Como equipe de 60 pessoas trouxe Eddie, mascote do Iron Maiden, à vida
Por Emanuel Seagal
Postado em 15 de julho de 2021
"Um mundo distópico, corrompido por uma elite, encontra Eddie, o mascote do Iron Maiden, e seus quatro motociclistas do apocalipse". Essa é parte da premissa do vídeo clipe da Donzela de Ferro, gravado para a nova música, "The Writing On The Wall", que foi lançada hoje após uma longa série de pistas de um grande quebra-cabeça montado pela donzela de ferro.
O vídeo contou com uma equipe de peso, tendo produção pelo estúdio inglês Blink Ink e direção de Nicos Livesey, diretor de animação que já trabalhou com Gorillaz, Adidas, BBC, entre outros nomes reconhecidos mundialmente. A direção criativa ficou a cargo de Mark Andrews, artista que trabalhou em diversos filmes da Pixar, inclusive ganhando o Oscar pela direção de "Brave".
Uma mistura de animação 2D e elementos de computação gráfica foi usada para trazer à vida uma história escrita pelo vocalista do Iron Maiden Bruce Dickenson, inspirado nas histórias bíblicas da festa de Belsazar e Daniel, "misturado" com Adão e Eva e os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, ou nesse caso, Os Quatro Motociclistas do Apocalipse.
O diretor Nicos Livesey contou ao site It's Nice That que "tudo foi embrulhado em uma série de mensagens sobre ganância e a destruição do planeta, com os ricos sentados em seus castelos brilhantes, deixando todos os outros de fora apodrecendo em um planeta agonizante. É para ser bem realista sobre a situação planetária atual".
O vídeo mostra esse mundo distópico arruinado e governado pela elite que se prepara para uma festa. Enquanto isso, uma misteriosa figura encoberta convoca os Quatro Motociclistas do Apocalipse para o deserto, onde um vampiro está se banqueteando com as almas dos jovens. Nicos Livesey contou que queria que a animação parecesse "épica e cinematográfica, vasta e rica, mas impregnado da estética do Iron Maiden", buscando inspiração na ficção científica e no heavy metal, assim como na herança visual estabelecida da banda.
"Eu queria aproveitar as artes dos álbuns criadas por Derek Riggs o máximo possível e infundi-las com algo dos desenhos animados da velha guarda", disse o diretor. Ele também cita o trabalho do ilustrador de ficção científica Peter Jones, do artista de quadrinhos Mike Ploog e do artista Roger Dean, particularmente o uso da luz por Dean - "suas pinturas definitivamente têm um toque de Iron Maiden" - além da animação Heavy Metal, e também Gandahar, de Rene Llaloux, do ano de 1987.
Mark Andrews contou que Bruce Dickinson colaborou bastante no designer de personagens, "especialmente Daniel e os quatro motociclistas do apocalipse, foram todas ideias dele", revelou o diretor. Bruce teria descrito os personagens como "Nazgul (do Senhor dos Aneis) pilotando Harley Davidson". Influências de Mad Max: Roadr Warrior e O Planeta dos Macacos também estiveram presentes.
Embora a maior parte do vídeo seja em 2D uma exceção foi feita para a cena mais importante do vídeo, o renascimento de Eddie em 2021, o mascote do Iron Maiden, que embora esteja nas capas dos discos, nunca esteve em um vídeo, e portanto é o único a receber o tratamento 3D. Para atingir o resultado desejado o "mago da computação gráfica", o húngaro Balázs Simon, foi chamado para criar pinturas digitais, usando inteligência artificial para gerar uma estética de superfície pintada. A banda desejava que Eddie parecesse "o mais ameaçador possível".
O vídeo clipe de "The Writing On The Wall" é também um trabalho de amor para os fãs, repleto de easter eggs, e que levou cerca de oito meses para ser criado durante o período de quarentena e lockdown, envolvendo profissionais no Reino Unido, França, Espanha, Brasil, Noruega, Irlanda, Itália, EUA, entre outros países.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Os álbuns do Pink Floyd que Roger Waters chamou de "pretensiosos"
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth


As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
A surpreendente melhor faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A pior música do clássico "Powerslave", de acordo com o Heavy Consequence
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
Saxon: vocal diz que dois álbuns da banda são tão bons quanto "The Number Of The Beast"
Iron Maiden: 9 músicas não tão conhecidas que todos deveriam conhecer


