Por que Dream Theater não perdeu só um baterista com a saída de Mike Portnoy
Por Igor Miranda
Postado em 26 de agosto de 2020
O guitarrista John Petrucci refletiu sobre as consequências que a saída do baterista Mike Portnoy trouxeram ao Dream Theater. Portnoy se desligou da banda em 2010 e agora, uma década depois, ele voltou a tocar com Petrucci no álbum solo "Terminal Velocity", que chega ao streaming na próxima sexta-feira (28).
Dream Theater - Mais Novidades

Em entrevista ao podcast de Mitch Lafon, com transcrição do Ultimate Guitar, John Petrucci comentou que Mike Portnoy não era apenas um baterista do Dream Theater. Juntos, os dois assumiam a produção dos álbuns e direcionavam todo o trabalho criativo da banda.

"Atuamos juntos de forma muito próxima nos álbuns do Dream Theater e compartilhamos uma visão do que estávamos buscando e como deveríamos soar. Quando ele saiu, meu parceiro de produção foi embora", afirmou.
Apesar disso, o guitarrista declarou que se redescobriu como músico após a saída do colega. "Aceitei isso como um desafio e vi que realmente gostava de trabalhar na produção", disse.
Houve, ainda, uma responsabilidade ainda maior nos ombros do músico. "Produzir um álbum... estamos falando de coisas mais abstratas, sobre a visão que temos para um álbum, de ir de um ponto A a outro ponto B, mas também há questões técnicas, administrativas e tudo o mais. Você fica no comando disso tudo", afirmou.

Petrucci declarou que, diante disso, só percebeu algumas das funções de Portnoy após a saída - já que tudo caiu nas costas do guitarrista. Todavia, não há arrependimento nesse sentido, já que os integrantes remanescentes apoiaram o músico para que assumisse a produção.
"Fico feliz que todos da banda tenham confiado em mim nessa posição. Eles poderiam simplesmente dizer que não iria rolar e chamar um produtor externo, mas foram incríveis e confiaram. Acho que o sucesso que tivemos enquanto banda desde que assumi a produção ajudou a apoiar essa decisão", comentou.
E será que John Petrucci aceitaria um retorno de Mike Portnoy apenas na função de co-produtor? "É uma noção interessante, mas, honestamente, não. Eu não consideraria isso. Sou egoísta com relação a isso no momento - não quero ninguém entrando", respondeu, com risos ao fim.

A entrevista completa pode ser conferida a seguir, em inglês e sem legendas.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps