Como equipe de 60 pessoas trouxe Eddie, mascote do Iron Maiden, à vida
Por Emanuel Seagal
Postado em 15 de julho de 2021
"Um mundo distópico, corrompido por uma elite, encontra Eddie, o mascote do Iron Maiden, e seus quatro motociclistas do apocalipse". Essa é parte da premissa do vídeo clipe da Donzela de Ferro, gravado para a nova música, "The Writing On The Wall", que foi lançada hoje após uma longa série de pistas de um grande quebra-cabeça montado pela donzela de ferro.
O vídeo contou com uma equipe de peso, tendo produção pelo estúdio inglês Blink Ink e direção de Nicos Livesey, diretor de animação que já trabalhou com Gorillaz, Adidas, BBC, entre outros nomes reconhecidos mundialmente. A direção criativa ficou a cargo de Mark Andrews, artista que trabalhou em diversos filmes da Pixar, inclusive ganhando o Oscar pela direção de "Brave".
Uma mistura de animação 2D e elementos de computação gráfica foi usada para trazer à vida uma história escrita pelo vocalista do Iron Maiden Bruce Dickenson, inspirado nas histórias bíblicas da festa de Belsazar e Daniel, "misturado" com Adão e Eva e os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, ou nesse caso, Os Quatro Motociclistas do Apocalipse.
O diretor Nicos Livesey contou ao site It's Nice That que "tudo foi embrulhado em uma série de mensagens sobre ganância e a destruição do planeta, com os ricos sentados em seus castelos brilhantes, deixando todos os outros de fora apodrecendo em um planeta agonizante. É para ser bem realista sobre a situação planetária atual".
O vídeo mostra esse mundo distópico arruinado e governado pela elite que se prepara para uma festa. Enquanto isso, uma misteriosa figura encoberta convoca os Quatro Motociclistas do Apocalipse para o deserto, onde um vampiro está se banqueteando com as almas dos jovens. Nicos Livesey contou que queria que a animação parecesse "épica e cinematográfica, vasta e rica, mas impregnado da estética do Iron Maiden", buscando inspiração na ficção científica e no heavy metal, assim como na herança visual estabelecida da banda.
"Eu queria aproveitar as artes dos álbuns criadas por Derek Riggs o máximo possível e infundi-las com algo dos desenhos animados da velha guarda", disse o diretor. Ele também cita o trabalho do ilustrador de ficção científica Peter Jones, do artista de quadrinhos Mike Ploog e do artista Roger Dean, particularmente o uso da luz por Dean - "suas pinturas definitivamente têm um toque de Iron Maiden" - além da animação Heavy Metal, e também Gandahar, de Rene Llaloux, do ano de 1987.
Mark Andrews contou que Bruce Dickinson colaborou bastante no designer de personagens, "especialmente Daniel e os quatro motociclistas do apocalipse, foram todas ideias dele", revelou o diretor. Bruce teria descrito os personagens como "Nazgul (do Senhor dos Aneis) pilotando Harley Davidson". Influências de Mad Max: Roadr Warrior e O Planeta dos Macacos também estiveram presentes.
Embora a maior parte do vídeo seja em 2D uma exceção foi feita para a cena mais importante do vídeo, o renascimento de Eddie em 2021, o mascote do Iron Maiden, que embora esteja nas capas dos discos, nunca esteve em um vídeo, e portanto é o único a receber o tratamento 3D. Para atingir o resultado desejado o "mago da computação gráfica", o húngaro Balázs Simon, foi chamado para criar pinturas digitais, usando inteligência artificial para gerar uma estética de superfície pintada. A banda desejava que Eddie parecesse "o mais ameaçador possível".
O vídeo clipe de "The Writing On The Wall" é também um trabalho de amor para os fãs, repleto de easter eggs, e que levou cerca de oito meses para ser criado durante o período de quarentena e lockdown, envolvendo profissionais no Reino Unido, França, Espanha, Brasil, Noruega, Irlanda, Itália, EUA, entre outros países.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
O que diz a letra da clássica "Roots Bloody Roots", segundo Max Cavalera
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"

Como a WWE ajudou a popularizar o Alter Bridge, banda que abrirá show do Maiden no Brasil
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
As duas únicas bandas de metal entre maiores turnês do milênio, segundo a Pollstar
Show do Iron Maiden em São Paulo será no dia do segundo turno das eleições
Maiden faz homenagem a Eddie, do Stranger Things, que foi inspirado em tragédia real
Sounds Entertainment: as 100 melhores músicas do Heavy Metal


