Nirvana: Vinte e cinco anos sem Kurt Cobain
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de abril de 2019
O Nirvana chocou o mundo da música no início dos anos 90. O disco "Nevermind" foi um fenômeno de crítica e vendas.O Rock estava no topo do mundo, e o "disco com o neném pelado na capa" era um dos principais responsáveis por isso.
A imagem da banda se confundia com a figura de seu líder, o guitarrista e vocalista Kurt Cobain. Nascido no ano de 1967, Kurt foi o maior nome do grunge, movimento que colocou o Rock alternativo em evidência nas rádios e TVs dos Estados Unidos e do planeta. Algumas músicas tocavam em absolutamente todo lugar, desde os programas da finada MTV até no sistema de som de alguns ginásios esportivos. Todo mundo queria ouvir Nirvana, e todos queriam ser como Kurt Cobain.
Infelizmente, no dia 08 de abril de 1994, Kurt voltou a chocar o mundo. Porém, por um motivo infinitamente mais pesado do que qualquer música que tivesse escrito até ali. Foi no oitavo dia de abril que o corpo de Kurt foi encontrado em sua casa. Kurt colocou fim em sua própria vida. O relatório do médico legista afirma que o músico havia cometido suicídio três dias antes, em 05 de abril.
A causa de sua morte ainda gera controvérsias, mas como não estamos em um site de especulações, que as coisas fiquem como estão.
A notícia de sua morte, obviamente, pegou muita gente de surpresa, e deixou o mundo de queixo caído. Um dos maiores ícones da década deixava sua vida, sua família, seus fãs, enfim, o mundo para trás.
Apesar de todo o sucesso, Kurt Cobain era uma verdadeira bomba relógio. Seu histórico depressivo, seus vícios,um casamento turbulento e a pressão por ser um ícone (contra a sua vontade) acabaram tornando um verdadeiro inferno a existência do líder do Nirvana.Infelizmente, o coquetel explosivo resultou em uma tragédia. No final das contas, a sua carreira sucedida acabou se tornando algo que ele não conseguiu lidar.
Seus últimos dias foram turbulentos, envolvendo internação em clínica de reabilitação, fuga e sumiço. A bomba relógio estava prestes a explodir, e infelizmente, explodiu.
De lá pra cá, muita coisa mudou: nasceram vários estilos musicais, outros tantos desapareceram, e infelizmente, vários músicos seguiram os passos de Kurt. Inclusive, alguns parceiros da época de grunge.
Faz um quarto de século que Kurt Cobain se foi. E até hoje seu legado continua intacto. Poucas vezes na história da música um movimento foi tão intenso e inovador como o grunge. As músicas, que por um lado eram "simples", mas por outro, carregadas de ódio e frustração, foram a trilha sonora de uma geração que estava crescendo com o intuito de confrontar o mundo.
São poucos os discos que são tão significativos quanto "Nevermind", que por sinal, acabou ficando quase maior que a banda. Porém, jamais maior que Kurt Cobain, a principal figura não apenas da banda, mas do Grunge.
É inegável a influência do Nirvana na vida de muitos músicos e fãs de música pesada.A música "Smell Like Teen Spirit" foi o primeiro contato que milhões de pessoas tiveram com o Rock na vida, e "só" isso já seria o suficiente para Kurt merecer todo o respeito que tem (ou que deveria ter). Porém, além disso, o saudoso e intenso vocalista mostrou que sentimentos pesados como a raiva, frustrações, depressão e o ódio poderiam ser traduzidos em forma de música.
Goste você ou não, Kurt foi, é, e continuará sendo um ícone,Nirvana continuará sendo uma banda marcante, e "Nevermind" continuará sendo um dos discos mais revolucionários da história da música.
Mesmo tantos anos depois de sua partida, seu nome sempre é lembrado. Infelizmente, Kurt não está entre nós para ver o símbolo que se tornou. Ironicamente, ele, que jurava não ter uma arma, decidiu jogar tudo para o alto com uma.
Obrigado pela sua música, Kurt Cobain. Seu legado será eterno.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Andreas Kisser revela como Eloy Casagrande comunicou sua ida para o Slipknot
Guitarrista do Rush revela qual é a única banda atual que ele curte e admira
O encarte de disco que foi fundamental para a criação de um dos maiores hits do Rock brasileiro

Os 5 melhores álbuns de grunge de todos os tempos, segundo Andre Barcinski
Por que Eddie Vedder ainda evita ouvir Nirvana; "Eu detesto até falar sobre isso"
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Nirvana: a música que formou a banda
Axl Rose: drogas, atrasos, agradecimentos ao Nirvana e muito mais
Kurt Cobain sobre como "finalmente" conseguiu ouvir Black Sabbath quando garoto



