John Petrucci: reunido com Mike Portnoy no clipe de "Terminal Velocity"; assista
Por Igor Miranda
Postado em 07 de agosto de 2020
O guitarrista John Petrucci liberou, nesta sexta-feira (7), o videoclipe da música "Terminal Velocity". A faixa integra o álbum de mesmo título, segundo da carreira solo de Petrucci, que chega a público via streaming em 28 de agosto - as edições físicas em CD e vinil serão lançadas em 30 de outubro.
John Petrucci - Mais Novidades
O novo clipe marca uma reunião que, até então, era considerada um tanto inesperada: o guitarrista se juntou ao baterista Mike Portnoy, seu ex-parceiro de Dream Theater, para a primeira colaboração musical em uma década. A formação é completa por Dave LaRue (Dixie Dregs, Flying Colors) no baixo.
Em recente bate-papo em vídeo com o fã-clube oficial do Dream Theater, John Petrucci disse que foi "incrível" ter Mike Portnoy no álbum. A declaração foi transcrita pelo site Blabbermouth.
"Dave LaRue tocou em meu primeiro disco solo, 'Suspended Animation' (2005), e excursionei com ele muitas vezes no G3, assim como Mike Portnoy no passado: trabalhamos juntos no G3, desde o meu primeiro, por volta de 2001. Ter Mike na bateria foi legal, uma grande experiência", afirmou.
O músico revelou, ainda, como nasceu a ideia de ter o ex-colega de Dream Theater, que não faz mais parte da banda desde 2010, na bateria do novo álbum solo. "Estávamos conversando muito e ele plantou a semente no meu ouvido. Eu contei para ele sobre os planos do novo álbum e ele falou que se eu precisasse de alguém, estaria disponível. Na minha cabeça, eu pensava: 'vou te levar nessa'", disse.
O material de "Terminal Velocity" já estava todo composto, inclusive com bateria eletrônica programada. "Também toquei baixo junto do engenheiro de som e tínhamos algumas músicas completas. Mike veio, aprendeu tudo, colocou o toque dele e fez um trabalho espetacular. Foi muito divertido me reunir musicalmente com ele e fazer isso juntos. Fizemos tudo em 6 dias. Novamente, ele fez um grande trabalho e a bateria soa incrível", contou John Petrucci.
A participação de Dave LaRue foi realizada de forma remota. A mixagem ficou a cargo de Andy Sneap, produtor bastante renomado no heavy metal que também excursionou como guitarrista do Judas Priest, substituindo Glenn Tipton, diagnosticado com Parkinson. "Andy é um produtor incrível, com um grande currículo. Ele mixou 'Firepower' (2018), o álbum mais recente do Judas Priest, e muitas outras coisas, como do Killswitch Engage, Arch Enemy e Machine Head. Ele é incrível. O álbum soa ótimo", disse o guitarrista.
E por que o álbum, apesar de ter demorado 15 anos para sair, está sendo lançado em meio à pandemia? "Originalmente, antes da pandemia, eu já planejava o álbum. O Dream Theater teria turnês adiante, mas teríamos momentos de meses livres no ano. E eu pensei: se não começar agora, não farei nunca. Daí, tudo fechou e os shows foram adiados. Acabei ficando com tempo. Logo depois que terminei a turnê mais recente do Dream Theater, comecei a trabalhar no álbum - dois meses direto, cinco dias por semana. Concluí em três meses", respondeu.
Mike Portnoy deixou o Dream Theater em 2010 após desentendimentos com os demais colegas. Com sua vaga ocupada por Mike Mangini, ele passou a integrar diversos projetos, como The Winery Dogs, Avenged Sevenfold (temporariamente), Twisted Sister (em breve tributo a AJ Pero), Sons of Apollo, Flying Colors, Transatlantic, entre outros.
A capa e a tracklist de "Terminal Velocity" já foram divulgadas. A arte é assinada por Sean Mosher-Smith, do Echo Designlab.
Veja:
01. Terminal Velocity
02. The Oddfather
03. Happy Song
04. Gemini
05. Out Of The Blue
06. Glassy-Eyed Zombies
07. The Way Things Fall
08. Snake In My Boot
09. Temple Of Circadia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
Steve Harris esclarece que o Iron Maiden não foi fundado no Natal de 1975
Quando o Metallica procurou vocal com anúncio em revista; "com raça, coragem e bagunceiro"
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa

John Petrucci destaca influência de Maiden e Metallica na relação do Dream Theater com os fãs
Queensryche foi muito importante para o Dream Theater, segundo John Petrucci
Yngwie Malmsteen deixou o jovem John Petrucci impressionado
A opinião de John Petrucci, do Dream Theater, sobre Steve Vai e Joe Satriani
As letras que John Petrucci, do Dream Theater, mais se orgulha de ter escrito


