Como equipe de 60 pessoas trouxe Eddie, mascote do Iron Maiden, à vida
Por Emanuel Seagal
Postado em 15 de julho de 2021
"Um mundo distópico, corrompido por uma elite, encontra Eddie, o mascote do Iron Maiden, e seus quatro motociclistas do apocalipse". Essa é parte da premissa do vídeo clipe da Donzela de Ferro, gravado para a nova música, "The Writing On The Wall", que foi lançada hoje após uma longa série de pistas de um grande quebra-cabeça montado pela donzela de ferro.
O vídeo contou com uma equipe de peso, tendo produção pelo estúdio inglês Blink Ink e direção de Nicos Livesey, diretor de animação que já trabalhou com Gorillaz, Adidas, BBC, entre outros nomes reconhecidos mundialmente. A direção criativa ficou a cargo de Mark Andrews, artista que trabalhou em diversos filmes da Pixar, inclusive ganhando o Oscar pela direção de "Brave".
Uma mistura de animação 2D e elementos de computação gráfica foi usada para trazer à vida uma história escrita pelo vocalista do Iron Maiden Bruce Dickenson, inspirado nas histórias bíblicas da festa de Belsazar e Daniel, "misturado" com Adão e Eva e os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, ou nesse caso, Os Quatro Motociclistas do Apocalipse.
O diretor Nicos Livesey contou ao site It's Nice That que "tudo foi embrulhado em uma série de mensagens sobre ganância e a destruição do planeta, com os ricos sentados em seus castelos brilhantes, deixando todos os outros de fora apodrecendo em um planeta agonizante. É para ser bem realista sobre a situação planetária atual".
O vídeo mostra esse mundo distópico arruinado e governado pela elite que se prepara para uma festa. Enquanto isso, uma misteriosa figura encoberta convoca os Quatro Motociclistas do Apocalipse para o deserto, onde um vampiro está se banqueteando com as almas dos jovens. Nicos Livesey contou que queria que a animação parecesse "épica e cinematográfica, vasta e rica, mas impregnado da estética do Iron Maiden", buscando inspiração na ficção científica e no heavy metal, assim como na herança visual estabelecida da banda.
"Eu queria aproveitar as artes dos álbuns criadas por Derek Riggs o máximo possível e infundi-las com algo dos desenhos animados da velha guarda", disse o diretor. Ele também cita o trabalho do ilustrador de ficção científica Peter Jones, do artista de quadrinhos Mike Ploog e do artista Roger Dean, particularmente o uso da luz por Dean - "suas pinturas definitivamente têm um toque de Iron Maiden" - além da animação Heavy Metal, e também Gandahar, de Rene Llaloux, do ano de 1987.
Mark Andrews contou que Bruce Dickinson colaborou bastante no designer de personagens, "especialmente Daniel e os quatro motociclistas do apocalipse, foram todas ideias dele", revelou o diretor. Bruce teria descrito os personagens como "Nazgul (do Senhor dos Aneis) pilotando Harley Davidson". Influências de Mad Max: Roadr Warrior e O Planeta dos Macacos também estiveram presentes.
Embora a maior parte do vídeo seja em 2D uma exceção foi feita para a cena mais importante do vídeo, o renascimento de Eddie em 2021, o mascote do Iron Maiden, que embora esteja nas capas dos discos, nunca esteve em um vídeo, e portanto é o único a receber o tratamento 3D. Para atingir o resultado desejado o "mago da computação gráfica", o húngaro Balázs Simon, foi chamado para criar pinturas digitais, usando inteligência artificial para gerar uma estética de superfície pintada. A banda desejava que Eddie parecesse "o mais ameaçador possível".
O vídeo clipe de "The Writing On The Wall" é também um trabalho de amor para os fãs, repleto de easter eggs, e que levou cerca de oito meses para ser criado durante o período de quarentena e lockdown, envolvendo profissionais no Reino Unido, França, Espanha, Brasil, Noruega, Irlanda, Itália, EUA, entre outros países.
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