Eddie Van Halen: por que ele foi "obrigado" a buscar por inovações na guitarra
Por Igor Miranda
Fonte: Guitarload
Postado em 19 de janeiro de 2021
Eddie Van Halen foi um dos guitarristas mais inovadores da história. E uma razão associada à sua própria história pessoal o fez buscar formas diferentes de tocar seu instrumento.
Eddie Van Halen - Mais Novidades
Um artigo especial sobre Eddie Van Halen, ídolo da guitarra que nos deixou em 6 de outubro de 2020, é a matéria de capa da revista Guitarload, em sua edição de janeiro de 2021. Inovações e "truques" do músico são explorados no texto - e um de seus trechos será reproduzido a seguir.
Ainda novinhos, Eddie e seu irmão, o baterista Alex Van Halen, se mudaram da Holanda para a Califórnia, nos Estados Unidos. Em seus primeiros anos de vida, os garotos estudavam piano.
Ao ouvir bandas como o Dave Clark Five, os meninos logo se distanciaram das teclas e se atraíram por outros instrumentos. Alex pegou a guitarra e Eddie, curiosamente, a bateria.
O jovem Ed ainda estava entregando jornais para conseguir pagar pelo kit que havia comprado quando o irmão viu que tinha mais habilidade com as baquetas do que com a palheta na mão. Os dois acabaram concordando em trocar os instrumentos. E foi assim que a história começou a ser escrita de verdade.
Com essa mudança, Eddie Van Halen ficou rapidamente obcecado pela guitarra, sendo influenciado pelos trabalhos de Jimmy Page com o Led Zeppelin e Eric Clapton com seus vários projetos entre o fim da década de 1960 e início dos anos 1970. Naturalmente, essas influências seriam agregadas ao estilo de Eddie Van Halen, mas dois elementos o fizeram ir além no seu instrumento.
O primeiro era a necessidade: vindo de uma família humilde de imigrantes, Eddie não tinha dinheiro para comprar instrumentos caros, nem amplificadores grandiosos, muito menos o que ele via como elemento principal: pedais de efeito.
"Uso tantos 'truques' ou efeitos porque não podia comprar um pedal de wah-wah, ou algum outro pedal... todos esses brinquedos que outros guitarristas tinham. Por isso, eu experimentava e seguia tocando. Se você é músico, você apenas toca até o dia que morrer. Não é um trabalho comum", explicou o próprio Eddie, à revista "Guitar World", em 1996.
O segundo era a curiosidade. Grande fã de eletrônica de uma forma geral, Eddie era do tipo que desmontava tudo que via por aí para explorar e saber como funcionava. Seguiu dessa forma até o fim da vida, diga-se de passagem - ele nos deixou em 6 de outubro de 2020, aos 65 anos.
Extremamente curioso e disposto a criar uma nova forma de tocar para suprir a falta de equipamentos de qualidade, especialmente pedais de efeito, o jovem guitarrista holandês explorou todas as suas possibilidades para tornar-se, enquanto músico, a melhor versão de si mesmo. Toda essa genialidade foi retratada nos álbuns do Van Halen, especialmente o disco de estreia, autointitulado e lançado em 1978. Ali, Eddie mudou o mundo da música.
O artigo completo sobre Eddie Van Halen pode ser conferido na edição 110 da revista Guitarload. O texto apresenta explicações detalhadas sobre as inovações e os "truques" do guitarrista, além de listar seus principais equipamentos. A revista está disponível para leitura no site, de forma gratuita, até o fim do mês de janeiro/2021.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps