Em 13/10/2021: Morre Ribah, do Placa Luminosa, primeira banda a tocar no Rock in Rio 1985
Por Igor Miranda
Postado em 16 de outubro de 2021
José Ribamar do Nascimento, o Ribah, guitarrista da banda Placa Luminosa, morreu na última quarta-feira (13) em decorrência da Covid-19. O músico de 71 anos faleceu no hospital de campanha do Gama, no Distrito Federal.
A informação foi confirmada pelo Correio Braziliense. Segundo o veículo, Ribah Nascimento vivia entre São Paulo e Taguatinga, onde morreu. Ele deixou cinco filhos.
Ribah e sua banda, o Placa Luminosa, conquistaram um feito que entrou para a história: foram a primeira banda a se apresentar no festival Rock in Rio, em 1985. A atração principal era Ney Matogrosso e os músicos do grupo acompanhavam o artista na época.
Apesar disso, a história do Placa é anterior ao lendário festival e muito mais ampla. As origens do grupo datam de 1975, quando Ribah Nascimento, Jessé (vocal e teclados), Ari Nascimento (baixo) e Luizão (bateria) deixaram Brasília para seguir a São Paulo, onde formariam o grupo Corrente de Força junto de Pique Reverte, recém-saído do Casa das Máquinas.
O projeto fez relativo sucesso na época, abrindo shows para os Mutantes e participando de programas, mas se desfez ao fim de 1976. Logo em seguida, no início de 1977, Ari, Ribah, Jessé e Luizão formaram o Placa Luminosa, que também trazia o saxofonista Mário Lúcio.
A partir daí, a banda que mesclava MPB, pop, rock e soul music gravou uma série de discos e emplacou músicas em trilhas sonoras de novelas da TV Globo. Além disso, serviram como grupo de apoio para diversos artistas, como Tim Maia, Jorge Ben, Fat Family, César Camargo Marciano e o já mencionado Ney Matogrosso.
O álbum mais recente do Placa Luminosa foi "Beleza que se Espalha", lançado em 2006. No ano seguinte, divulgaram um DVD ao vivo intitulado "30 anos".
Rock In Rio 1985
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps