Nirvana: Vinte e cinco anos sem Kurt Cobain

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mateus Ribeiro
Enviar Correções  

O Nirvana chocou o mundo da música no início dos anos 90. O disco "Nevermind" foi um fenômeno de crítica e vendas.O Rock estava no topo do mundo, e o "disco com o neném pelado na capa" era um dos principais responsáveis por isso.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A imagem da banda se confundia com a figura de seu líder, o guitarrista e vocalista Kurt Cobain. Nascido no ano de 1967, Kurt foi o maior nome do grunge, movimento que colocou o Rock alternativo em evidência nas rádios e TVs dos Estados Unidos e do planeta. Algumas músicas tocavam em absolutamente todo lugar, desde os programas da finada MTV até no sistema de som de alguns ginásios esportivos. Todo mundo queria ouvir Nirvana, e todos queriam ser como Kurt Cobain.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Infelizmente, no dia 08 de abril de 1994, Kurt voltou a chocar o mundo. Porém, por um motivo infinitamente mais pesado do que qualquer música que tivesse escrito até ali. Foi no oitavo dia de abril que o corpo de Kurt foi encontrado em sua casa. Kurt colocou fim em sua própria vida. O relatório do médico legista afirma que o músico havia cometido suicídio três dias antes, em 05 de abril.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A causa de sua morte ainda gera controvérsias, mas como não estamos em um site de especulações, que as coisas fiquem como estão.

A notícia de sua morte, obviamente, pegou muita gente de surpresa, e deixou o mundo de queixo caído. Um dos maiores ícones da década deixava sua vida, sua família, seus fãs, enfim, o mundo para trás.

Apesar de todo o sucesso, Kurt Cobain era uma verdadeira bomba relógio. Seu histórico depressivo, seus vícios,um casamento turbulento e a pressão por ser um ícone (contra a sua vontade) acabaram tornando um verdadeiro inferno a existência do líder do Nirvana.Infelizmente, o coquetel explosivo resultou em uma tragédia. No final das contas, a sua carreira sucedida acabou se tornando algo que ele não conseguiu lidar.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Seus últimos dias foram turbulentos, envolvendo internação em clínica de reabilitação, fuga e sumiço. A bomba relógio estava prestes a explodir, e infelizmente, explodiu.

De lá pra cá, muita coisa mudou: nasceram vários estilos musicais, outros tantos desapareceram, e infelizmente, vários músicos seguiram os passos de Kurt. Inclusive, alguns parceiros da época de grunge.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Faz um quarto de século que Kurt Cobain se foi. E até hoje seu legado continua intacto. Poucas vezes na história da música um movimento foi tão intenso e inovador como o grunge. As músicas, que por um lado eram "simples", mas por outro, carregadas de ódio e frustração, foram a trilha sonora de uma geração que estava crescendo com o intuito de confrontar o mundo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

São poucos os discos que são tão significativos quanto "Nevermind", que por sinal, acabou ficando quase maior que a banda. Porém, jamais maior que Kurt Cobain, a principal figura não apenas da banda, mas do Grunge.

É inegável a influência do Nirvana na vida de muitos músicos e fãs de música pesada.A música "Smell Like Teen Spirit" foi o primeiro contato que milhões de pessoas tiveram com o Rock na vida, e "só" isso já seria o suficiente para Kurt merecer todo o respeito que tem (ou que deveria ter). Porém, além disso, o saudoso e intenso vocalista mostrou que sentimentos pesados como a raiva, frustrações, depressão e o ódio poderiam ser traduzidos em forma de música.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Goste você ou não, Kurt foi, é, e continuará sendo um ícone,Nirvana continuará sendo uma banda marcante, e "Nevermind" continuará sendo um dos discos mais revolucionários da história da música.

Mesmo tantos anos depois de sua partida, seu nome sempre é lembrado. Infelizmente, Kurt não está entre nós para ver o símbolo que se tornou. Ironicamente, ele, que jurava não ter uma arma, decidiu jogar tudo para o alto com uma.

Obrigado pela sua música, Kurt Cobain. Seu legado será eterno.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Vocalistas: as vozes mais agudas do Metal segundo o NoisecreepVocalistas
As vozes mais agudas do Metal segundo o Noisecreep

Frances Bean Cobain: assustada com tatuagem de fãFrances Bean Cobain
Assustada com tatuagem de fã


Sobre Mateus Ribeiro

Fanático por Ramones, In Flames e Soilwork. Limeirense com muito orgulho (e sotaque).

Mais matérias de Mateus Ribeiro no Whiplash.Net.

GooAdHor Goo336 Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 Goo336 Goo336