A demissão de Ozzy do Black Sabbath segundo sua biografia e a de Tony Iommi
Por André Garcia
Postado em 04 de maio de 2022
O Black Sabbath foi uma das bandas mais importantes do rock setentista. Juntos, Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) produziram obras-primas como "Paranoid" (1970), "Master of Reality" (1971) e "Sabbath Bloody Sabbath" (1973). No entanto, no último ano da década foi o fim da linha para a formação original.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
O excessivo e descontrolado consumo de bebida e drogas minaram o desempenho de seu vocalista. Além disso, o seu comportamento, cada vez mais imprevisível e irresponsável, já prejudicava e ameaçava a banda. Assim, em 27 de abril seus colegas tomaram a radical decisão de o demitir.
Conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, a notícia caiu como uma bomba sobre a cabeça de Ozzy, conforme ele contou em sua autobiografia.
"A gente estava ensaiando em Los Angeles, e eu estava chapado — eu digo, chapado o tempo inteiro. É óbvio que Bill [Ward] foi enviado pelos outros, porque ele não era exatamente o tipo de demitir alguém."
Como estava "pra lá de Bagdá", Osbourne não se recorda como exatamente foi a conversa, "mas, em essência, para Tony [Iommi] eu era um alcoólatra, um cheirador fracassado e um desperdício de tempo para todos os envolvidos."
Em sua biografia, Iommi se defendeu: "Pelo visto Ozzy pensa que fui eu que botei ele para fora, mas eu apenas estava falando pela banda e tentando manter ela viva. Alguém tinha que tomar a iniciativa. Alguém tinha que fazer alguma coisa, caso contrário, teria sido o fim da linha para todos nós."
O guitarrista ilustrou a situação caótica que a banda vivia para justificar seu desejo de mudança.
"Estávamos juntos por uma década, mas a coisa chegou a um ponto onde não conseguíamos mais nos relacionar. Havia tanta droga no meio... e bebidas, mulheres, e tudo mais. Aí então você fica paranoico, pensando: 'Eles me odeiam!' Nós nunca brigamos, mas é difícil lidar com pessoas, se comunicar e resolver as coisas quando todo mundo está com a cabeça em outro lugar."
Verdade seja dita: embora traumática, a separação foi benéfica tanto para Ozzy quanto para o Black Sabbath. Já no ano seguinte, enquanto o vocalista se reergueu em carreira solo com "Blizzard of Ozz", a banda se reinventou com Ronnie James Dio no vocal em "Heaven and Hell". Quando as diferenças entre eles foram finalmente superadas, o quarteto original fez seu retorno triunfal em 1997, com o álbum ao vivo "Reunion".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
Slipknot: Qual é o significado e a tradução do nome da banda?
Por que trocar banda com Dinho Ouro Preto por Ultraje a Rigor salvou a vida de Mingau
O motivo pelo qual drogas de repente sumiram do rock, segundo Alice Cooper


A reação de Ozzy Osbourne ao cover de "War Pigs" gravado pelo Judas Priest, segundo Rob Halford
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
A melhor música do pior disco de Ozzy Osbourne, segundo o Heavy Consequence
A música solo que Ozzy Osbourne não curtia, mas que os fãs viviam pedindo ao vivo
O choque de Geezer Butler ao ver Ozzy nos ensaios; "não sabia o quanto ele estava doente"
A banda moderna da qual Ozzy Osbourne queria ser membro: "Quero ser o número 10!"
Cinco ícones do rock e do heavy metal que nos deixaram em 2025
Ozzy Osbourne preferia Bon Scott; "o melhor cantor que o AC/DC já teve"
Qual era a opinião de Tony Iommi sobre Ozzy Osbourne solo e Randy Rhoads em 1984?



