceu sua influência em dois movimentos distintos que cresceram no período: o nu metal e o post-hardcore.

Como grande parte dos produtores, Ross Robinson também começou em uma banda. Ele foi guitarrista de pequenos grupos de thrash metal, incluindo o Murdercar, que contava com Dave McClain (futuramente do Machine Head). Era conhecido no underground de Los Angeles, nos Estados Unidos.

O primeiro trabalho produzido por Ross Robinson foi "Concrete", do Fear Factory, em 1991. O disco, que seria o primeiro do grupo, foi gravado nos estúdios de Blackie Lawless (W.A.S.P.), mas não foi lançado até 2002. O motivo? A banda não gostou do resultado, engavetou o projeto e gravou "Soul Of A New Machine", com outro produtor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Robinson foi engenheiro de som em "The Crimson Idol" (1992), do W.A.S.P., e produziu os dois primeiros trabalhos do Korn: a demo "Neidermayer's Mind" (1993) e o álbum de estreia da banda, de 1994. A partir daí, consolidou-se como um bom nome no segmento alternativo, até que se consagrou de vez ao trabalhar em "Roots".

Os álbuns de Korn e Sepultura que geraram todo esse conflito - entre fãs, visto que os músicos envolvidos concordam com a influência - estão entre os primeiros trabalhos de Ross Robinson, que, na época, não havia nem mesmo chegado aos 30 anos de idade. Como um produtor tão inexperiente seria o cerne deste "problema"?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O motivo não está somente pelo que ele fez até 1996. O trabalho de Ross Robinson nos anos seguintes confirma, ainda mais, a teoria. Álbuns como "Three Dollar Bill, Yall" (Limp Bizkit), "The Burning Red" (Machine Head) e os discos de estreia do Soulfly e do Slipknot contam com o mesmo som denso que Robinson encontrou no debut do Korn e em "Roots", do Sepultura.

O apreço pelas afinações graves, o destaque à seção rítmica e o olhar diferenciado ao groove não foram invenções de Ross Robinson. No entanto, ele foi um dos poucos produtores a gerenciar isso tão bem, especialmente por saber como trabalhar com elementos tão "sujos" sem comprometer o resultado final.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Na mesma entrevista dada por Igor Cavalera e citada anteriormente neste texto, o músico revela que o próprio Sepultura foi atrás de Ross Robinson. "(O som) Foi uma das razões pelas quais Ross foi chamado - porque ele conseguia capturar aquele som visceral na época, e era muito legal", disse.

Mas é só Ross Robinson?

Antes mesmo de se falar em "cópia", deve-se considerar não só as bandas ou os produtores. É importante entender a influência que o estilo de produção de Ross Robinson exerceu no momento, mas se fosse só isso, seria fácil de compreender.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os trabalhos do Korn e do Sepultura na década de 1990, bem como os de bandas como Deftones, Pantera, Fear Factory e outras, estão inseridos em um movimento sonoro que é chamado de nu metal, sejam como trabalhos influentes ou influenciados. Esse foi o estilo de metal mais popular (e, provavelmente, o último grande subgênero) entre os anos 1990 e 2000.

No fim das contas, a polêmica sobre "quem copiou quem" está somente na cabeça dos fãs, que, de certa forma, ainda marginalizam o nu metal. A polícia do metal purista pode tentar me prender, mas é fato que Pantera, Sepultura, Anthrax, Slayer, Metallica e outros nomes "intocáveis" influenciaram e/ou se deixaram influenciar pela estética do nu metal em algum momento de suas trajetórias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Leituras recomendadas:

Nü-Metal: De onde veio? Para onde foi? A culpa é do Sepultura?

10 discos produzidos por Ross Robinson

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.
Mais matérias de Igor Miranda.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS