A banda de craques que Steven Tyler mais gostaria de ter integrado fora do Aerosmith
Por Bruce William
Postado em 13 de maio de 2026
Steven Tyler passou a vida ligado ao Aerosmith, mas havia uma banda que ocupava um espaço especial em sua imaginação de fã e músico. Não era apenas um grupo que ele admirava de longe, nem uma influência genérica da juventude. Para ele, os Yardbirds representavam uma espécie de fonte original do tipo de rock que o Aerosmith ajudaria a levar adiante nos Estados Unidos.
Aerosmith - Mais Novidades
A escolha faz sentido quando se olha para a história da banda inglesa. Os Yardbirds foram um dos nomes mais importantes da cena britânica dos anos 1960 e ficaram marcados também por uma escalação quase absurda de guitarristas: Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page passaram pelo grupo em momentos diferentes. Poucas bandas podem dizer que tiveram três músicos desse tamanho ocupando a mesma função em sua trajetória.
Mas os Yardbirds não foram apenas um "berçário de guitarristas famosos". A banda ajudou a empurrar o blues britânico para terrenos mais nervosos, experimentais e pesados, em faixas como "For Your Love", "Heart Full of Soul", "Shapes of Things" e "Over Under Sideways Down". Era um rock ainda ligado ao blues, mas já com sinais de psicodelia, tensão e uma certa sujeira que depois apareceria em várias ramificações do hard rock.
Para Tyler, esse espírito tinha tudo a ver com o que o Aerosmith buscava em seus primeiros anos. A comparação mais repetida costuma aproximar a banda americana dos Rolling Stones, muito por causa da presença de palco de Tyler e da ligação com o blues. Só que os Yardbirds ofereciam outro tipo de referência: menos pose de banda já estabelecida e mais sensação de laboratório elétrico, com guitarras cortando caminho e uma atitude mais áspera.
Em declaração resgatada pela Far Out, Tyler contou que chegou a receber uma ligação envolvendo uma possível reunião dos Yardbirds. A proposta mexia diretamente com uma fantasia antiga dele. "Henry Smith, da Living Myth, me ligou e disse: 'Os Yardbirds estão voltando e estão se perguntando se você talvez gostaria de ser o vocalista principal.' Claro que sim! Eu sempre tive esse sonho de que um dia os antigos Yardbirds se reuniriam, e eu de alguma forma faria parte disso."
Na sequência, Tyler deixou claro que não estava falando de uma banda qualquer. "[Eles] tinham sido a maior inspiração do Aerosmith e, fora o Aerosmith, aquele teria sido o grupo em que eu mais gostaria de estar." E também há um detalhe importante aí: entrar nos Yardbirds não seria o mesmo que substituir Robert Plant em alguma aventura ligada ao Led Zeppelin, por exemplo. Tyler até teve contato com esse universo em outro momento, mas a sombra de Plant sempre seria enorme demais. Nos Yardbirds, a ideia parecia diferente. Não era ocupar o lugar de um vocalista intocável, e sim entrar em uma banda cuja força histórica estava muito ligada ao conjunto, às guitarras e ao papel que ela teve na transformação do blues-rock.
A história acabou não virando uma nova fase na carreira de Tyler, mas revela bastante sobre a formação do Aerosmith. Por trás dos hits de arena, da imagem espalhafatosa e da parceria com Joe Perry, havia uma dívida clara com aquele rock britânico dos anos 1960 que pegava o blues americano e devolvia a coisa com outro tipo de pressão. Os Yardbirds eram parte central dessa engrenagem.
Steven mostra com isto que até astros carregam suas bandas de estimação. O Aerosmith foi a casa dele, o lugar onde construiu sua voz, sua imagem e sua carreira. Mas, se houvesse uma segunda porta imaginária no rock para atravessar, Tyler já sabia qual escolheria: aquela ocupada por uma banda que teve Clapton, Beck e Page nas guitarras, e que ajudou a mostrar que o blues podia virar algo bem mais barulhento, torto e perigoso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Jennifer Finch, baixista da L7, diagnosticada com agressivo câncer cerebral
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Bill Ward sobre Ozzy Osbourne: "Sinto saudades dele todos os dias"
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
As duas faces de Freddie Mercury que até Brian May tinha dificuldade de decifrar

5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
A melhor balada do Aerosmith de todos os tempos, segundo Joe Perry
O guitarrista lendário que Eddie Van Halen sentia que o esnobava
O guitarrista de blues que foi muito além do gênero para Joe Perry
O parceiro de Bryan Adams que viu coincidência e impediu Mr. Big de soar como Aerosmith
A banda que Steven Tyler disse ter "inventado" o heavy metal; "Nós viemos um pouco depois"
Aerosmith: top 10 da banda, segundo a Ultimate Classic Rock


