O hit do Dream Theater que tem impressionantes 275 trocas de compasso
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de abril de 2024
O compasso na música é como uma unidade de medida que organiza o ritmo e a pulsação. O mais comum é o quatro por quatro, mas também existem outros como o três por quatro, que lembra uma valsa.
No universo do progressivo a coisa começa a ficar mais complicada e bandas como o Dream Theater usam e abusam de compassos inusitados com numerador ímpar, como dezessete por oito, que dá uma sensação bem caótica.
Dream Theater - Mais Novidades
O canal do Marco Antero lançou um vídeo repleto de informações curiosas sobre a banda americana e suas intensas trocas de compassos ao longo das músicas. Em certo ponto, Antero mostra quais são as músicas do Dream Theater com mais dessas mudanças.
"A música ‘Octavarium’, do álbum de mesmo nome, é repleta de troca de compassos. Sabe quantas trocas de compassos ela tem? Eu contei! 163! E sabe o que é pior? Esse número não é nem próximo do recorde deles. Ela é apenas a quinta na lista. ‘Six Degrees of Inner Turbulence’ tem surreais 275 trocas! Será que é um exagero e não passa de um exibicionismo da parte deles?
Até concordo com vocês de que em alguns momentos o Dream Theater passa um pouquinho do ponto, abdicam da musicalidade em prol de um virtuosismo talvez desnecessário; mas na maior parte do tempo eles acertam em cheio! Eles sabem o que estão fazendo. É só ver a introdução de ‘Dance of Eternity’, que tem um monte de trocas e é legal para caramba. Não dá para gerar um som desse sem explorar trocas de compassos ímpares constantes".
Vale lembrar que "Six Degrees" é, no final das contas, uma música que é praticamente um álbum inteiro, de 42 minutos de duração e dividida nas seguintes partes: "Overture", "About to Crash", "War Inside My Head", "The Test That Stumped Them All", "Goodnight Kiss", "Solitary Shell", "About to Crash" (Reprise) e "Losing Time / Grand Finale".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
As duas músicas do Judas Priest que Rob Halford detesta: "Lixo, só clichês"
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
O disco do Slayer que é uma "resposta" ao pop punk feito por Green Day e Offspring
A música que Bruce Springsteen escreveu tentando criar o maior rock de todos os tempos
Metal Hammer e Classic Rock classificam álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
Quando o Led Zeppelin tomou dos Beatles o posto de maior banda do mundo

Mike Portnoy relembra álbum do Dream Theater que traz Torres Gêmeas em chamas na capa
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
Mike Portnoy coloca novo álbum do Mastodon como candidato a melhor disco de 2026
John Petrucci percebeu que poderia se tornar um bom guitarrista quando era adolescente
Semelhança: vocalistas de rock com vozes quase iguais
Seis músicos que não fazem mais parte das bandas que fundaram


