Décadas depois, o que Robert Plant pensa sobre o álbum "IV" do Led Zeppelin
Por Igor Miranda
Fonte: Digging Deep / U. Classic Rock
Postado em 29 de outubro de 2019
Em seu podcast "Digging Deep", com transcrição via Ultimate Classic Rock, o vocalista Robert Plant ofereceu uma opinião atualizada sobre "Led Zeppelin IV", quarto álbum do Led Zeppelin, lançado em novembro de 1971. O disco é considerado um dos grandes clássicos da banda e do rock em geral, por apresentar músicas como "Stairway To Heaven", "Rock And Roll", "Black Dog" e outros.
Com a acidez típica de seus comentários contemporâneos, Robert Plant afirmou que "IV" passou por um processo de concepção "meio Spinal Tap". Ele diz isso com base, especialmente, no trabalho feito em torno da capa. A arte não conta com o nome da banda e não traz nenhum título em específico: trata-se apenas de uma pintura a óleo, enquanto que a parte interna apresenta os quatro símbolos do grupo, cada um em menção a um dos integrantes.
Ao ser perguntado pelo apresentador de seu podcast, Matt Everett, sobre como iria se referir ao álbum "IV", Robert Plant disse: "Não sei. Naqueles tempos do Zeppelin, éramos muito importantes. Virou algo meio Spinal Tap, onde você não consegue lançar um álbum, mesmo que já tenha concluído as gravações, porque ainda não conseguiu acertar a capa".
Plant disse que quando perguntavam se o Led Zeppelin colocaria o nome da banda na enigmática capa do "IV", a resposta era algo como: "Está brincando? Colocar o nome da banda na capa? Isso é corporativo demais".
Por outro lado, o cantor admite que os integrantes desejavam que todos soubessem que o álbum era deles e que vendesse bem, gerasse reações e tudo o mais. "Não sei nem como chamá-lo. 'The Four Symbols' ('Os Quatro Símbolos') é como chamam às vezes", disse.
O vocalista citou "The Battle of Evermore" como uma música de destaque em "IV", pois apresentava um "extremo" em contraste à sua carreira como compositor. A ideia da música, que é inspirada em bandas de folk rock, era contar uma história de alguma desgraça iminente que foi evitada pelo espírito do povo.
Plant comentou que o Led Zeppelin teve muita sorte de contar com músicos que tinham diversas influências em suas performances. Curiosamente, a faixa é a única da carreira da banda a contar com um vocalista convidado: Sandy Denny, do Fairport Convention. Ela foi chamada após Plant ter composto a música em duas partes e, em seguida, tentou cantar ambas as vozes. "Foi uma ideia insana. Não soava bem em apenas uma voz, em um tom", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
A canção que Raul Seixas gravou "por brincadeira", mas que seria cancelada hoje em dia
Behemoth, Deicide, Rotting Christ e Immolation anunciam turnê conjunta
Metal Allegiance lança nova música com William DuVall (Alice in Chains) nos vocais
A pior banda que Mick Jagger já ouviu: "Horrível, lixo, estúpido, porcaria nauseante"


A música do Led Zeppelin IV que Jimmy Page disse que não dava para reproduzir
O legado que Jimmy Page gostaria de deixar para a história; "É isso que importa de verdade"
O brasileiro que deixou Jimmy Page desconfortável: "Me recuso a responder essa pergunta"
A guitarra roubada de Jimmy Page que retornou décadas depois; "acho que ele morreu"
3 clássicos do rock que ganham outro significado quando tocados ao contrário
A curiosa relação entre Led Zeppelin e Nirvana feita por Malcolm Young
O baixista que quase ocupou o lugar de John Paul Jones no Led Zeppelin
A banda que Robert Plant disse ter desperdiçado o próprio potencial
O conselho que Keith Richards deu a Jimmy Page a respeito do Led Zeppelin
Guitarristas: os 10 maiores de todos os tempos segundo a Time


