Como equipe de 60 pessoas trouxe Eddie, mascote do Iron Maiden, à vida
Por Emanuel Seagal
Postado em 15 de julho de 2021
"Um mundo distópico, corrompido por uma elite, encontra Eddie, o mascote do Iron Maiden, e seus quatro motociclistas do apocalipse". Essa é parte da premissa do vídeo clipe da Donzela de Ferro, gravado para a nova música, "The Writing On The Wall", que foi lançada hoje após uma longa série de pistas de um grande quebra-cabeça montado pela donzela de ferro.
O vídeo contou com uma equipe de peso, tendo produção pelo estúdio inglês Blink Ink e direção de Nicos Livesey, diretor de animação que já trabalhou com Gorillaz, Adidas, BBC, entre outros nomes reconhecidos mundialmente. A direção criativa ficou a cargo de Mark Andrews, artista que trabalhou em diversos filmes da Pixar, inclusive ganhando o Oscar pela direção de "Brave".
Uma mistura de animação 2D e elementos de computação gráfica foi usada para trazer à vida uma história escrita pelo vocalista do Iron Maiden Bruce Dickenson, inspirado nas histórias bíblicas da festa de Belsazar e Daniel, "misturado" com Adão e Eva e os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, ou nesse caso, Os Quatro Motociclistas do Apocalipse.
O diretor Nicos Livesey contou ao site It's Nice That que "tudo foi embrulhado em uma série de mensagens sobre ganância e a destruição do planeta, com os ricos sentados em seus castelos brilhantes, deixando todos os outros de fora apodrecendo em um planeta agonizante. É para ser bem realista sobre a situação planetária atual".
O vídeo mostra esse mundo distópico arruinado e governado pela elite que se prepara para uma festa. Enquanto isso, uma misteriosa figura encoberta convoca os Quatro Motociclistas do Apocalipse para o deserto, onde um vampiro está se banqueteando com as almas dos jovens. Nicos Livesey contou que queria que a animação parecesse "épica e cinematográfica, vasta e rica, mas impregnado da estética do Iron Maiden", buscando inspiração na ficção científica e no heavy metal, assim como na herança visual estabelecida da banda.
"Eu queria aproveitar as artes dos álbuns criadas por Derek Riggs o máximo possível e infundi-las com algo dos desenhos animados da velha guarda", disse o diretor. Ele também cita o trabalho do ilustrador de ficção científica Peter Jones, do artista de quadrinhos Mike Ploog e do artista Roger Dean, particularmente o uso da luz por Dean - "suas pinturas definitivamente têm um toque de Iron Maiden" - além da animação Heavy Metal, e também Gandahar, de Rene Llaloux, do ano de 1987.
Mark Andrews contou que Bruce Dickinson colaborou bastante no designer de personagens, "especialmente Daniel e os quatro motociclistas do apocalipse, foram todas ideias dele", revelou o diretor. Bruce teria descrito os personagens como "Nazgul (do Senhor dos Aneis) pilotando Harley Davidson". Influências de Mad Max: Roadr Warrior e O Planeta dos Macacos também estiveram presentes.
Embora a maior parte do vídeo seja em 2D uma exceção foi feita para a cena mais importante do vídeo, o renascimento de Eddie em 2021, o mascote do Iron Maiden, que embora esteja nas capas dos discos, nunca esteve em um vídeo, e portanto é o único a receber o tratamento 3D. Para atingir o resultado desejado o "mago da computação gráfica", o húngaro Balázs Simon, foi chamado para criar pinturas digitais, usando inteligência artificial para gerar uma estética de superfície pintada. A banda desejava que Eddie parecesse "o mais ameaçador possível".
O vídeo clipe de "The Writing On The Wall" é também um trabalho de amor para os fãs, repleto de easter eggs, e que levou cerca de oito meses para ser criado durante o período de quarentena e lockdown, envolvendo profissionais no Reino Unido, França, Espanha, Brasil, Noruega, Irlanda, Itália, EUA, entre outros países.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Como o cabelo de Marty Friedman quase impediu a era de ouro do Megadeth
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Quando Axl Rose deixou os Rolling Stones plantados esperando por três horas
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
A canção pop com "virada de bateria" que Ozzy Osbourne achava o máximo da história da música
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Justin Hawkins (The Darkness) volta a defender críticas feitas a Yungblud
Os guitarristas que influenciaram Tony iommi, fundador do Black Sabbath


Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O clássico do Deep Purple que apresentou Bruce Dickinson ao mundo do rock
O legado do Iron Maiden, nas palavras do baixista e fundador Steve Harris
Steve Harris afirma que cada show do Iron Maiden é sagrado
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Bruce Dickinson explica por que não recebeu créditos em "The Number Of The Beast"
A turnê do Iron Maiden que não foi justa com ninguém da banda, segundo Steve Harris


