Arquivo do Rock: The Beatles invadem os EUA
Por Rafael Ferrara
Fonte: Radio Catedral do Rock
Postado em 23 de fevereiro de 2020
Nesta primeira quinzena de fevereiro, comemoramos 54 anos de quando os Beatles invadiram os EUA e, por consequência, tomaram o mundo por assalto. Isso não ocorreu em uma ação isolada, mas uma série de fatos que colocaram o quarteto britânico no topo das paradas dos Estados Unidos.
Antes de falarmos disso, é importante entender o motivo de, mesmo com seu primeiro álbum lançado há um ano, os Beatles não terem obtido notoriedade nas paradas dos EUA. Isso se deu por conta de um imbróglio envolvendo a Parlaphone (gravadora dos Beatles no Reino Unido), EMI (a gravadora master dona da Parlaphone) e a VeeJay (uma pequena gravadora de Chicago que tinha os direitos dos Beatles). A EMI queria que os Beatles entrasse no mercado estadunidense e até dava uma força para a VeeJay. Contudo, a gravadora de Chicago não tinha muitos recursos e entendia que apostar em mais uma banda sem grandes potenciais seria correr um grande risco. Todavia, os Beatles estavam no topo das paradas do Reino Unido desde o lançamento do seu primeiro álbum Please Please Me no início de 1963. Eles só saíram do topo quando lançaram seu segundo álbum chamado With The Beatles no final do mesmo ano.
Entendendo que talvez fosse a hora de fazer as coisas por conta própria, a EMI autorizou a Parlaphone a lançar em dezembro de 1963 um single dos Beatles nos Estados Unidos contendo no lado A a faixa I Wanna Hold Your Hand (tirada do álbum With The Beatles) e no lado B a faixa I Saw Her Standing There (tirada do álbum Please Please Me). Foram necessários apenas 15 dias para que o single chegasse ao topo dos EUA. Notando o sucesso que estava prestes a estourar, lançaram nos EUA um álbum chamado Meet The Beatles que contém 9 das 14 faixas do álbum With The Beatles, além de três faixas como I Saw Here Standing There. O álbum teve a resposta que esperavam e obrigou que fosse montada toda uma operação para que o quarteto de Liverpool fizesse uma visita à terra do Tio Sam.
Em 7 de fevereiro de 1964, se despedindo de quatro mil fãs histéricos, os Beatles decolavam do Reino Unido e fora recebidos por outros três mil fãs tão histéricos quanto no aeroporto JFK em Nova York. Ali explodiria uma epidemia chamada Beatlemania. Dois dias após sua chegada, eles participaram do consagrado programa The Ed Sullivan Show onde obtiveram a impressionante marca de 75 milhões de telespectadores, o que é equivalente a metade da população dos EUA naquela época. Na apresentação, tocaram seis músicas que foram suficientes para que os EUA impulsionassem o que era um sucesso local ao status de maior banda da história. Tanto que dia 15 de fevereiro, o álbum Meet The Beatles, lançado oficialmente apenas no território americano, recebeu o certificado da RIAA de mais de um milhão de cópias vendidas. Ele ficou no topo das paradas por onze semanas e só saiu porque outro álbum dos Beatles foi lançado.
O Arquivo do Rock é um programa de uma hora de duração da Rádio Catedral do Rock que vai ao ar todo sábado às 14:00 e apresentado pelo Ferrara. O episódio The Beatles Invadem os EUA foi ao ar no dia 15 de fevereiro de 2020 e está disponível no formato de podcast nas plataformas SPotify e Dezzer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps