Eric Clapton: ele tentou ajudar Maradona a abandonar as drogas
Por Igor Miranda
Postado em 30 de novembro de 2020
O gigante guitarrista Eric Clapton tentou ajudar Diego Armando Maradona, lendário jogador de futebol argentino que faleceu no último dia 25 de novembro, a livrar-se do vício em drogas. A informação foi revelada pela colunista María Laura Avignolo, do jornal argentino Clarín.
A jornalista contou que havia um acordo entre ela e outro colega de profissão, um britânico identificado apenas como Ian e que trabalhava no semanal The Observer, para que a história não fosse divulgada enquanto Maradona estivesse vivo. O caso só foi revelado na última semana, após a morte do ex-atleta.
O texto aponta que na época do contato feito por Eric Clapton - em ano não especificado pela coluna -, Diego Maradona estava passando um tempo em Cuba para tentar se curar de seus vícios. Porém, a situação de Maradona piorou no país, visto que em meio às visitas de amigos, más companhias também rodeavam o ex-jogador.
"Seu empresário Guillermo Coppola falava em código: eles sabiam que estavam sendo ouvidos e vigiados. Fidel Castro (presidente de Cuba e amigo de Maradona) não tinha interesse na deterioração da saúde do ídolo do futebol em Cuba", diz a publicação.
Por meio do jornalista britânico do The Observer, foi iniciado um "longo processo" para estabelecer contato entre Maradona e Eric Clapton. A ideia era levar o lendário jogador de futebol para a clínica Crossroads Center, mantida por Clapton, ex-dependente químico, desde 1988 no Caribe.
O texto definiu a clínica como "a salvação para Diego". "Um oásis de paz, serenidade e amor para acalmar os demônios da alma. Um compromisso com a abstinência de álcool e drogas. Uma mudança de estilo de vida para resistir à abstinência e ao crescimento pessoal na recuperação. [...] Um tratamento da mais alta qualidade, mas acessível a todos, ao qual Diego Maradona não ia pagar um centavo", diz.
Quando a ideia foi sugerida a Maradona, Eric Clapton já havia dado aval, mas estava em turnê pelo Japão. Além do problema de fuso horário, o ex-atleta trocava de celular todos os dias, para não ser monitorado em Cuba e continuar com sua rotina de vícios.
"Com enorme paciência, após muitas tentativas, Clapton ligou do Japão. Diego o atendeu. Alguém estava traduzindo. O guitarrista falou sobre sua admiração a Maradona, seus demônios, a necessidade de se tratar, sua experiência. O jogador prometeu ir. Clapton se ofereceu para mandar alguém buscá-lo", afirma a publicação.
Apesar disso, Maradona jamais foi à clínica - permaneceu em Cuba, onde seus vícios se intensificaram naqueles tempos. De acordo com o Clarín, ele e Clapton não se falaram mais depois disso.
O adeus a Maradona
Diego Armando Maradona morreu no último dia 25 de novembro, aos 60 anos, após uma parada cardiorrespiratória. Ele estava se recuperando de uma cirurgia no cérebro.
Ainda muito jovem, o atleta despontou pelo Argentinos Juniors entre 1976 e 1981, jogando pelo Boca Juniors do ano em questão até 1982, quando foi transferido para o Barcelona - onde encantou, mas não ofereceu tudo o que poderia.
Maradona acabou deixando o time catalão em 1984 e seguiu para o Napoli, onde fez história: marcou 199 jogos em 259 partidas e conquistou inúmeros títulos. Em meio a tudo isso, também surpreendeu em Copas do Mundo, pela Argentina: conquistou o troféu mundial em 1986, sendo o melhor atleta daquela edição do torneio.
Durante toda sua trajetória, Maradona lutou contra o vício e chegou a ser pego no exame antidoping em algumas situações - a mais lembrada foi na Copa do Mundo de 1994.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound
A diferença entre "Divine Intervention" e "Diabolus in Musica", segundo Jeff Hanneman
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Iron Savior anuncia "Awesome Anthems of the Galaxy", álbum de covers de hits dos anos 1980
Greg Mackintosh relutou, mas cover que ele não queria gravar virou "hit" do Paradise Lost
A foto do Queen com Maradona e a história por trás
A banda que fez Eric Clapton cogitar largar o Cream para tocar com eles
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
O lendário guitarrista que desapontou Eddie Van Halen por fazer um som "chocho" ao vivo
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
O cantor tão bom que Eric Clapton ficou com vergonha e não cantou sua própria música
A banda que viciou Eric Clapton na época do Cream: "Virou minha droga"


