Iron Maiden: Quando a pirataria uniu Heavy Metal e videogames nos anos 80
Por Igor Soares
Fonte: Iron Maiden 666
Postado em 23 de abril de 2019
Por: Ed Zee
Baixista do Anno Zero e colecionador Atari
O Iron Maiden, ainda nos anos 80, já mostrava a sua força como um fenômeno da cultura pop. A prova disso é que a música tocada pela banda já influenciava a indústria de videogames, décadas antes dos jogos Ed Hunter e Legacy of The Beast serem sequer imaginados.
Na Tailândia, uma empresa local lançou um jogo para Atari 2600 chamado "GOD". O rótulo do cartucho era nada menos que o desenho da capa do disco Powerslave. Obviamnte não se trata de um lançamento oficial da banda e muito menos da Atari e sim de pirataria descarada, muito comum fora dos EUA. Nesses mercados proliferavam os videogames "clones", compatíveis com o sistema Atari e cartuchos contendo cópias dos programas, muitas vezes com rótulos bizarros e sem nenhuma conexão com o jogo em si.
Alguns colecionadores que possuem o cartucho GOD relatam que em suas cópias o jogo contido é o "Ms. Pac Man", bastante conhecido na época. Outros dizem que seus cartuchos trazem no rótulo o nome "Galaga" mas o jogo contido na verdade é uma espécie de River Raid modificado. Uma verdadeira salada que inclusive nos dá margem a pensar que diferentes games podem ainda ser descobertos em outras cópias deste curioso cartucho.
No Brasil, um dos países onde mais foram fabricados consoles e cartuchos piratas, uma empresa chamada Miragem resolveu usar o logotipo do Iron Maiden como base para o desenho de seu próprio logo. E investiu nisso: não só o rótulo foi impresso com a fonte da banda como também o case dos cartuchos trazia este logo em alto relevo.
Foto: Leandro Sá - Acervo Pessoal
Hoje alguns desses itens são raros e atingem altos preços em leilões internacionais, sendo uma bela curiosidade em qualquer coleção, tanto para saudosistas do Atari quanto para fãs do Maiden.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
A pior faixa de encerramento de um disco do Metallica, segundo o Loudwire
O personagem invisível do Angra que merece mais destaque, segundo Rafael Bittencourt
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O "pior músico" que Paul McCartney disse que os Beatles já tiveram
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
A opinião de Regis Tadeu sobre teoria de que Mayara Puertas assumiria vocal do Arch Enemy
O disco pelo qual Max Cavalera gostaria de ser lembrado; "Foi o mais difícil"
Dream Theater fará turnê de 50 anos? Mike Portnoy responde
Motorhead: 10 das frases mais marcantes de Lemmy Kilmister
Lobão faz ranking com seus cinco guitarristas favoritos de todos os tempos
Classic Rock elege a melhor música do Guns N' Roses (e não é "Sweet Child O' Mine")



A resposta de Nicko McBrain a rumor sobre saída de Dave Murray
Adrian Smith quer aposentar música do UFO que serve como intro dos shows do Iron Maiden
O primeiro disco de heavy metal que Mikael Åkerfeldt comprou
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Música que dá nome ao documentário do Iron Maiden já foi considerada uma das piores da banda
Versões originais: 10 músicas que foram "tomadas" emprestadas
A música 'Wasting Love", do Iron Maiden, é um plágio?



