Raul Seixas: livro sobre o Novo Aeon e a influência de Aleister Crowley
Por Hilde Knopfler
Fonte: Editora Mondrongo
Postado em 17 de junho de 2019
Neste ano em que completam-se 30 anos da morte de RAUL SEIXAS, no mês do aniversário de 74 anos do nascimento do cantor e compositor, a Editora Mondrongo anuncia o lançamento da segunda edição da obra que discute o legado da Sociedade Alternativa. "Novo Aeon: Raul Seixas no torvelinho de seu tempo", de Vitor Cei, doutor em Estudos Literários, tradutor de Aleister Crowley e professor de literatura na Universidade Federal do Espírito Santo, avalia de que forma o compositor baiano se apropria da doutrina do mago inglês Aleister Crowley para representar, de modo poético e utópico, o anseio pela superação do autoritarismo da ditadura militar.
Resultado da pesquisa de mestrado do autor, a obra aborda a concepção de Novo Aeon apresentada por RAUL SEIXAS em suas músicas. A doutrina do Novo Aeon, elaborada por Crowley no início do século XX, impulsionou trajetórias existenciais de grande força contestatória, influenciando a contracultura das décadas de 1960 e 1970. RAUL SEIXAS, que acompanhou o movimento e propôs uma Sociedade Alternativa, lançou sua obra à condição de espírito do seu tempo.
Por meio de conceitos teóricos da Filosofia e dos Estudos Literários, o livro ajuda a compreender a música de RAUL SEIXAS à luz da multiplicidade de problemas que formam a experiência cultural brasileira. Vitor Cei, através de sua interpretação e o entrelaçamento de discussões com teóricos fundamentais para a compreensão do tema, apresenta uma análise das questões que animaram as décadas de 1970 e 80: autoritarismo, censura, desbunde, contracultura, ocultismo, indústria cultural, melancolia e niilismo.
Seria possível para o brasileiro hoje imaginar uma Sociedade Alternativa? O torvelinho do tempo de RAUL SEIXAS se assemelha ao nosso. As manifestações pela redemocratização e as jornadas de junho se revelaram igualmente frustrantes. Se é verdade que de lá para cá foram eliminados certos aspectos arcaicos da sociedade brasileira, também é verdade que foram poucos, e nenhum governo ou movimento popular foi o vetor de qualquer transformação que pudesse confirmar as esperanças que alimentavam seus apoiadores. Quando se associa essa frustração à mentalidade autoritária que recorrentemente domina o brasileiro, podemos perceber que o presente não se modificará sem que algo se modifique na própria estrutura das relações sociais. Diante do sucesso do que há de pior no país, RAUL SEIXAS nos oferece um caminho a trilhar capaz de reverter o fracasso do projeto de nação.
Wilberth Salgueiro, professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo e autor de posfácio do livro, afirma que "este estudo de Vitor vem em boa hora: muito além da celebração, é um convite à cerebração. Em síntese, este livro aciona em nós os prazeres de pensar música e história – ao som, alto e bom som, de RAUL SEIXAS".
Título: Novo Aeon: Raul Seixas no torvelinho de seu tempo
Autor: Vitor Cei
Editora: Mondrongo
Páginas: 186
Preço: R$ 39,90
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
Saída do Scorpions marcou queda irreversível de James Kottak: "Bebia o tempo todo. Dia e noite"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Aquiles Priester celebra título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Site diz que riff do Metallica "lembra demais" música do Aerosmith
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
Guitarrista questiona hiato do Sodom; "Acho que isso é um desperdício"
Ofertas de vinis, CDs, smartphones, acessórios e outros com até 44% na Amazon

O hit de Raul Seixas que ele precisou compor rápido após 30% do álbum ser censurado
Opus 666 - o disco internacional de Raul Seixas que foi gestado, mas não nasceu
O sucesso de Raul Seixas nos anos 1980 que ele classifica como "trabalho em preto e branco"


