Led Zeppelin: Jason Bonham ouve bootlegs para estudar técnica do pai
Por Igor Miranda
Fonte: DOMKcast / Blabbermouth
Postado em 26 de novembro de 2018
O baterista Jason Bonham sempre se inspirou no pai, o lendário John Bonham, na forma de tocar. Atualmente, Jason comanda uma banda-tributo ao Led Zeppelin, o Jason Bonham's Led Zeppelin Experience, mas a pegada influenciada por John sempre foi perceptível nos diversos projetos que integrou: do grupo Bonham ao superprojeto Black Country Communion.
Em entrevista ao podcast "DOMKcast" (transcrição via Blabbermouth), Jason Bonham revelou que ouve gravações antigas de shows do pai, no Led Zeppelin, para estudar a técnica com as baquetas em mãos. Jason recorre, em especial, aos bootlegs - registros de performances que não foram lançados oficialmente e, geralmente, são captados por fãs.
"Minha teoria é que existem pontos-chave que ele tocava - preenchimentos principais. Há um preenchimento em 'Black Dog' logo antes do solo. Você precisa fazer isso. As viradas em 'Stairway To Heaven' precisam ser feitas. O que gosto de fazer é ouvir diferentes bootlegs", afirmou.
Segundo Jason, há pessoas que desconhecem muitas versões ao vivo improvisadas pelo pai em shows do Led Zeppelin - e atualmente reproduzidas por ele. "Há muitas viradas que as pessoas não conhecem. Às vezes, alguém diz: 'wow, você fez algo próprio ali'. E eu respondo: 'adoraria dizer que sim, mas, não - ele fez dessa forma em 1975, ou 1977'. Quando toco 'Kashmir', foco na versão do Knebworth, de 1979", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps