Raul Seixas: livro sobre o Novo Aeon e a influência de Aleister Crowley
Por Hilde Knopfler
Fonte: Editora Mondrongo
Postado em 17 de junho de 2019
Neste ano em que completam-se 30 anos da morte de RAUL SEIXAS, no mês do aniversário de 74 anos do nascimento do cantor e compositor, a Editora Mondrongo anuncia o lançamento da segunda edição da obra que discute o legado da Sociedade Alternativa. "Novo Aeon: Raul Seixas no torvelinho de seu tempo", de Vitor Cei, doutor em Estudos Literários, tradutor de Aleister Crowley e professor de literatura na Universidade Federal do Espírito Santo, avalia de que forma o compositor baiano se apropria da doutrina do mago inglês Aleister Crowley para representar, de modo poético e utópico, o anseio pela superação do autoritarismo da ditadura militar.
Resultado da pesquisa de mestrado do autor, a obra aborda a concepção de Novo Aeon apresentada por RAUL SEIXAS em suas músicas. A doutrina do Novo Aeon, elaborada por Crowley no início do século XX, impulsionou trajetórias existenciais de grande força contestatória, influenciando a contracultura das décadas de 1960 e 1970. RAUL SEIXAS, que acompanhou o movimento e propôs uma Sociedade Alternativa, lançou sua obra à condição de espírito do seu tempo.
Por meio de conceitos teóricos da Filosofia e dos Estudos Literários, o livro ajuda a compreender a música de RAUL SEIXAS à luz da multiplicidade de problemas que formam a experiência cultural brasileira. Vitor Cei, através de sua interpretação e o entrelaçamento de discussões com teóricos fundamentais para a compreensão do tema, apresenta uma análise das questões que animaram as décadas de 1970 e 80: autoritarismo, censura, desbunde, contracultura, ocultismo, indústria cultural, melancolia e niilismo.
Seria possível para o brasileiro hoje imaginar uma Sociedade Alternativa? O torvelinho do tempo de RAUL SEIXAS se assemelha ao nosso. As manifestações pela redemocratização e as jornadas de junho se revelaram igualmente frustrantes. Se é verdade que de lá para cá foram eliminados certos aspectos arcaicos da sociedade brasileira, também é verdade que foram poucos, e nenhum governo ou movimento popular foi o vetor de qualquer transformação que pudesse confirmar as esperanças que alimentavam seus apoiadores. Quando se associa essa frustração à mentalidade autoritária que recorrentemente domina o brasileiro, podemos perceber que o presente não se modificará sem que algo se modifique na própria estrutura das relações sociais. Diante do sucesso do que há de pior no país, RAUL SEIXAS nos oferece um caminho a trilhar capaz de reverter o fracasso do projeto de nação.
Wilberth Salgueiro, professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo e autor de posfácio do livro, afirma que "este estudo de Vitor vem em boa hora: muito além da celebração, é um convite à cerebração. Em síntese, este livro aciona em nós os prazeres de pensar música e história – ao som, alto e bom som, de RAUL SEIXAS".
Título: Novo Aeon: Raul Seixas no torvelinho de seu tempo
Autor: Vitor Cei
Editora: Mondrongo
Páginas: 186
Preço: R$ 39,90
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
A banda que "chutou o traseiro" do Rage Against the Machine, segundo Tom Morello
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Guitarrista do Blind Guardian comemora ao receber seu "CPF"
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil
A opinião de David Ellefson sobre a icônica linha de baixo de "Peace Sells"
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa


A versão original em inglês de "Maluco Beleza", segundo parceiro de Raul Seixas
Opus 666 - o disco internacional de Raul Seixas que foi gestado, mas não nasceu
O motivo que levou Jerry Adriani a se recusar a gravar clássico de Raul Seixas
O dia que Zé Ramalho detonou Paulo Coelho após escritor o proibir de gravar Raul Seixas
Como foram os complicados últimos meses de vida de Raul Seixas, segundo Rick Ferreira


