A redação de Kiko Loureiro que fez mãe chorar e escola achar que ele precisava de psicólogo
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de maio de 2026
Antes de se tornar guitarrista do Angra, entrar para o Megadeth e construir uma carreira solo respeitada, Kiko Loureiro teve um episódio curioso na escola. Em entrevista ao canal Sixty Scales and the Truth - Niels Guns, o músico relembrou que uma redação sobre heavy metal acabou assustando professores a ponto de sua mãe ser chamada para conversar.
Angra - Mais Novidades
Segundo Kiko, tudo aconteceu durante um processo seletivo para entrar em uma escola. Além de uma prova de matemática, ele precisou escrever uma redação. O tema escolhido, porém, não foi exatamente convencional. "Eu escrevi sobre um festival de metal, com guitarras pesadas, lama, cantores comendo morcegos, esse tipo de coisa", contou. Ele diz não lembrar exatamente todos os detalhes do texto, mas recorda bem da consequência: "A escola não me aceitou por causa do texto".
O caso foi levado tão a sério que a instituição chamou sua mãe para falar sobre ele. Kiko lembra que ela ficou muito preocupada com a situação. "Foi a primeira vez que lembro de ver minha mãe chorando na minha frente", afirmou. O jovem guitarrista, no entanto, tentou explicar que aquilo não era sinal de nenhum problema grave. Ele estava apenas reproduzindo o imaginário que consumia na época. "Eu estava lendo aquelas revistas sobre festivais europeus, vendo as fotos e tal. Então escrevi aquilo."
A preocupação da escola, vista hoje com certo humor, acabou ajudando a revelar o caminho artístico que Kiko queria seguir. Ele já usava camisetas de bandas de metal e tinha pouco interesse pelo violão clássico. O próprio professor percebeu isso e teria sugerido que comprassem uma guitarra elétrica para o garoto. "Acho que ele sentiu: 'compra uma guitarra elétrica para esse garoto, porque é disso que ele gosta'", disse Kiko.
Entre as bandas que faziam parte daquele universo estavam Black Sabbath, Dio e Scorpions. Kiko também citou o impacto do Rock in Rio no Brasil, especialmente por ter visto pela televisão nomes como Ozzy Osbourne, AC/DC, Iron Maiden, Whitesnake, Queen, Yes e George Benson. Ele tinha 13 anos na época e lembra que aquilo foi marcante para sua formação musical.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Jennifer Finch, baixista da L7, diagnosticada com agressivo câncer cerebral
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Bill Ward sobre Ozzy Osbourne: "Sinto saudades dele todos os dias"
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
As duas faces de Freddie Mercury que até Brian May tinha dificuldade de decifrar
A reação de Kiko Loureiro após Mike Terrana postar vídeo tocando hit de Roberto Carlos
Angra era hippie e Megadeth era focado em riffs, explica Kiko Loureiro
Kiko Loureiro diz que muitos motivos contribuíram para sua saída do Megadeth
A opinião de Luis Mariutti sobre a turnê de despedida do Sepultura
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Angra anuncia relançamento de "Holy Land" em edição especial remasterizada
Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
O que difere Edu Falaschi dos outros cantores que o Angra já teve, segundo Eric Martin
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
O "St. Anger" do Angra que foi produzido sob o art.7º, inciso XIV, da CF/88
O hábito de Rafael Bittencourt que o fez perder muitos alunos de guitarra


